Se você é ou pretende ser um negociador, certamente tem ciência de que já foi persuadido por pelo menos alguns tipos de negociantes mais conhecidos. Seja na rua, no trabalho ou em lojas, é típico de um vendedor lhe oferecer algo que não precise.
A negociação é um papel presente em nossas vidas, já que para tudo que fazemos, precisamos dela — seja na vida pessoal ou profissional.
Por isso, a LeadMark criou este artigo para você entender que negociar não é competição. Negociar é sinônimo de equilíbrio e outros objetivos que cada um necessita.
Agora, vamos lá: se você é um vendedor e se considera ótimo no que faz, esse conteúdo pode, de verdade, proporcionar alguns benefícios para você. Um deles é na melhoria das suas habilidades e técnicas de negociação.
Mas, antes de começarmos, é válido informar também: negociar não é só para o vendedor, o consumidor também negocia, principalmente quando deseja pagar menos pelo produto/serviço. Agora conheça quais tipos de negociadores existem e quais deles você é.
O mercado é um leque de profissionalismo muito extenso e nesse nicho existem diversos tipos de negociadores, mas é importante que saiba qual deles você terá mais afinidade durante o momento de negociação.
Deste modo, é fundamental entender como a outra pessoa vai agir na tomada de decisão sobre o que você está oferecendo, por isso, alguma característica do seu perfil de negociador terá influência e criar vantagens para utilizar as suas melhores táticas de negociação.
Abaixo, listamos 4 tipos de negociantes mais conhecidos no mercado e explicaremos suas discrepâncias e características.
Um dos tipos de negociantes é o negociador com perfil analítico. Ele é aquele que necessita do máximo de informações para seguir com o seu trabalho satisfeito. Normalmente, é ele quem faz muitas perguntas, pois quer se atentar a todos os detalhes. Quem tem esse perfil precisa se sentir seguro na sua proposta e souber que terão garantia do sucesso antes mesmo de decidir qualquer coisa.
Na etapa de negociação com esse perfil de negociador, é válido evitar espaços que tragam tensão e insegurança, e deve oferecer um ambiente harmonioso e tranquilo.
Leia mais: Storytelling: Como aplicá-lo para aumentar sua conversão em vendas
O negociador com perfil apoiador é aquele que busca sempre agradar outras pessoas. Com isso, as negociações tendem a demorar um pouco mais. Os que possuem esse perfil gostam de aproveitar todas as oportunidades e têm mais dificuldade em expor pensamentos negativos ou mesmo dizer não.
O negociador com perfil catalisador é aquele que se associa muito rápido e se expressa. Ele possui perfil empreendedor e tem um poder muito persuasivo. De modo geral, esse tipo de negociador consegue utilizar suas habilidades para realizar qualquer coisa, pois o foco serão seus objetivos.
Porém, é preciso ter cuidado ao negociar alguma coisa com esse negociador, pois quando estão sob tensão, costumam ser explosivas ou mesmo prometem mais do que podem oferecer.
Por fim, o negociador com perfil controlador é aquele que tem total foco nos resultados e nas metas que deseja alcançar. Desta forma, esse negociador consegue tomar decisões de forma imediata, já que prioriza o tempo e redução de custos. Também é organizado e sempre irá direto ao assunto.
Normalmente, esse tipo de negociador é visto como insensível e também inflexível, pois sua forma de negociar é tão persuasiva quanto o perfil anterior. Quem negocia com esse perfil, quase não consegue tomar as rédeas da situação, já que o que ele fala quase sempre não é nulo.
Se você lidar com esse tipo de negociador, precisa mostrar as vantagens existentes em relação ao tempo e custos em aceitar a sua proposta. Até mesmo uma estratégia alternativa pode ser cabível para agradá-lo.
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Agora que você entendeu os principais tipos de negociantes, essa pode ser a melhor hora para você analisar o seu perfil. Assim, você pode ter um caminho para a sua negociação e até mesmo usar as estratégias necessárias para negociar o seu produto ou serviço.
Lembrando que não se trata de competição. A negociação é uma forma de você conseguir alcançar o seu objetivo profissional, e também não identificar-se como um negociador de apenas um perfil, pois você pode ter mais de um estilo ou até mesmo todos dependendo da ocasião.
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