O mundo após o coronavírus será um lugar muito diferente, pois à medida que as ondas de choque diminuem, as pessoas em todos os lugares estão debatendo como será o novo “normal”, especialmente como será o comportamento do consumidor pós-pandemia.
As grandes repercussões para a globalização, urbanização e comércio exterior levarão anos – se não décadas – para se manifestar. Enquanto isso, as marcas estão se concentrando em entender melhor o que os consumidores querem e precisam durante esse período de transição.
Aqui estão 3 maneiras pelas quais o comportamento do consumidor pós-pandemia está evoluindo e as tendências de destaque que todo profissional de marketing e vendedor deve observar.
Conhecendo o consumidor em crise
Os consumidores estão profundamente preocupados com o impacto do COVID-19, tanto do ponto de vista da saúde quanto do econômico. As pessoas estão respondendo de várias maneiras e têm diferentes atitudes, comportamentos e hábitos de compra.
Pessoas em todo o mundo estão com medo enquanto se esforçam para se adaptar a um novo normal. O medo está aumentando à medida que os indivíduos contemplam o que essa crise significa para eles, mas, mais significativamente, o que isso significa para suas famílias e amigos e a sociedade em geral.
Os consumidores estão respondendo à crise de várias maneiras. Alguns se sentem ansiosos e preocupados, alimentando o pânico na compra de alimentos básicos e produtos de higiene. No outro lado, alguns consumidores permanecem indiferentes à pandemia e continuam seus negócios como de costume, apesar das recomendações do governo e dos profissionais de saúde.
As empresas de CPG precisarão entender como seus próprios consumidores estão reagindo e desenvolver estratégias de marketing personalizadas e personalizadas para cada um. Os dias do marketing de tamanho único acabaram.
Confira as 3 tendências do comportamento do consumidor pós-pandemia nos próximos tópicos.
Menos entusiasmo pelas visitas à loja
Os bloqueios e as regras de distanciamento social que caracterizaram o período COVID-19 em todo o mundo criaram um aumento nas compras on-line e a adoção em massa de comportamentos de consumo de compras digitais, como coleta na calçada, entregas de supermercado e restaurantes e BOPIS (compre on-line, retirar na loja).
De acordo com uma pesquisa do Global Web Index , quase 50% dos entrevistados dizem que não visitam lojas “por algum tempo” ou “por muito tempo”.
Embora seja razoável esperar que os consumidores retornem às lojas físicas após o relaxamento das restrições, também é seguro supor que as visitas às lojas serão reduzidas em geral, enquanto os consumidores esperam para ver como a situação se destrincha.
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Os consumidores estão preocupados
O coronavírus tem sido um período preocupante para os consumidores em todo o mundo. Uma pesquisa recente da Ernst and Young identificou quatro tipos de segmentos de consumidores que surgiram durante a crise e cinco maneiras de fazer a transição para os hábitos de consumo pós-coronavírus.
Eles cobrem o espectro de gastadores cautelosamente extravagantes que estão esperando para se soltar um pouco quando as restrições forem levantadas, até consumidores que continuarão a cortar gastos diante do desemprego e da incerteza econômica. Seja como for, a preocupação do consumidor é muito real e as marcas precisarão acomodá-la.
As pessoas estão procurando economizar
À medida que os consumidores em todo o mundo encaram uma recessão iminente, pode haver uma mudança generalizada para gastos mais frugais. Já havia sinais de pessoas economizando durante o período do coronavírus, com mais de 60% dos consumidores dizendo que cortaram gastos, seja devido a preocupações com a economia ou o mercado de ações.
Mesmo antes da pandemia, a busca por ofertas era um comportamento do consumidor mais popular, com 87% dizendo que uma oferta de desconto influenciaria fortemente sua decisão de comprar um produto online. Se uma recessão profunda se instalar, espere mais frugalidade e demanda por produtos com desconto e com boa relação custo-benefício.
Crescendo o amor pelo local
O desejo de comprar localmente se reflete tanto nos produtos que o consumidor compra (por exemplo, de origem local, artesanal) quanto na maneira como compra (por exemplo, apoiando lojas comunitárias).
As marcas de CPG precisarão explorar maneiras de se conectar localmente – seja destacando a proveniência local, personalizando para as necessidades locais ou engajando-se de maneiras localmente relevantes.
Permanecendo conectado com os consumidores
A COVID-19 é uma crise econômica e de saúde que tem um impacto sustentável nas atitudes, comportamentos e hábitos de compra do consumidor. As empresas de CPG podem se adaptar a essas mudanças tomando medidas para responder, redefinir e renovar para se posicionar ainda mais forte para o futuro.
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