Melhores práticas de atendimento ao cliente

Hoje, os consumidores têm infinitas opções para escolher. Adicionalmente, as múltiplas interações nas plataformas sociais permitem-lhes apresentar tanto reclamações como opiniões positivas, relativamente aos produtos ou serviços que não vão ao encontro das suas necessidades.

Como consequência, como clientes, adquiriram enorme poder sobre as marcas, pois sabem que se a qualquer momento não estiverem tendo uma experiência gratificante, basta publicar a reclamação e escolher a concorrência.

Portanto, para se manter competitivo, é fundamental que você conheça bem seus clientes e, se possível, individualmente, para poder entregar exatamente o que eles desejam. Além disso, é essencial que você forneça um serviço que atenda as melhores práticas de atendimento ao cliente.

Melhores práticas de atendimento ao cliente

Melhores práticas de atendimento ao cliente
Corretora de plano de saúde

Não importa o tamanho do seu negócio, um bom atendimento ao cliente deve ser sempre uma prioridade. Aqui estão cinco práticas que ajudarão você a oferecer a melhor experiência possível a seus clientes:

1. Compartilhe informações valiosas

O consumidor não tem tempo e sabe que ter que entrar em contato com o atendimento é sinônimo de perda de tempo, mesmo que seja de alguns minutos. Portanto, a maioria dos clientes prefere resolver seus problemas por conta própria, se isso significar que o farão de forma rápida e eficaz.

Uma boa maneira de fazer com que seus clientes encontrem a solução por si mesmos é por meio de conteúdo útil e acessível. Seja um blog ou um webinar, disponibilize recursos que sejam práticos para eles.

Leia também: Introdução ao mercado de planos de saúde: Oportunidades para corretores

2. Estabeleça relacionamentos

As melhores práticas de atendimento ao cliente não é mais apenas resolver os problemas do consumidor. Atualmente, atender com excelência significa proporcionar uma experiência única que construa relacionamentos fortes e duradouros com esses clientes.

3. Seja proativo

No entanto, as reclamações ou comentários dos clientes não podem ser antecipados e, portanto, o atendimento ao cliente tende a ser reativo. No entanto, quando se trata de feedback negativo, comunicar-se com clientes desapontados antes que eles expressem seu descontentamento pode fazer toda a diferença.

Portanto, tente encontrar as coisas que não estão funcionando para seus clientes e resolva-as com antecedência. Pode ser desde um pequeno erro ao processar um pedido em sua loja virtual até um item que não atende às expectativas do consumidor.

Leia também: Estratégias para expandir sua carteira de clientes

4. Inclui estratégias móveis

A maioria dos consumidores de hoje depende de seus celulares para realizar várias atividades. Por estarem sempre conectados por meio desses dispositivos, esses usuários interagem com diversas marcas.

Por isso, é importante que você considere o as práticas de atendimento ao cliente por meio de diversos canais, alguns deles integrados a dispositivos móveis, como redes sociais ou até mesmo um aplicativo.

5. Cumpra suas promessas

Faça sempre o que você prometeu fazer. Se você prometeu a um cliente que ligaria de volta para resolver o problema, faça isso. Se você prometeu um desconto a outro cliente por causa do problema que ele teve, faça isso também.

Se você deseja que seus clientes confiem em você e em sua marca, é extremamente importante que você esteja sempre disposto a fazer de tudo para garantir a melhor experiência. 

Não se esqueça que, do ponto de vista do cliente, o tempo que ele perdeu com o problema já é chato o suficiente, então sempre tente minimizar esse incômodo.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page