A experiência do cliente é fundamental para as operações e a estratégia de uma empresa. As empresas precisam do retorno do cliente para obter informações sobre como os consumidores percebem e interagem com sua marca. Aprender a pedir feedback dos clientes é um processo importante para uma empresa considerar.
Neste artigo, explicamos os benefícios de pedir feedback aos clientes, compartilhamos maneiras de solicitar feedback do cliente e damos dicas sobre como solicitar feedback de um cliente.
Pedir feedback aos clientes beneficia uma empresa ao fornecer dados que podem moldar a maneira como uma empresa atende aos clientes existentes e atrai novos. O feedback oferece às empresas uma oportunidade de melhorar seus produtos ou serviços. Aqui estão algumas das áreas que se beneficiam do feedback do cliente:
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Existem muitas maneiras de solicitar feedback do cliente, especialmente por meio de métodos digitais. Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas:
Solicitar feedback do cliente por e-mail pode ser uma maneira eficaz de se conectar com os consumidores. Uma maneira de entrar em contato por e-mail é incluir uma pesquisa. As pesquisas fornecem modelos de resposta estruturados com dados quantificáveis.
Você também pode solicitar uma resposta aberta em seu e-mail que redirecione os clientes para um formulário em seu site ou outra ferramenta de coleta de dados. Esse tipo de resposta pode fornecer informações detalhadas sobre as escolhas e hábitos do cliente.
Peça feedback imediatamente após uma experiência do cliente, como um chat ao vivo ou uma compra online. As pesquisas pop-up podem assumir a forma de uma classificação em que os clientes escolhem o número de estrelas para atribuir à sua experiência. As pesquisas também podem consistir em uma escolha numérica onde o cliente escolhe um número alto ou baixo com a opção de adicionar um comentário. As pesquisas pop-up são uma maneira rápida e quantificável de solicitar feedback do cliente.
As empresas podem usar seus canais de mídia social para solicitar feedback dos clientes. Uma pesquisa rápida em que os seguidores simplesmente clicam em uma resposta é uma ótima maneira de coletar dados. Mantenha as pesquisas sociais curtas e fáceis de responder.
Adicionar formulários de contato ou feedback em seu site ou aplicativo móvel pode dar a seus clientes a chance de dar feedback a qualquer momento. Para aproveitar ao máximo esse método, facilite a localização e o preenchimento do formulário. Use um botão de call-to-action no qual os clientes possam clicar em qualquer página do seu site ou aplicativo.
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Você também pode adicionar um botão de apelo à ação que leva os clientes a um site de avaliação de terceiros ou a uma plataforma de mídia social. Essas avaliações ajudam a mostrar seu produto ao público. Encontre o revisor terceirizado que melhor se adapta ao seu setor e produto. Por exemplo, muitos restaurantes usam o Yelp para avaliações.
Se você oferece suporte ao cliente ou artigos educacionais em um blog ou site, considere usar um botão de call-to-action para obter feedback do cliente. As empresas costumam perguntar: “Isso foi útil?” e adicione um botão para responder “sim” e outro para responder “não”. Se um cliente responder com não, uma caixa de diálogo aparecerá onde ele poderá explicar o motivo.
Conecte-se com os clientes usando uma mensagem de texto para solicitar feedback. Você pode enviar um link para uma pesquisa em seu site ou sugerir que eles deixem um comentário em sua página de mídia social.
Nos dias de conexões digitais, você ainda pode entrar em contato com os clientes com um telefonema. Use esta conexão pessoal para fazer perguntas específicas sobre um produto ou serviço. Uma ligação rápida de acompanhamento pode produzir as melhores respostas. Você também pode informar aos clientes que eles receberão uma chamada de um determinado número para que eles reconheçam o chamador e atendam o telefone.
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Usar uma pesquisa impressa ainda é uma boa maneira de pedir feedback da sua base de clientes. Envie um conjunto de perguntas para os clientes com porte pago para que tudo o que eles tenham que fazer é preencher o formulário e colocá-lo de volta na caixa de correio.
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