Como gerar lead grátis

Fazer com que sua empresa gere leads gratuitamente é uma ótima maneira de preparar seu negócio para o sucesso – você libera o dinheiro que teria gasto para encontrar esses leads para outras partes importantes de sua empresa. Aqui estão três estratégias adicionais que você pode tentar para saber como gerar lead grátis.

A geração de leads, ou o processo de identificação e cultivo de clientes em potencial, é sempre uma prioridade para equipes de vendas e profissionais de marketing.

Técnicas pagas para gerar leads – como publicidade paga por clique e mídia paga – podem gerar resultados, mas geralmente é a empresa com o maior orçamento que ganha. 

Neste artigo, veremos 5 táticas e ferramentas gratuitas de gerar lead grátis para implementá-las. Primeiro, vamos desvendar a importância dos leads gratuitos.

Gere leads gratuitamente

Como gerar lead grátis
Como gerar lead grátis

Criar um fluxo constante de leads é essencial para o crescimento e a lucratividade, mas pode ser um trabalho caro. 

Se examinarmos mais de perto esse valor em dólares, veremos os métodos mais comuns de tipos de custos de geração de leads:

  • Custos de publicidade 
  • Custos de distribuição e divulgação de mídia 
  • Custos de mão de obra interna ou de agência terceirizada  
  • Custos de incentivos, como descontos, amostras e cupons 
  • Custos de compra ou aluguel da lista de contatos (não recomendado se você quiser leads de alta qualidade) 

Então, é realmente possível ter um lead grátis? Um lead é simplesmente alguém que demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Eles podem ter visitado seu site, clicado em um link em seu e-mail ou preenchido um formulário em um evento. 

Você pode absolutamente gerar um lead frio, morno ou quente sem quebrar o banco com os custos acima – explicaremos como a seguir. 

Principais estratégias e ferramentas para gerar leads grátis

Esteja tentando reduzir seus custos de marketing ou testar uma nova abordagem de vendas, é difícil errar com essas ferramentas e dicas para gerar leads gratuitamente.

1. Envie e-mails eficazes 


O e-mail é indiscutivelmente o canal mais popular para gerar lead grátis, e por um bom motivo. O e-mail gera um retorno muito significativo sobre o investimento (ROI). É o método preferido dos consumidores de comunicação com as empresas, tornando-o ideal para apresentações e acompanhamentos. 

Aqui estão algumas técnicas comprovadas para um melhor e-mail de vendas: 

  • Atraia a atenção dos leitores desde o início, lidando com o problema ou oportunidade.
  • Personalize sua mensagem com detalhes ou percepções sobre o cliente em potencial.
  • Procure os tomadores de decisão sempre que possível. 
  • Certifique-se de que sua frase de chamariz (link, botão, número de telefone etc.) se destaque. 
  • Agregue valor a cada e-mail incluindo materiais úteis, recursos, dicas, etc. 

Você pode começar a enviar rapidamente com ferramentas gratuitas de marketing por e-mail, como HubSpot, Omnisend ou Mailchimp. Se você precisa aumentar sua lista de assinantes de e-mail, adicione um formulário de opt-in como um pop-up em suas páginas de entrada mais populares. 

2. Aproveite a mídia social 


Muitas empresas pensam na mídia social como uma ferramenta de construção de marca, mas também para gerar lead grátis. Isso se deve à riqueza de informações que os usuários de mídia social compartilham prontamente e ao grande número de usuários no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. Aqui estão algumas maneiras de atrair novos leads:

  • Organize um evento ao vivo com palestrantes notáveis, como perguntas e respostas, perguntas e respostas ou bate-papo no Twitter.
  • Faça enquetes ou pesquisas que perguntem sobre um ponto problemático ou tópico relevante.
  • Compartilhe conteúdo fechado, como um e-book ou infográfico.
  • Experimente um sorteio ou concurso com um prêmio doado para aumentar o alcance do seu perfil. 

Use ferramentas de automação de mídia social para agendar postagens e ganhar leads no piloto automático. 

3. Otimize o conteúdo do seu blog


Como o coração do inbound marketing, o blog é uma excelente fonte de gerar lead grátis. Na verdade, os leads que progridem no processo de inbound são alguns dos mais qualificados e engajados. É eficaz, desde que você mantenha uma palavra-chave em mente: valor.

Com cada peça – artigo, webinar, podcast, etc – você precisa enfrentar os desafios do seu público. 

Por fim, use as práticas recomendadas de SEO (Search Engine Optimization) para que seu conteúdo seja visível nos resultados do mecanismo de pesquisa. 

Leia mais: Como Criar um link para Whatsapp e Aumentar suas Vendas de Planos de Saúde

4. Faça parceria com um influenciador


O marketing de influência é um exemplo clássico de “prova social”, ou a ideia de que os consumidores adotarão as opiniões ou ações de pessoas em quem confiam. É também um canal de aquisição de leads em rápido crescimento. 

Você pode usar a voz de um líder de pensamento, especialista ou influenciador para levar a mensagem da sua marca ao seu público, geralmente em troca de menções nas redes sociais ou amostras grátis ou serviços. 

Um erro que as empresas cometem é controlar a voz ou a criatividade do influenciador, danificando o elemento mais valioso – a autenticidade. Compartilhe diretrizes claras para sua marca e seus objetivos e, em seguida, deixe que eles criem um conteúdo que se encaixe em sua voz e estilo.

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5. Aumente as referências de clientes


As pessoas confiam nas avaliações dos usuários e no boca a boca muito mais do que em táticas de marketing externo, como ligações ou anúncios. Portanto, uma das melhores maneiras de gerar novos negócios é mobilizar seus clientes existentes.

Crie uma oferta de indicação do cliente que seja atraente tanto para o referenciador quanto para o referenciado, como vales-presente ou descontos. Para manter os custos baixos, você também pode desbloquear o acesso a recursos premium ou conteúdo exclusivo. Esse pode ser o incentivo que seus clientes precisam para recomendá-lo ao seu círculo íntimo.

Alimente seu funil de vendas


Abordamos uma variedade de maneiras simples de gerar leads grátis neste artigo. No entanto, se essas estratégias não forem combinadas com uma estratégia adequada de nutrição de leads, convertê-las será uma batalha difícil. 

Portanto, invista em outras ferramentas para gerar lead grátis ao seu negócio e aposte no crescimento da sua empresa. 

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