Otimize seu LTV(Lifetime Value)!

Cada cliente agrega valor ao seu negócio. A questão é: como otimizar seu Lifetime Value? O que transforma seus clientes em fãs fiéis? Quanto tempo eles ficam por perto? Existe uma maneira de aumentar seus lucros durante a vida de um cliente?

A resposta é sim! É por isso que, neste artigo, mostraremos exatamente como aumentar o Lifetime Value em algumas etapas simples.

Continue lendo!

O que é o Lifetime Value?

Mulher fazendo compra online

O Lifetime Value (LTV) é uma métrica de marketing que representa o valor total gasto por um único cliente em seus produtos ou serviços ao longo de sua vida útil. O LTV tem tudo a ver com retenção e satisfação do cliente.

Portanto, uma das maneiras de efetivamente expandir seus negócios é reter seus clientes existentes e aumentar seu valor vitalício. Quanto mais tempo seu cliente satisfeito ficar com você, mais lucro ele trará para o seu negócio.

Cuide bem dos seus clientes que mais gastam


Implemente o atributo LTV em suas campanhas de PPC, e-mail ou marketing no local e. Use-o como um gatilho personalizado ou uma forma de segmentar seu público.

Por que o LTV é importante para o crescimento do seu negócio?


O LTV ajuda você a fazer previsões financeiras mais precisas para o seu negócio, além de tomar melhores decisões para sua estratégia de marketing. Como você pode entender quanto lucro um cliente lhe trará durante sua vida, é mais fácil ter clareza sobre coisas como seus custos de marketing de aquisição de clientes.

Também ajuda você a ver com mais clareza se pode ou deve fazer algo para melhorar o relacionamento do cliente com sua marca. Observando mais de perto itens como valor médio do pedido e frequência média de compra, e comparando-os com dados anteriores, é possível ajustar estratégias que levam sua empresa a melhorar a vida útil do cliente.

Se ainda não estiver claro, aqui estão mais algumas razões pelas quais o LTV é importante:

Os clientes existentes gastam mais do que os novos clientes


Estudos mostraram que os clientes existentes gastam 67% a mais do que os novos clientes. 

Manter os clientes existentes custa cinco vezes menos do que atrair novos


Adquirir novos clientes entrando em contato com eles, trazendo-os por meio de um funil de marketing e integrando-os é caro, enquanto os clientes existentes já passaram por esses processos.

Os clientes existentes são mais propensos a comprar


A probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70%, enquanto a probabilidade de vender para um novo cliente é de apenas 5 a 20%. Além disso, aumentar a taxa de retenção de clientes em apenas 5% aumenta os lucros em 25-95%.

Mas o surpreendente é que cerca de 50% das empresas optam por colocar mais foco em sua estratégia de aquisição de clientes versus 18% que se concentram na retenção. Conhecendo as estatísticas acima, podemos ver que o Customer Lifetime Value é uma métrica importante que não é explorada tanto quanto deveria. 

No entanto, isso é uma boa notícia para você! Ao se concentrar nele, você tem uma vantagem e pode ficar à frente de alguns concorrentes. Então, vamos mergulhar em como você pode calcular o Valor de Vida do Cliente e depois aumentá-lo.

Como calcular o LTV do seu negócio?


Para calcular o LTV precisaremos calcular alguns números. 

  • Valor médio do pedido : divida a receita total da sua empresa durante um período de tempo pelo total de pedidos que seus clientes fizeram durante esse período.
  • Taxa média de frequência de compras : divida o número total de compras pelo número de clientes únicos que fizeram compras durante esse período.
  • Vida útil média do cliente : média o número de anos que um cliente continua comprando de sua empresa.
  • Valor da vida útil do cliente : multiplique o valor médio do pedido pela frequência média de compra e depois pela vida útil média do cliente. Isso ajuda a identificar quanta receita você pode esperar gerar de um cliente ao longo da vida de seu relacionamento com sua empresa.

Depois de ter esses números, você pode prever o valor da vida útil do cliente com mais precisão.

Leia também: Descubra porque sua Automação de Marketing está fracassando!

Qual é a fórmula para medir o valor da vida útil do cliente?


Existem várias maneiras de calcular o valor da vida útil do cliente (CLV). Uma delas é multiplicar o valor médio do pedido pela frequência média de compra e depois pela vida útil média do cliente. Isso ajuda a identificar quanta receita você pode esperar gerar de um cliente ao longo da vida de seu relacionamento com sua empresa.

Portanto, a fórmula seria:

AOV x APF x ACL = CLV

Como aumentar o valor da vida útil do cliente?

Mulher mexendo no notebook

Focar na Satisfação do Cliente e na Retenção do Cliente é a maneira de aumentar o valor vitalício de seus clientes. Aqui estão 5 maneiras eficazes de como isso pode ser alcançado e mantido.

1. Ofereça um Programa de Indicação


Os programas de indicação são uma ótima maneira de aumentar o valor da vida útil do cliente. Os clientes indicados têm um valor de vida útil 16% maior e 18% menos rotatividade (também conhecido como perda de clientes ). Além disso, 81% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem e 55% das pessoas compartilham suas novas compras nas redes sociais.

Isso significa que, ao oferecer um programa de indicação, você melhora seu CLV e obtém o benefício adicional de exposição a novos possíveis clientes, que podem ser transformados em clientes fiéis.

2. Forneça campanhas direcionadas e personalizadas


Cerca de 56% dos profissionais de marketing digital concordam que o e-mail marketing é a tática de marketing digital mais eficaz para a retenção de clientes. No entanto, muitas empresas não conseguem entregar conteúdo significativo. Em vez de fornecer conteúdo valioso, eles se limitam a campanhas automatizadas sem oferecer nenhum valor real.

O envio de campanhas direcionadas e personalizadas permite que você se concentre em clientes específicos e os ajude a se envolver com conteúdo especificamente adaptado a eles. Verifique a personalização sugerida pela IA para grupos específicos de seus clientes com o Verfacto.

3. Coloque-os em primeiro lugar – ouça seus clientes


Se a maioria de seus clientes está satisfeita ou não, você notará pelo desempenho do seu negócio. Mas para medir sua satisfação com mais precisão, sempre colete os dados necessários. Nesse caso, uma pesquisa curta funciona bem. Nele, você pode incluir:

  • Em uma escala de 1 a 10, se o cliente recomendaria seus produtos para outra pessoa.
  • Onde as coisas poderiam ser melhoradas (descrição do produto, apresentação, custos de entrega, etc.)
  • Comentário curto opcional para qualquer feedback adicional.

Dar aos seus clientes uma maneira de compartilhar seus comentários os torna uma parte importante do crescimento do seu negócio. Ao ouvir o feedback dos clientes e melhorar onde você puder, eles apreciarão o esforço e provavelmente continuarão fiéis à sua marca.

Leia também: 5 métodos de como fazer um cross selling?

4. Crie conteúdo para manter os clientes engajados


O marketing de conteúdo veio para ficar e definitivamente ajuda seus clientes a se sentirem mais próximos e engajados com sua marca – especialmente se você fizer isso da maneira certa. Quando você cria conteúdo com foco nos pontos problemáticos comuns do seu cliente, ou focado em educar e liderar seus leads pelo funil de vendas, você tem muito mais chances de aumentar o CLV e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Quando os clientes desenvolvem um relacionamento com sua marca, eles não apenas serão leais a você por mais tempo, mas também ajudarão a promover sua marca por meio de suas plataformas de mídia social ou boca a boca. Quando eles são seus maiores fãs, é provável que comprem cada vez mais de você também, e publicar conteúdo que seja útil para eles – seja em seu blog, mídia social ou por e-mail marketing – é uma ótima maneira de fazê-lo .

5. Otimize seu atendimento ao cliente


Um melhor atendimento ao cliente leva a uma melhor experiência do cliente que, como resultado, aumenta a retenção de clientes e melhora o valor da vida útil do cliente. Certifique-se de que sua empresa esteja ativa em vários canais de mídia social, pois 66% dos clientes usam pelo menos 3 canais de comunicação diferentes para entrar em contato com o suporte.

Em seguida, analise quais canais seus clientes mais usam e aloque os recursos de acordo. Os clientes geralmente esperam uma resposta rápida às suas perguntas, solicitações e reclamações, então, idealmente, você deve fornecer suporte por chat ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

No entanto, se você não tiver os meios para fazer isso, responda aos clientes o mais rápido possível, pois 84% ​​dos consumidores esperam uma resposta em 24 horas se postarem reclamações nas mídias sociais.

6. Recompense seus clientes mais fiéis


Ao calcular o Lifetime Value de cada cliente, você verá quais clientes são os mais fiéis a você. Este é um momento perfeito para promover seus relacionamentos com esses clientes, oferecendo-lhes ofertas especiais. Essas ofertas podem incluir frete mais barato (ou gratuito), acesso antecipado a novos itens e disponibilidade garantida de pedidos para estoque limitado e exclusivo e muito mais. 

Recompensar seus clientes mais fiéis, sem dúvida, aumentará sua satisfação e retenção a longo prazo.

7. Beneficie-se das Estratégias de Venda Cruzada e Upselling


Outra maneira de aumentar o Lifetime Value de cliente é usar estratégias como upselling e cross-selling. O objetivo aqui é oferecer melhores soluções para seus clientes enquanto aumenta o valor médio do pedido ou até mesmo a frequência de compra.

Ao mostrar aos clientes um produto ou serviço complementar ao que estão pesquisando no momento ou apresentando uma opção melhor com um preço mais alto e mais benefícios, você aumenta suas chances de aumentar sua receita.

Essas são ótimas estratégias usadas por vários negócios online que valem a pena tentar. Você também pode se beneficiar de estratégias como a segmentação contextual, para garantir que seus clientes recebam os anúncios certos no momento certo.

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Amanda Siqueira

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Amanda Siqueira

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