Muitos na hora de contratar um convênio podem confundir entre a diferença entre plano de saúde e seguro saúde. Se você quer entender a diferença entre eles, veio ao lugar certo!
Entre os benefícios que você pode contratar ou, caso tenha uma empresa e queira oferecer aos seus colaboradores, pode optar por um plano de saúde ou um seguro de vida. Aqui você vai entender sobre eles. Boa leitura!
Qual é a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
Embora ambos sejam destinados a prestar um atendimento ao médico, há uma diferença entre plano de saúde e seguro de vida. Confira quais são:
- O seguro saúde permite que o beneficiário tenha a opção na escolha de médicos, hospitais e laboratórios de sua preferência;
- O plano de saúde disponibiliza serviços, profissionais e estabelecimentos pré-determinados;
- O seguro saúde exige que o atendimento seja pago pelo beneficiário e posteriormente pode solicitar o reembolso
- Já no plano de saúde, o valor pago mensalmente é coberto pelos atendimentos;
- O seguro saúde pode ser personalizado, já que é composto por módulos de cobertura;
- De todo o modo, o prêmio do seguro saúde é mais acessível do que o custo mensal de um plano.
Como funciona o plano de saúde
Certamente você já leu ou ouviu falar em como o plano de saúde funciona, não é mesmo? Mas, mesmo assim vamos explicar para você para não haver nenhuma dúvida.
O beneficiário conta com uma rede de atendimento/credenciada que é responsável por prestar atendimento médico quando acionada para um atendimento pelo beneficiário. Ou seja, quando ele precisa de atendimento, entra em contato com a central de atendimento ou pelo próprio aplicativo da operadora para marcar a consulta ou exame que precisa.
Por ser um plano “fechado” o beneficiário não tem a opção de escolher um atendimento de sua escolha e confiança, ficando apenas com as opções que o convênio oferece. Porém, ele tem o livre arbítrio de ser atendido fora do plano e receber o reembolso caso o convênio ofereça essa opção.
Como funciona o seguro saúde
Já no seguro saúde, o beneficiário não fica “preso” somente naquela rede de atendimento que o convênio oferece a ele. Neste caso, ele pode receber atendimento em qualquer hospital, clínica e laboratório e solicitar o reembolso posteriormente, que pode ser integral ou parcial.
Algumas seguradoras também oferecem aos seus segurados serviços diferenciados. Isso inclui o não pagamento do atendimento diretamente ao prestador de serviços ou mesmo o custo menor, ou reembolso maior que o esperado.
O segurado também pode receber um pagamento mensal deste seguro saúde que conhecemos como “prêmio”. Logo, da mesma maneira que outras funcionalidades do seguro, este valor pode ser de acordo com os riscos futuros com tratamentos.
No mais, o seguro de vida também pode ser personalizado, o que permite que o segurado adicione coberturas para torná-lo melhor de acordo com as suas necessidades.
O que o plano de saúde e seguro saúde têm em comum?
Agora que você já entendeu sobre a diferença entre plano de saúde e seguro saúde, vamos às semelhanças de ambos:
- São regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
- Prestam assistência médica e hospitalar;
- Cobrem consultas, exames, cirurgias, internações, etc.
- Qualquer um deles pode haver carência para usar os serviços, que trata-se do tempo de espera para começar a utilizar os serviços mesmo com as mensalidades ou prêmio em dia.
Afinal, qual é o melhor: plano de saúde ou seguro saúde?
Neste caso não há uma resposta. Você deve avaliar suas condições e necessidades e optar por aquele que mais vai atendê-las. Por isso, você pode escolher tanto um quanto outro e usufruir dos inúmeros serviços que podem te oferecer.
Caso precise de um orçamento detalhado, converse com um dos nossos consultores e receba ofertas exclusivas.