O que é ANS?

Muito se ouve falar sobre a ANS, mas você sabe qual é a sua função? A Agência Nacional de Saúde Suplementar, popularmente conhecida como ANS, é o órgão regulador de planos de saúde em nosso país. Vinculado ao Ministério da Saúde, a Agência tem funcionamento independente e responsabilidade por todas as operadoras ativas de plano de saúde.

O órgão tem sede no Rio de Janeiro, porém é acessível a todos por meio das redes de atendimento. Quando se passa por problemas ou se precisa de suporte em assuntos relacionados a planos de saúde, o contato não deve ser exitado. Apenas a Agência tem o poder de intervir e resolver com maestria qualquer contratempo.

Entender detalhadamente como a ANS funciona e sua influência em meio aos planos de saúde é algo essencial antes de contratar esse tipo de serviço. Por isso, pensando em te informar sobre cada detalhe, montamos esse artigo onde você poderá saber tudo sobre a ANS. Vamos lá?

Como funciona a ANS?

Como você pôde ver nas linhas anteriores, a ANS tem como responsabilidade regular os planos de saúde do Brasil. A Agência garante que normas, controle e fiscalização sejam elaborados em prol do consumidor. Ou seja, o órgão age em defesa do interesse público na assistência privada à saúde. A mesma contribui positivamente para que ações de saúde em nosso país sejam desenvolvidas.

A área de planos e seguros saúde é uma das maiores do país. Por isso, a função da ANS é fundamental para que abusos ou contratempos não venham a acontecer. Infelizmente a falta de regulamentação do setor de planos de saúde é algo muito presente, por isso a Agência não tem conseguido resolver os casos que chegam diariamente. Com isso, muitos relatos sobre o não retorno de problemas acabam acontecendo.

Como funciona a regulação da ANS?

Em palavras mais simples, a regulação se entende, sobretudo, por um conjunto de medidas e ações que envolvem normas, controle e fiscalização. A regulação tem como finalidade regular as operadoras de plano de saúde. Além disso, a mesma busca desenvolver ações relacionadas à saúde brasileira e proteger o consumidor junto aos planos de saúde.

Qual a relação entre a agência e o consumidor?

Sabe aqueles problemas que você sofre com seu plano de saúde? Outras centenas de pessoas também passam por esse tipo de contratempo. E quando pensamos neste ponto podemos compreender com clareza a importância do trabalho da ANS.

Para que você entenda melhor, cada operadora é obrigada a participar de um processo regulatório onde seus interesses econômicos são defendidos. Entretanto, quando estes interessem ferem os direitos do consumidor, o cidadão, órgãos públicos e associações de proteção devem defender estes direitos. A ANS tem exatamente o papel de fazer com que cada operadora siga as regras necessárias para que um plano de saúde atenda o consumidor. Sem ela, provavelmente uma grande bagunça se formaria.

Quando entrar em contato com a ANS?

Você pode entrar em contato com a ANS em diversas situações, uma delas é para denunciar práticas irregulares por parte de uma operadora de plano de saúde. O “Disque ANS” é um serviço de atendimento receptivo e ativo. A central de atendimento trata de diversos assuntos, como: solicitações, reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões. O contato pode ser feito pela unidade de respostas audível, atendimento telefônico ou formulário eletrônico. Qualquer cidadão pode entrar em contato por esse meio portando em mãos sua identidade, CPF e dados do plano de saúde contratado.

logo da ans

As operadoras e ex-operadoras também contam com um espaço para contato com a ANS. Neste espaço podem ser feitos, sobretudo, pagamentos e parcelamentos relacionados a taxa de saúde suplementar, multas pecuniárias e ressarcimento ao SUS.

Missão, valores e visão da agência

A principal missão da ANS é defender o interesse público na assistência suplementar à saúde. Além disso, a agência visa regular as operadoras e contribuir para com o desenvolvimento de ações de saúde em nosso Brasil.

Em relação a sua visão, a agência busca ser reconhecida, sobretudo, como indutora de eficiência, protegendo e garantindo a qualidade dos planos de saúde oferecidos no mercado, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Por fim, a ANS tem como valor a transparência e a ética de seus atos. Além disso, a Agência busca o conhecimento como fundamento da regulação, estímulo à inovação para soluções e foco no compromisso social.

Enfim, viu só como a ANS é de suma importância para os dois lados da moeda? Devemos valorizar e recorrer ao órgão sempre que necessário para que os direitos de todos sejam, sobretudo, protegidos.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o site da Agência e confira as dicas e detalhes que a mesma compartilha sobre assuntos importantes relacionados a planos de saúde. Aproveite para compartilhar este artigo com seus familiares para que eles também conheçam esse importante órgão!

Quer saber mais sobre o universo dos planos de saúde? Clique aqui!

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page