Sem dúvida, a técnica de vendas é usada para facilitar o processo de vendas. Ou seja, são utilizados para que o fechamento das vendas seja realizado de forma mais rápida e eficiente.
De qualquer forma, essas técnicas também são aplicadas para persuadir o cliente a comprar os produtos oferecidos pela empresa. Assim, ao aplicar técnicas de vendas, é necessária uma certa experiência e esforço por parte do vendedor para que funcionem corretamente.
Por isso, é importante que uma empresa esteja constantemente treinando sua força de vendas, para que os vendedores, além de dominar e utilizar com eficiência os métodos de venda, estejam atualizados com as técnicas mais modernas e inovadoras.
É claro que as técnicas de vendas não são métodos universalmente aplicáveis. No entanto, podemos citar cinco dos mais utilizados:
Esta técnica foca-se em satisfazer as necessidades do cliente, cada letra do seu nome refere-se a um elemento do processo de compra. Começa por atrair a atenção do cliente, depois desperta o seu interesse, depois motiva o desejo de compra, para finalmente fazer com que o cliente realize a ação de compra. É uma das técnicas mais importantes e geralmente serve de base para as demais.
Essa foca nos mesmos fatores que a técnica AIDA leva em conta, seguindo o mesmo esquema de atenção, interesse e desejo. Mas aqui se acrescenta mais um elemento, que é a demonstração, concluindo o mesmo com a ação de compra.
Por outro lado, esta técnica prioriza os aspectos ou temas em comum com o cliente. O processo começa com a captura de atenção, depois passa a despertar o interesse, depois é realizado o processo de convencimento, depois vem o desejo e termina com o fechamento da venda.
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Então, a técnica SPIR é muito mais simples que as técnicas anteriores, ela começa com uma situação particular, então o problema é analisado, imediatamente a implicação daquele problema é levantada e termina com a solução do problema colocado.
Também é conhecido como características, vantagens e benefícios. Primeiramente, são apresentadas ao cliente todas as características do produto que está sendo promovido, depois são apresentadas todas as vantagens e por fim os benefícios que o produto oferece ao cliente. Dessa forma, a ideia é gerar uma ideia positiva para o produto. No entanto, uma limitação dessa técnica é que ela não se concentra nas necessidades individuais do cliente.
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Quando a técnica de vendas é aplicada, não há desvantagens. Sua empresa, sua equipe e seus clientes só têm a ganhar com uma técnica para vender mais que privilegia o contato mais humano, mais respeitoso e cordial.
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