O script de vendas é um recurso indispensável para qualquer vendedor. Com ele, você consegue agilizar e prestar um atendimento profissional e de alta qualidade.
No entanto, poucos vendedores usam essa ferramenta e como consequência perdem vendas lucrativas.
Para evitar que isso aconteça com você, elaboramos este artigo com informações sobre o que é esse script e modelos para você usar durante a conversa com o cliente.
O script de vendas é um roteiro de atendimento pré-definido que auxilia os vendedores na hora de abordar o cliente.
Com esse roteiro em mãos, o vendedor segue um discurso convincente, capaz de convencer o cliente a concluir a venda.
Além disso, garante um atendimento personalizado, profissional e de alta qualidade para o cliente.
Mas isso não é tudo, o script também é indicado para conquistar outros objetivos de vendas, como:
Um bom script não contribui apenas para melhorar o primeiro contato com novos clientes, ele também pode trazer uma série de benefícios para as vendas pelos WhatsApp. Confira abaixo alguns deles:
Além desses benefícios, a utilização de um roteiro de vendas permite que todos os vendedores consigam obter bons resultados pelo WhatsApp. Mas para isso, é preciso construir um bom script.
Agora que você sabe o que é e os benefícios do script de vendas, que tal conferir um modelo para usar no WhatsApp? Elaboramos mensagens para as principais etapas das vendas, vamos lá?
O primeiro contato com o lead é um dos momentos mais importantes da venda. Por isso, ter um script padrão pode ajudá-lo a causar uma boa impressão e conquistar o seu cliente.
A nossa dica é elaborar uma mensagem de apresentação: informe o seu nome, quem você é e o que vende. Um exemplo de script de vendas para isso é:
“Olá, [nome do cliente] boa tarde! Meu nome é João, corretor do plano de saúde, tudo bem? Vi que o sr. está interessado em contratar nosso plano e gostaria de explicar mais sobre ele. O que acha?”
Quando o cliente está analisando a proposta ou providenciando a documentação, é importante enviar mensagens para acompanhar o cliente nessas fases. Esse contato é uma maneira rápida para não ser esquecido por seus clientes.
“Olá, [nome do cliente] tudo bem? Como está a sua análise sobre [assunto]? Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida, ok?”
“Olá, [nome do cliente], tudo bem? Tem alguma dúvida sobre a documentação? Posso ajudar em algo? Se precisar esclarecer alguma dúvida, pode ligar para mim ou mandar mensagem, ok?”
Agendou uma reunião com o seu lead? Também é importante enviar mensagens para lembrá-lo desse encontro. Você pode criar scripts de vendas para o WhatsApp nesse estilo.
“Oi, tudo bem? Só queria lembrar que às [horário da reunião] teremos nossa reunião sobre [assunto], certo? Vamos fazê-la por [ligação, skype ou video chamada]. Até mais!”
Após a contratação do serviço é comum que o cliente sinta dúvidas sobre carência ou funcionamento do plano de saúde. Normalmente, você será a primeira pessoa com quem ele irá esclarecer essas dúvidas.
Para situações assim é importante ter um script de vendas para WhatsApp como esse:
“Olá, [nome do cliente] tudo bem? Obrigado pelo contato! Entendi sua dúvida, irei entrar em contato com a operadora e assim que obter um retorno entro em contato, ok?”
“Olá, [nome do cliente] tudo bem? Obrigado pelo contato! Você pode entrar em contato com o suporte do plano para obter mais informações e esclarecer suas dúvidas. O telefone é XXXXX – XXXXX. ”
Conquistar novos clientes através do WhatsApp também exige muito estudo. Afinal, você terá que conhecer bem as necessidades do cliente e tudo que o seu negócio pode oferecer. Veja abaixo algumas dicas para tornar esse processo mais simples.
Essa é uma tarefa fundamental para aumentar a prospecção e a credibilidade da sua equipe de vendas. Felizmente, graças a internet, é muito fácil encontrar informações sobre os clientes.
Para tanto, basta visitar o perfil do seu cliente em potencial em redes sociais como o LinkedIn e Facebook. A partir das informações coletadas, se torna mais fácil identificar as necessidades dos clientes e preencher as lacunas do modelo de roteiro de vendas.
Hoje, várias pessoas preferem receber um WhatsApp para responder quando estiver disponível. Contudo, se a mensagem enviada for do interesse de quem a recebe, as chances dela responder com rapidez aumentam consideravelmente.
O segredo para atrair a atenção dos seus clientes é ser objetivo e usar as informações da sua empresa com inteligência. Uma boa dica é que, logo após de se apresentar, deixar clara qual a solução que a sua empresa oferece.
Durante a conversa com o cliente, você pode apresentar cases de sucesso de outros consumidores que tiveram sucesso contratando o serviço. Uma dica bacana é informar dados como:
Essa é uma parte importante de qualquer abordagem com o cliente. As chances deles contratarem o seu serviço são altas.
Como pode perceber, criar um script de vendas para o WhatsApp não é uma tarefa complicada. Pelo contrário, as mensagens personalizadas são práticas e fáceis de aplicar. Caso tenha dúvidas em elaborar o seu script, confira nosso artigo e use os modelos.
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