O Mal de 2021: Síndrome de Burnout, o que é e como evitá-lo

O esgotamento tem sido um problema para muitos trabalhadores há anos, mas o último ano e meio pode causar mais esgotamento do que nunca na força de trabalho global, e isso é conhecido como Síndrome de Burnout.

Sem surpresa, os trabalhadores da linha de frente estão sob forte pressão durante a pandemia Covid-19, mas outros trabalhadores não estão imunes aos efeitos da pandemia.

Um exemplo são os profissionais de segurança cibernética, que tiveram que lidar com as ramificações de segurança de uma mudança em massa para o trabalho remoto, bem como com uma aceleração dramática da transformação digital e um ataque de ataques cibernéticos.

Mas mesmo apenas para o trabalhador regular do conhecimento que teve que se mudar do escritório para suas casas devido à pandemia, a probabilidade de Síndrome de Burnout aumentou.

Uma pesquisa do início deste ano destacou o nível de horas extras que os trabalhadores no Brasil têm feito desde o início da pandemia, com muitos trabalhadores remotos tendo mais dificuldade para se desconectar.

No entanto, é importante não confundir burnout com longas horas de trabalho. Embora fazer horas extras contínuas possa ser um fator que contribui para o esgotamento, isso não significa que aqueles que trabalham dentro de suas horas designadas não correm o risco de sofrer da mesma forma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o burnout é um fenômeno ocupacional “resultante do estresse crônico no local de trabalho que não tem sido administrado com sucesso”.

E esse estresse não vem apenas de muitas horas. Então, como você reconhece os sinais de esgotamento? Continue lendo este artigo para entender melhor sobre isso.

Sentindo-se desligado do trabalho

O Mal de 2021: Síndrome de Burnout, Oque é e como evita-lo
Mulher exausta no trabalho

O cinismo ou o distanciamento mental do trabalho é uma das dimensões apontadas pela OMS como um claro sinal de esgotamento.

O que antes era envolvente e desafiador para você, não o motiva mais. De repente, você pode sentir que não se importa com o trabalho que está fazendo e isso torna mais difícil acordar de manhã.

Você pode até se sentir completamente desiludido com o trabalho a ponto de sentir que odeia, embora nunca tenha se sentido assim antes.

Sintomas físicos


Embora o esgotamento não seja considerado uma condição médica, pode se manifestar com sintomas muito físicos.

Como o esgotamento é resultado de situações contínuas de alto estresse, seu corpo reagirá liberando cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

Isso coloca seu corpo sob intenso estresse e quando isso está acontecendo de forma contínua, seu corpo se desgastará, resultando em músculos doloridos, dores de cabeça e problemas de estômago, para citar alguns.

Aproveite e veja algumas razões para se exercitar.

Exaustão


Junto com os sintomas físicos que podem estar se manifestando, o esgotamento que você está sentindo também vai levar a uma exaustão intensa, tanto emocional quanto fisicamente.

O esgotamento pode causar estragos no ciclo de sono de uma pessoa, especialmente se esse excesso de cortisol a mantém acordada até tarde ou a acorda com sentimentos de ansiedade no meio da noite.

No entanto, mesmo aqueles que parecem ter tido um sono ininterrupto podem acordar sentindo-se constantemente esgotados ou terão seus níveis de energia se esgotando rapidamente ao longo do dia como resultado do esgotamento. Essa redução de energia é outra dimensão fundamental do esgotamento, de acordo com a OMS.

Desempenho e produtividade reduzidos


A terceira dimensão da Síndrome de Burnout da OMS é a “eficácia profissional reduzida”. Isso significa que, além de estar exausto e trabalhando em um período muito estressante no trabalho, é mais provável que você veja o seu próprio desempenho no trabalho cair.

Você pode acabar procrastinando, apesar de sua lista cada vez mais crescente de coisas a fazer, e seu cinismo e descompromisso com o trabalho o estão impedindo até de querer enfrentá-lo.

Outro sinal importante de esgotamento são os problemas cognitivos, como dificuldade de concentração ou dificuldade para lembrar de coisas. Esses problemas cognitivos, junto com sua exaustão, têm um efeito de ricochete em seu desempenho.

Entenda que se socializar também faz bem para a saúde.

Emoções extremas


Sem surpresa, o esgotamento prolongado e a exposição subsequente a alguns ou todos os sintomas acima podem causar estragos em seu estado emocional.

Seus sistemas de defesa estão seriamente abaixados, o que significa que você tem mais probabilidade de se sentir oprimido, zangado, amargo, chateado ou que está prestes a chorar a qualquer momento.

Você pode se pegar atacando de forma injusta ou rápida, frustrando-se ou enraivecendo-se em certas situações. Essas emoções continuarão a ser alimentadas por um ciclo contínuo de estresse, exaustão, desligamento e podem levar ao esgotamento crônico.

O que fazer


Se algum dos itens acima parece familiar, é importante primeiro reconhecer o problema e não pensar que você ficará bem se apenas passar pela próxima semana / mês / projeto.

Se você está sofrendo de esgotamento agora, a situação só vai piorar, então o primeiro passo é conversar com seu gerente sobre como você está se sentindo. 

Frequentemente, uma das melhores coisas que você pode fazer para começar a se curar do esgotamento é tirar uma folga e cuidar de si mesmo.

O autocuidado não significa necessariamente retiros de bem-estar ou aulas de ioga. É sobre se envolver novamente com seu corpo e colocar hábitos saudáveis ​​de volta em sua vida enquanto você faz uma pausa mental no trabalho.

Isso significa redefinir seus padrões de sono, certificando-se de reservar algum tempo para se exercitar e fazer uma alimentação razoavelmente saudável para dar ao seu corpo a melhor chance de desenvolver resiliência.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page