07 erros no WhatsApp que prejudicam as vendas de plano de saúde

Usar o WhatsApp para as suas vendas de plano de saúde é uma poderosa estratégia para aumentar o faturamento. No entanto, é preciso ter muito cuidado com a forma que essa ferramenta é utilizada, pois ela também pode se tornar o seu pior inimigo na hora de fechar o negócio com seus leads.

Isso ocorre quando você faz uso de más práticas no aplicativo. Nesses casos, você corre sérios riscos de comprometer gravemente o seu negócio e até a sua imagem profissional. Quer saber como evitar que isso aconteça?

Neste post você poderá encontrar uma seleção de 7 erros fatais que você jamais pode cometer ao usar o WhatsApp para vender planos de saúde para os seus leads. Confira e melhore a sua estratégia de vendas:

 

Envio de spam para os leads

Apesar de parecer uma prática rotineira e até inofensiva, o envio de propagandas de planos de saúde para os seus leads pelo WhatsApp pode ser considerado spam. Ao fazer isso sem o devido consentimento do seu cliente, você não só causa descontentamento, como também prejudica a sua imagem como profissional.

Para evitar esse tipo de prática e as consequências que ela pode gerar, o ideal é que você sempre personalize as mensagens e planeje bem o tipo de conteúdo que será enviado. Só depois disso, você começa a oferecer os serviços que está vendendo e de acordo com o perfil do seu lead, o que acha?

Além disso, jamais envie informações sobre os planos de saúde ou de qualquer outro tipo sem antes obter a autorização do seu cliente em potencial. Esse simples ato evita que você seja visto como um profissional inconveniente e tenha a sua imagem prejudicada.

Enviar mensagens longas é um erro que prejudica as vendas de plano de saúde

Inclusão em grupos de vendas de plano de saúde

A inclusão em grupos de WhatsApp é sem dúvida uma ótima estratégia de vendas de plano de saúde. No entanto, para que ela realmente funcione, você precisa ter o consentimento dos seus leads antes de inseri-los nesses espaços de interação e de venda.

O ideal é que você tenha grupos formados por pessoas que realmente têm algum tipo de interesse nos serviços que você está oferecendo ou que, no mínimo, autorizem a sua inserção nesse espaço.

Além de demonstrar a sua preocupação com o lead, essa prática também permite que você aumente as suas chances de vender os planos. Depois de montar os grupos de WhatsApp, você poderá avaliar se a sua estratégia de venda funciona pela taxa de saída do mesmo.

 

Enviar mensagens diariamente

O envio diário de mensagens é considerado um dos erros mais frequentes entre os corretores de plano de saúde. Isso geralmente é motivado pela grande vontade de fechar logo a contratação e aumentar as vendas, mas deve ser evitado o máximo possível.

A dica aqui é que você faça um bom planejamento do tipo de conteúdo e da frequência do seu envio para os leads. Tenha em mente que, enviar várias mensagens em um dia ou diariamente, não vai fazer com que o seu cliente tome uma decisão mais rápido.

Pelo contrário, essa prática só gera incômodo e cria uma barreira entre você e o seu lead. Para evitar que isso aconteça, envie uma mensagem e espere a reação do cliente respeitando o seu tempo de resposta. Não obteve retorno? Então, recorra a outras formas de contato, como e-mail.

 

Escrever textos longos prejudica as vendas de plano de saúde

Enviar textos longos para os leads no WhatsApp, é uma das práticas que mais prejudicam as vendas de plano de saúde. Ao fazer isso, existem grandes chances do seu cliente não ler todas as informações, ou pior, ficar aborrecido com você e te ignorar.

O recomendado é manter sempre conversações claras e objetivas com os leads, evitando qualquer tipo de enrolação. Caso você precise informar mais detalhes sobre o plano, peça o e-mail do cliente e avise a ele que estará enviando as informações adicionais por ele.

Nesses casos, é importante lembrar que ao ser sucinto, você transmite uma imagem de um corretor profissional e eficiente. Afinal, sabe que não pode perder tempo com conversas desnecessárias ou que podem ser resolvidas por outros canais de comunicação.

 

Gravação de áudios longos

Assim como as mensagens, o envio de áudios longos também pode prejudicar o relacionamento com os leads. Essa situação piora ainda mais, quando os áudios além de longos, são sobre temas que não são sobre planos de saúde ou que não tenha sido solicitado pelo cliente.

Além disso, o envio de mensagens de voz longas e consecutivas demoram a carregar e no final, é provável que o seu cliente precise escutar ele gaste muito tempo, escutando as mensagens várias vezes para poder responder você.

Uma boa prática, é sempre ligar para o seu cliente quando precisar conversar a respeito de um assunto específico e que seja difícil de explicar via mensagem. Caso deseje, você pode até usar o recurso de chamada por voz do próprio WhatsApp para fazer essa ligação.

 

Enviar assuntos alheios as vendas de plano de saúde

Ao usar o WhatsApp para manter um relacionamento com os seus leads, você precisa adotar uma postura estritamente profissional. Isso significa que, devem ser trocadas mensagens referentes às informações sobre as vendas de plano de saúde. Por isso, evite certas práticas usadas no seu WhatsApp pessoal como:

 

  • piadinhas;
  • mensagens de bom dia;
  • temas políticos e;
  • demais temas não relacionados aos planos de saúde.

 

Esse tipo de conteúdo não apenas incomoda, como também pode se tornar a principal razão para que o seu lead interrompa o seu contato com você.

Isso sem dúvida, afetará as suas chances de fechar contratos lucrativos e perder a sua credibilidade perante os clientes. Sendo assim, evite ao máximo adotar essa postura.

Vendas de plano de saúde com whatsapp

Usar apenas o WhatsApp

Quando bem utilizado, o WhatsApp pode se tornar um verdadeiro aliado para qualquer corretor de plano de saúde. No entanto, usá-lo como única estratégia de vendas é um erro fatal para o seu negócio. Afinal, isso limita o alcance do seu público-alvo a apenas os contatos do seu WhatsApp, reduzindo as suas vendas.

Para evitar que isso aconteça, invista em outras estratégias de marketing digital tal como, a aquisição de leads de plano de saúde qualificados. Dessa forma, você sempre terá acesso ao contato de novos clientes que realmente estão interessados em adquirir plano de saúde.

Outra dica bacana, é tornar a sua presença mais forte nas redes sociais e investir em e-mail marketing para a sua lista de contatos. Assim, será possível manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes e conseguir realizar mais vendas de plano de saúde.

 

 

Agora que você aprendeu quais são os piores erros que podem prejudicar suas vendas de plano de saúde, a decisão está nas suas mãos. Se você quer realmente conquistar um bom faturamento e ser bem-sucedido como corretor, então busque evitá-las a partir de hoje.

Isso irá garantir que você consiga se aproximar mais dos seus clientes, além de transmitir uma imagem de corretor profissional e confiável. Mas, se você deseja aumentar suas chances de realizar vendas então, precisa conhecer os pacotes de leads qualificados que são oferecidos pela LeadMark.

Também leia nosso artigo completo sobre Leads de Plano de Saúde PME: Como usar e-mail marketing para vender mais.

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