Vale a pena montar um processo de vendas consistentes (PVC)?

O processo de vendas consistentes é o mecanismo que converte seus investimentos de back-end, como CRM, automação de marketing e garantias, em receita.

Se você deseja impactar os resultados finais, você precisa de um processo de vendas consistentes que forneça aos líderes de vendas e representantes de vendas a capacidade de gerenciar, reforçar e inspecionar, não apenas um conjunto de ferramentas que não são integradas ou relativas ao dia do vendedor, funções do dia a dia. 

Sem uma visão em tempo real sobre o que está funcionando, quando, por que e para quem, o esforço para melhorar o desempenho de vendas pode se tornar um jogo caro de dardos.

Se você deseja impulsionar a verdadeira transformação de vendas em sua organização, precisa de um processo consistente que permita:

  • Insight sobre o ciclo de compra do seu cliente 
  • Alinhamento organizacional 
  • Reforço de coaching 
  • A combinação certa de tecnologia de suporte

Nos tópicos abaixo, vamos tratar melhor sobre cada um deles. Confira!

Entendendo sobre o processo de vendas consistentes

Muitas empresas equiparam seu processo de vendas consistentes com seu CRM, pois muitas vezes o insight é confundido com supervisão. Se o seu CRM funcionar como um processo de vendas, você não terá a linha de visão do gerente necessária para produzir resultados positivos.

Um sistema de CRM é, sem dúvida, parte integrante das equipes de vendas e marketing. No entanto, o CRM não pode ficar sozinho como um “processo de vendas”.

A coisa mais importante a entender sobre o CRM é, essencialmente, o que seus vendedores fazem. Isso, por si só, não influenciará a maneira como seus vendedores se comportam. É apenas uma parte de um sistema maior necessário para ser uma equipe de vendas contemporânea e bem-sucedida.

Insight sobre o ciclo de compra do cliente

Vale a pena montar um processo de vendas consistentes (PVC)?
Funcionário e gestora

Um processo de vendas consistentes precisa estar alinhado com eventos críticos e pré-determinados no processo de compra de um cliente-alvo. Deve permitir que as atividades de vendas atendam melhor aos objetivos, dinâmicas e participantes do comprador em cada estágio.

Alinhamento organizacional


Para cada estágio de vendas, os vendedores devem ser orientados de forma eficiente para um conjunto predeterminado de atividades de vendas, conteúdo e comportamentos conhecidos por gerar resultados. 

Esse esforço de capacitação deve ir além da equipe de vendas e incluir Marketing, Gerenciamento de Produtos, Treinamento e até Finanças ou Atendimento ao Cliente. Sem esse alinhamento e coordenação, você corre o risco de confusão e uma mensagem desconectada para o comprador.

Leia também: Atendimento Proativo e Reativo: Qual o melhor?

Reforço através da liderança de vendas da linha de frente


Os gerentes de vendas da linha de frente desempenham um papel crítico na condução do processo de vendas. Sua medição e reforço são os principais impulsionadores da mudança sustentada em uma organização. 

Leia também: Entenda a diferença entre Preço e Valor e como isso Impacta em suas vendas

Use o CRM para habilitar o processo de venda


As melhores organizações de vendas da categoria usam seu sistema de CRM para facilitar a “venda no processo”. A tecnologia de habilitação de vendas geralmente se torna a fonte principal para produtividade e eficácia do vendedor, porque os dados de uso podem ser coletados automaticamente e vinculados ao CRM.

As organizações de vendas de alto desempenho alinham efetivamente seu processo de vendas ao processo de compra de seus clientes e desenvolvem as ferramentas necessárias para gerenciar, reforçar e inspecionar durante todo o ciclo de compra. 

A implementação de um processo de vendas eficaz não é um evento de treinamento de um ano. Exige alinhamento e reforço funcional cruzado que envolve CRM, capacitação de vendas, coaching de linha de frente e análises subjacentes para interpretar e obter insights.

Os vendedores que experimentam o valor de serem totalmente capacitados se envolverão de forma mais consistente em um processo que gera resultados mensuráveis.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page