Vale a pena montar um processo de vendas consistentes (PVC)?

O processo de vendas consistentes é o mecanismo que converte seus investimentos de back-end, como CRM, automação de marketing e garantias, em receita.

Se você deseja impactar os resultados finais, você precisa de um processo de vendas consistentes que forneça aos líderes de vendas e representantes de vendas a capacidade de gerenciar, reforçar e inspecionar, não apenas um conjunto de ferramentas que não são integradas ou relativas ao dia do vendedor, funções do dia a dia. 

Sem uma visão em tempo real sobre o que está funcionando, quando, por que e para quem, o esforço para melhorar o desempenho de vendas pode se tornar um jogo caro de dardos.

Se você deseja impulsionar a verdadeira transformação de vendas em sua organização, precisa de um processo consistente que permita:

  • Insight sobre o ciclo de compra do seu cliente
  • Alinhamento organizacional
  • Reforço de coaching
  • A combinação certa de tecnologia de suporte

Nos tópicos abaixo, vamos tratar melhor sobre cada um deles. Confira!

Entendendo sobre o processo de vendas consistentes

Muitas empresas equiparam seu processo de vendas consistentes com seu CRM, pois muitas vezes o insight é confundido com supervisão. Se o seu CRM funcionar como um processo de vendas, você não terá a linha de visão do gerente necessária para produzir resultados positivos.

Um sistema de CRM é, sem dúvida, parte integrante das equipes de vendas e marketing. No entanto, o CRM não pode ficar sozinho como um “processo de vendas”.

A coisa mais importante a entender sobre o CRM é, essencialmente, o que seus vendedores fazem. Isso, por si só, não influenciará a maneira como seus vendedores se comportam. É apenas uma parte de um sistema maior necessário para ser uma equipe de vendas contemporânea e bem-sucedida.

Insight sobre o ciclo de compra do cliente

Funcionário e gestora

Um processo de vendas consistentes precisa estar alinhado com eventos críticos e pré-determinados no processo de compra de um cliente-alvo. Deve permitir que as atividades de vendas atendam melhor aos objetivos, dinâmicas e participantes do comprador em cada estágio.

Alinhamento organizacional


Para cada estágio de vendas, os vendedores devem ser orientados de forma eficiente para um conjunto predeterminado de atividades de vendas, conteúdo e comportamentos conhecidos por gerar resultados. 

Esse esforço de capacitação deve ir além da equipe de vendas e incluir Marketing, Gerenciamento de Produtos, Treinamento e até Finanças ou Atendimento ao Cliente. Sem esse alinhamento e coordenação, você corre o risco de confusão e uma mensagem desconectada para o comprador.

Leia também: Atendimento Proativo e Reativo: Qual o melhor?

Reforço através da liderança de vendas da linha de frente


Os gerentes de vendas da linha de frente desempenham um papel crítico na condução do processo de vendas. Sua medição e reforço são os principais impulsionadores da mudança sustentada em uma organização. 

Leia também: Entenda a diferença entre Preço e Valor e como isso Impacta em suas vendas

Use o CRM para habilitar o processo de venda


As melhores organizações de vendas da categoria usam seu sistema de CRM para facilitar a “venda no processo”. A tecnologia de habilitação de vendas geralmente se torna a fonte principal para produtividade e eficácia do vendedor, porque os dados de uso podem ser coletados automaticamente e vinculados ao CRM.

As organizações de vendas de alto desempenho alinham efetivamente seu processo de vendas ao processo de compra de seus clientes e desenvolvem as ferramentas necessárias para gerenciar, reforçar e inspecionar durante todo o ciclo de compra. 

A implementação de um processo de vendas eficaz não é um evento de treinamento de um ano. Exige alinhamento e reforço funcional cruzado que envolve CRM, capacitação de vendas, coaching de linha de frente e análises subjacentes para interpretar e obter insights.

Os vendedores que experimentam o valor de serem totalmente capacitados se envolverão de forma mais consistente em um processo que gera resultados mensuráveis.

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Amanda Siqueira

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