Técnicas de Vendas: Quais as Vantagens e Desvantagens?

Sem dúvida, a técnica de vendas é usada para facilitar o processo de vendas. Ou seja, são utilizados para que o fechamento das vendas seja realizado de forma mais rápida e eficiente.

De qualquer forma, essas técnicas também são aplicadas para persuadir o cliente a comprar os produtos oferecidos pela empresa. Assim, ao aplicar técnicas de vendas, é necessária uma certa experiência e esforço por parte do vendedor para que funcionem corretamente.

Por isso, é importante que uma empresa esteja constantemente treinando sua força de vendas, para que os vendedores, além de dominar e utilizar com eficiência os métodos de venda, estejam atualizados com as técnicas mais modernas e inovadoras.

Quais técnicas de vendas podem ser usadas?

Homem desenhando um quadro

É claro que as técnicas de vendas não são métodos universalmente aplicáveis. No entanto, podemos citar cinco dos mais utilizados:

1. Técnica AIDA


Esta técnica foca-se em satisfazer as necessidades do cliente, cada letra do seu nome refere-se a um elemento do processo de compra. Começa por atrair a atenção do cliente, depois desperta o seu interesse, depois motiva o desejo de compra, para finalmente fazer com que o cliente realize a ação de compra. É uma das técnicas mais importantes e geralmente serve de base para as demais.

2. Técnica AIDDA


Essa foca nos mesmos fatores que a técnica AIDA leva em conta, seguindo o mesmo esquema de atenção, interesse e desejo. Mas aqui se acrescenta mais um elemento, que é a demonstração, concluindo o mesmo com a ação de compra.

3. Técnica AICDC


Por outro lado, esta técnica prioriza os aspectos ou temas em comum com o cliente. O processo começa com a captura de atenção, depois passa a despertar o interesse, depois é realizado o processo de convencimento, depois vem o desejo e termina com o fechamento da venda.

Leia também: 8 metodologias que vão te fazer vender muito!

4. Técnica SPIR


Então, a técnica SPIR é muito mais simples que as técnicas anteriores, ela começa com uma situação particular, então o problema é analisado, imediatamente a implicação daquele problema é levantada e termina com a solução do problema colocado.

5. Técnica FAB (Características, Vantagens e Benefícios)


Também é conhecido como características, vantagens e benefícios. Primeiramente, são apresentadas ao cliente todas as características do produto que está sendo promovido, depois são apresentadas todas as vantagens e por fim os benefícios que o produto oferece ao cliente. Dessa forma, a ideia é gerar uma ideia positiva para o produto. No entanto, uma limitação dessa técnica é que ela não se concentra nas necessidades individuais do cliente.

Leia também: Você sabe o que é venda adaptativa?

Vantagens em utilizar as  técnicas de vendas com sua equipe


  • Equipe coesa: quando se trata de uma equipe coesa, o time ao qual você faz parte segue a mesma metodologia de trabalho. Com isso, se torna mais unido e confiante, ainda mais para se tornar um time diferenciado e competitivo no mercado de trabalho quando as técnicas de vendas passam por um treinamento adequado.
  • Como ser um bom vendedor: o primeiro passo que os gurus em vendas ensinam é dar atenção ao cliente, desde o primeiro momento em que ele entra na sua loja. Seja cordial e gentil e, principalmente, olhe nos olhos dele para dar-lhe boas-vindas.
  • Atendimento personalizado: quando aplicada a técnica, é ideal para fornecer um atendimento especializado em qualquer produto ou serviço. Pois, vivemos em um mundo onde as coisas acontecem de forma tão rápida, ser tratado como único será de grande valia e vai agradar qualquer tipo de cliente. Ele se sentirá especial!
  • Oferecer soluções e não problemas: um excelente vendedor precisa oferecer um produto ou serviço que seja o melhor possível, pois saberá que o cliente busca a melhor experiência de compra.
  • Benefícios em primeiro lugar: enalteça os benefícios! Não se esqueça das qualidades do que você está vendendo. Seja sincero e claro ao falar dos pontos fracos do seu produto. Atualmente, com a Internet ao alcance das mãos, todo o seu discurso pode cair por terra se o seu cliente resolver dar uma busca no Google e descobrir que nem tudo o que você oferece é verdadeiro.

E as desvantagens?


Quando a técnica de vendas é aplicada, não há desvantagens. Sua empresa, sua equipe e seus clientes só têm a ganhar com uma técnica para vender mais que privilegia o contato mais humano, mais respeitoso e cordial.

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Amanda Siqueira

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