Benefícios da vitamina C

A vitamina C é uma vitamina essencial, o que significa que seu corpo não pode produzi-la. No entanto, tem muitas funções e tem sido associado a benefícios impressionantes para a saúde.

É solúvel em água e encontrado em muitas frutas e vegetais, incluindo laranja, morango, kiwi, pimentão, brócolis, couve e espinafre. A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.

Embora seja comumente aconselhável obter sua ingestão de vitamina C através dos alimentos, muitas pessoas recorrem a suplementos para atender às suas necessidades.

Por isso, trouxemos alguns benefícios da vitamina C para estar ciente do quão importante é este suplemento.  Continue lendo este artigo para compreender quais são. Boa leitura!

1. Pode reduzir o risco de doenças crônicas

Benefícios da vitamina c
Benefícios da vitamina c

Um dos benefícios da vitamina C é por ser um poderoso antioxidante que pode fortalecer as defesas naturais do corpo. Os antioxidantes são moléculas que estimulam o sistema imunológico. Eles fazem isso protegendo as células de moléculas nocivas chamadas radicais livres.

Quando os radicais livres se acumulam, eles podem promover um estado conhecido como estresse oxidativo, que tem sido associado a muitas doenças crônicas.

Estudos mostram que consumir mais vitamina C pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue em até 30%. Sendo assim, isso ajuda as defesas naturais do corpo a combater a inflamação.

2. Pode ajudar a controlar a pressão alta


Aproximadamente um terço dos adultos americanos têm pressão alta. A pressão alta coloca você em risco de doença cardíaca, a principal causa de morte em todo o mundo.

Estudos demonstraram que, um dos benefícios da vitamina C é a ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com e sem hipertensão.

Um estudo com animais descobriu que tomar um suplemento de vitamina C ajudou a relaxar os vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração, o que ajudou a reduzir os níveis de pressão arterial.

Em adultos com pressão arterial elevada, os suplementos de vitamina C reduziram a pressão arterial sistólica em 4,9 mmHg e a pressão arterial diastólica em 1,7 mmHg, em média.

Embora esses resultados sejam promissores, não está claro se os efeitos sobre a pressão arterial são de longo prazo. Além disso, as pessoas com pressão alta não devem depender apenas da vitamina C para o tratamento.

3. Pode diminuir o risco de doenças cardíacas


A doença cardíaca é a principal causa de morte em todo o mundo. Muitos fatores aumentam o risco de doenças cardíacas, incluindo pressão alta, níveis elevados de triglicerídeos ou colesterol LDL (mau) e níveis baixos de colesterol HDL (bom).

Por isso, nesse quesito, um dos benefícios da vitamina C é ajudar a reduzir esses fatores de risco, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

4. Pode reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e ajudar a prevenir ataques de gota


A gota é um tipo de artrite que afeta aproximadamente 4% dos adultos americanos. É extremamente doloroso e envolve inflamação das articulações, especialmente dos dedões dos pés. Pessoas com gota apresentam inchaço e ataques súbitos e graves de dor.

Os sintomas de gota aparecem quando há muito ácido úrico no sangue. O ácido úrico é um resíduo produzido pelo corpo. Em níveis elevados, pode cristalizar e depositar nas articulações.

Curiosamente, vários estudos mostraram que a vitamina C pode ajudar a reduzir o ácido úrico no sangue e, como resultado, proteger contra ataques de gota.

Embora pareça haver uma forte ligação entre a ingestão de vitamina C e os níveis de ácido úrico, são necessários mais estudos sobre os efeitos da vitamina C na gota.

5. Ajuda a prevenir a deficiência de ferro


O ferro é um nutriente importante que tem uma variedade de funções no corpo. É essencial para produzir glóbulos vermelhos e transportar oxigênio por todo o corpo.

Os suplementos de vitamina C podem ajudar a melhorar a absorção do ferro da dieta. A vitamina C auxilia na conversão do ferro que é mal absorvido, como fontes vegetais de ferro, em uma forma que é mais fácil de absorver.

Isso é especialmente útil para pessoas em uma dieta sem carne, pois a carne é a principal fonte de ferro. Na verdade, o simples consumo de 100 mg de vitamina C pode melhorar a absorção de ferro em 67%.

Como resultado, a vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de anemia entre pessoas com tendência à deficiência de ferro. Se você tem níveis baixos de ferro, consumir mais alimentos ricos em vitamina C ou tomar um suplemento de vitamina C pode ajudar a melhorar os níveis de ferro no sangue.

6. Aumenta a imunidade


Uma das principais razões pelas quais as pessoas tomam suplementos de vitamina C é para aumentar sua imunidade, já que a vitamina C está envolvida em muitas partes do sistema imunológico.

Em primeiro lugar, a vitamina C ajuda a estimular a produção de células brancas do sangue conhecidas como linfócitos e fagócitos, que ajudam a proteger o corpo contra infecções.

Em segundo lugar, a vitamina C ajuda esses glóbulos brancos a funcionarem de maneira mais eficaz, ao mesmo tempo que os protege de danos causados ​​por moléculas potencialmente prejudiciais, como os radicais livres.

Por fim, a vitamina C é uma parte essencial do sistema de defesa da pele. É transportado ativamente para a pele, onde pode atuar como antioxidante e ajudar a fortalecer as barreiras cutâneas.

7. Protege sua memória e pensamento conforme você envelhece


Demência é um termo amplo usado para descrever sintomas de pensamento e memória deficientes. Afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e normalmente ocorre entre adultos mais velhos.

Estudos sugerem que o estresse oxidativo e a inflamação perto do cérebro, coluna e nervos (conhecidos como sistema nervoso central) podem aumentar o risco de demência.

A vitamina C é um forte antioxidante. Os baixos níveis desta vitamina têm sido associados a uma capacidade prejudicada de pensar e lembrar.

Os suplementos de vitamina C podem ajudar no combate a doenças como a demência, se você não ingerir vitamina C suficiente em sua dieta. No entanto, estudos adicionais em humanos são necessários para compreender os efeitos dos suplementos de vitamina C na saúde do sistema nervoso.

Alegações não comprovadas sobre a vitamina C


Embora a vitamina C tenha muitos benefícios comprovados cientificamente, ela também tem muitas alegações infundadas apoiadas por evidências fracas ou nenhuma evidência.

Aqui estão algumas afirmações não comprovadas sobre a vitamina C:

  • Previne o resfriado comum. Embora a vitamina C parece reduzir a gravidade dos resfriados e o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, ela não os impede 
  • Reduz o risco de câncer. Vários estudos relacionaram a ingestão de vitamina C a um risco menor de vários tipos de câncer. No entanto, a maioria dos estudos descobriu que a vitamina C não afeta o risco de desenvolver câncer.
  • Protege contra doenças oculares. A vitamina C tem sido associada a riscos reduzidos de doenças oculares como catarata e degeneração macular relacionada à idade. No entanto, os suplementos de vitamina C não têm efeito ou podem até causar danos.
  • Pode tratar a toxicidade do chumbo. Embora as pessoas com toxicidade por chumbo pareçam ter níveis baixos de vitamina C, não há evidências fortes de estudos em humanos que mostrem que a vitamina C pode tratar a toxicidade do corpo. 

Conclusão


A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que deve ser obtida na dieta ou em suplementos.

Tem sido associado a muitos benefícios de saúde impressionantes, como aumento dos níveis de antioxidantes, redução da pressão arterial, proteção contra ataques de gota, melhoria da absorção de ferro, aumento da imunidade e redução do risco de doenças cardíacas e demência.

De modo geral, os suplementos de vitamina C são uma maneira simples e excelente de aumentar sua ingestão de vitamina C se você luta para obter o suficiente de sua dieta.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page