Introdução ao mercado de planos de saúde: Oportunidades para corretores

Se você estiver no mercado de seguros ou deseja entrar, mas está em dúvida do que realmente seguir, saiba que o mercado de planos de saúde é uma excelente opção.

Hoje, um corretor de planos de saúde pode ganhar em média R$ 2500 reais. No entanto, isso pode ser muito relativo — o que vai depender da corretora onde irá atuar e da comissão.

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos um guia introdutório do mercado, sobre o que o faz esse profissional e dicas básicas para se tornar um corretor. Boa leitura!

O que é um corretor de planos de saúde?

Introdução ao mercado de planos de saúde: Oportunidades para corretores
Homem sentado com as mãos na cabeça pensando em novas ideias

Os corretores de planos de saúde desempenham um papel único no ecossistema de seguros de saúde. 

Eles atuam como intermediários entre os consumidores e as seguradoras no mercado de planos de saúde, fornecendo aos clientes orientação especializada, acesso a informações sobre apólices e uma seleção de opções personalizadas e recomendadas. 

Os corretores devem ser licenciados pelo estado em que trabalham e são pagos por comissões das corretoras e não de clientes.

Quem deve usar um corretor?

Os corretores são populares entre trabalhadores autônomos e outros indivíduos que não possuem seguro patrocinado pelo empregador.

Eles também podem ser importantes para os proprietários de empresas que oferecem um plano de grupo para os funcionários, já que as pequenas empresas muitas vezes não têm recursos para resolver os problemas de seguro internamente de maneira abrangente. 

Como os corretores de planos de saúde podem ajudar os clientes

O valor de um corretor vem em parte dos desafios únicos de navegar no cenário de seguros de saúde do Brasil, onde as informações disponíveis para os clientes geralmente são incompletas e os produtos são particularmente complexos. 

No geral, considera-se que os mercados de seguros de saúde têm altos “atritos de pesquisa“, o que significa que é relativamente difícil combinar os consumidores com os produtos apropriados.

Naturalmente, esse desafio aumenta o valor dos intermediários especializados. Uma das funções mais importantes de um corretor é simplesmente reduzir a carga de coleta de informações do cliente, ajudando-o a navegar em um mar de opções e variáveis.

Além disso, como um corretor está “cuidando” do cliente, seus olhos especializados são uma linha de defesa contra planos exploradores ou faturados de forma duplicada no mercado de planos de saúde.

Orientação especializada

Os corretores oferecem experiência em todo o processo de compra de seguros. Embora forneçam informações sobre planos e cotações para o cliente, eles também avaliam a perspectiva de quem está por dentro do setor. 

Ao trabalhar para entender a situação única do cliente, eles podem dizer se um plano específico que é ótimo no papel seria adequado para o indivíduo. 

Os corretores respondem a perguntas, discutem alternativas e fazem recomendações com base em fatores como o orçamento do cliente, necessidades de assistência médica e preferências do provedor.

O que o cliente espera de um corretor de saúde

Uma das principais responsabilidades de um corretor é ajudar a educar o cliente sobre o mercado de seguros de saúde e explicar como a situação pessoal afeta a contratação do seguro. 

Para começar, os corretores estão lá para responder a perguntas comuns, como as diferenças entre os tipos de planos e os significados dos termos específicos do setor. 

Os corretores também devem estar atualizados sobre as leis e regulamentos de seguros aplicáveis, que variam de acordo com o estado e são atualizados com frequência. 

Também oferecem uma perspectiva valiosa sobre quais apólices certos tipos de clientes tendem a selecionar e como essas decisões se desenrolam no futuro.

Leia também: Como lidar com a resistência do cliente?

Suporte contínuo

Os corretores ainda estão disponíveis como um recurso para os clientes após a inscrição, caso surjam problemas ou dúvidas. 

Às vezes, os clientes desejam esclarecimentos sobre os detalhes de uma nova apólice e podem perceber que estão incertos sobre questões como limites de rede ou processo de reclamações. 

Permanecer disponível para os clientes enquanto eles realmente usam seu novo seguro é uma parte frequentemente negligenciada, mas também importante do papel de um corretor.

Como encontrar um corretora de seguros adequada para você

O fator mais importante na relação corretora-cliente é a confiança. Nesse modelo de vendas, a mesma pessoa atua tanto como consultor pessoal quanto como vendedor — e embora os corretores representem os interesses do cliente, eles ainda podem ter algum nível de incentivo para vender um determinado produto. 

Os clientes devem se sentir confiantes de que seus próprios interesses são a prioridade. O corretor explicará proativamente as desvantagens de um plano? Eles estão abertos a comparar suas recomendações com alternativas?

Outro componente importante é a comunicação – não apenas a maneira como um corretor interage, mas sua capacidade de transformar sua experiência em uma linguagem que o cliente possa entender.

Embora os corretores sejam procurados por seu conhecimento do setor, só é útil se eles puderem atender os clientes no meio do caminho. Um bom corretor ouve atentamente para entender a situação do cliente e garante que suas ofertas sejam adaptadas às necessidades exclusivas do cliente.

Leia também: Atendimento ao cliente: sua importância para vender planos

4 passos simples para se tornar um corretor de saúde

Agora que você viu este guia sobre o mercado de seguros de saúde e deseja se tornar um corretor, a seguir você vai conferir 4 passos simples para fazer o seu cadastro da maneira correta!

1. Adquirir Certificação oficial da ENS (antiga FUNENSEG)

O primeiro passo para obter a certificação para se tornar um corretor de seguros é realizar um curso na instituição ENS (Escola de Negócios e Seguros), considerada única e exclusivamente escola para a formação desse profissional.

Você pode acessar o site da instituição para conferir uma unidade mais próxima de você e também conferir quais seguros são do seu interesse. 

2. Faça sua inscrição no ABRACOR

Em 21/11/19, a SUSEP reconheceu o IBRACOR como a entidade responsável pela autorregulação dos corretores de seguros. A partir dessa data, todos os corretores devem se filiar e se cadastrar através do site do IBRACOR.

O IBRACOR exige que os corretores obtenham a certificação oficial oferecida pela ENS para obter o registro e exercer a profissão.

A documentação exigida pelo IBRACOR é semelhante à lista exigida pela SUSEP. Até o presente momento, a maior mudança percebida é a introdução de taxas para o serviço de registro, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. 

As taxas variam de R$ 400 para registro de pessoas físicas e R$ 750 para registro de pessoas jurídicas. Para mais detalhes sobre as novas taxas cobradas, visite o site do IBRACOR utilizando este link

3. Opte entre trabalhar com PF ou PJ 

Outra dica, além da obtenção do registro, é que quando você decide ser corretor, pagará menos impostos caso decida atuar com PJ. Uma forma de você fazer isso é obtendo um MEI, já que esse benefício é isento de inúmeros impostos.

Ainda assim, muitas corretoras pagam comissão maior para quem é contratado PJ, incentivando os candidatos até mesmo a fazerem um registro PJ, já que muitos preferem essa modalidade para também se isentarem de alguns tributos.

4. Agora, cadastre-se nas seguradoras

Caso você queira abrir sua própria empresa ou já tenha uma aberta, outro passo para atuar no mercado de planos de saúde é fazer seu cadastro nas seguradoras para começar a vender de onde estiver.

É importante que você reconheça onde deseja atuar ou siga recomendações de amigos e conhecidos para prestar serviço em alguma corretora de seguros que também possa trazer segurança para você.

Agora que você já conferiu o nosso guia de introdução ao mercado de planos de saúde, aproveite e veja as opções de leads que temos para você começar a vender e lucrar muito com o seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page