Você conhece o Marketing conversacional?

O marketing conversacional é uma abordagem de marketing centrada no cliente e orientada para o diálogo. Tornou-se a principal estratégia para impulsionar o envolvimento do cliente, melhorar a experiência do cliente e aumentar a receita.

O próprio nome já diz muito sobre o termo – mas se você está se perguntando como o marketing de conversação funciona, por que é tão importante e onde ele se encaixa no mundo do inbound, continue lendo! 

O que é o marketing conversacional?

Você conhece o Marketing conversacional?
Chatbot

O marketing conversacional é baseado em interações individuais em tempo real em vários canais. Ele permite que você promova relacionamentos com clientes e melhore sua experiência de cliente on-line, comunicando e personalizando as interações on-line. 

Chat ao vivo, chatbots e aplicativos de mensagens são usados ​​para permitir essas conversas personalizadas.

Os chatbots, em particular, tornaram o marketing conversacional mais acessível. As duas soluções são regularmente agrupadas como a mesma coisa, mas os chatbots são apenas uma parte do marketing de conversação – como o goleiro de um time de futebol, você não diria que eles compõem o time inteiro.

Qualquer forma de comunicação bidirecional, como telefone e e-mail, pode fazer parte de uma estratégia de marketing conversacional. Embora hoje, as mensagens sejam a maneira mais popular de entrar em contato e alcançar os clientes. As pessoas adoram conversar e querem respostas instantâneas, o que é parte do motivo pelo qual aplicativos de mensagens como o WhatsApp são tão populares.

A chave no marketing conversacional é avaliar e entender quais são os canais preferidos de seus clientes e ajustar seu tom de voz de acordo – o diálogo com chatbots e chat ao vivo geralmente é bastante informal e imita uma conversa casual.  

Marketing conversacional vs. marketing de entrada


Então, há uma diferença entre marketing de entrada e conversacional?

Sim e não. O marketing conversacional é frequentemente considerado parte de uma estratégia de marketing de entrada.

Inbound é a tática de “puxar” para atrair clientes por meio dos canais que eles preferem. O marketing conversacional, por outro lado, é o método de realmente conversar com os clientes nesses canais .

É a maneira como você interage com seus clientes, fornecendo a eles o poder de quando, como e onde eles se comunicam com sua empresa. Ambos são, por natureza, centrados no cliente e andam de mãos dadas. 

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Chatbots no marketing conversacional


Como mencionado, quando se fala em marketing conversacional, as pessoas pensam automaticamente em chatbots.

Com razão, pois desempenham um papel importante na implementação do marketing conversacional como canal de comunicação. Isso ocorre porque os chatbots usam uma abordagem de conversação e simulam interações face a face.

Hoje, os chatbots vêm em todas as formas e tamanhos com vários recursos e níveis de avanço, desde chatbots com recursos de IA até bots menos avançados, como bots baseados em botão. 

No marketing conversacional, os chatbots costumam ser usados ​​para automatizar o processo de coleta de dados, fornecer informações sobre produtos/serviços e qualificar ainda mais seus leads. 

O fato de os chatbots serem cada vez mais comuns em sites e plataformas de mídia social certamente aumentará as expectativas dos clientes e, portanto, os bots precisam mostrar que são eficientes na comunicação e fornecer o valor que os clientes procuram.

Benefícios do marketing conversacional

Você conhece o Marketing conversacional?
Conversa por chatbot

Quando você está fazendo certo, o marketing de conversação oferece vários benefícios que podem lhe dar uma vantagem sobre a concorrência em seu mercado.  

1. Melhor experiência do cliente


Primeiro, conversar com os visitantes do seu site ajuda você a aprender mais sobre suas necessidades e pontos problemáticos e coletar as informações necessárias para qualificá-los ainda mais. 

Com base no que eles estão interessados ​​e onde eles estão na jornada do comprador, você poderá ajustar sua comunicação, enviar mensagens relevantes e direcionadas e interagir com eles de maneira significativa.

Essas conversas significativas podem ser executadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo a criar confiança em sua empresa durante a jornada de compra e desenvolver ainda mais relacionamentos com seus clientes. 

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2. Melhor geração de leads


Ao fornecer uma forma interativa para os clientes atuais e potenciais interagirem com sua empresa, você pode otimizar as experiências do cliente e converter mais visitantes em clientes pagantes.

As conversas não apenas ajudam você a converter leads, mas também os qualificam para suas vendas quando você faz as perguntas certas no momento certo.  

3. Movimente os compradores através de seu funil de vendas mais rapidamente 


Quando suas atividades de marketing estão conectadas com sua equipe de vendas, você pode ter certeza de que está movendo seus compradores através de seus funis de marketing e vendas de maneira eficaz.

Os bots podem enviar leads qualificados diretamente para seus agentes de vendas no chat ao vivo, além de agendar reuniões com vendas em tempo real,

Estratégia de marketing conversacional


A escolha da melhor estratégia de marketing conversacional deve ser baseada nos objetivos de negócios da sua empresa. Esses objetivos definem o que você está tentando alcançar com seu marketing de conversação.

É bom começar avaliando que tipo de conversa você gostaria de ter com seu público e quais são os problemas que você está tentando resolver com essas estratégias. 

1. Escolha seus canais e defina as perguntas e respostas


Conhecer seu público e suas necessidades ajuda a determinar que tipo de canais você precisa e para qual finalidade, seja para responder a perguntas frequentes genéricas, fornecer informações relacionadas aos seus produtos ou serviços, auxiliar na finalização de uma compra ou promover seu conteúdo ou demonstrações. 

A decisão sobre que tipo de perguntas e respostas seu bot deve cobrir deve ser baseada nas informações que sua equipe de vendas precisa para qualificar um lead.

A natureza das perguntas depende dos seus objetivos e deve ser ajustada às diferentes etapas da jornada do cliente.

2. Personalize e otimize


Personalizar suas conversas com base no comportamento de seus clientes e no estágio da jornada do cliente permite que você mostre a eles o conteúdo certo nos canais certos no momento certo.

As pessoas apreciam quando veem informações relevantes e oportunas e podem ter interações autênticas. Como resultado, você pode fortalecer o relacionamento com o cliente. 

Para obter o máximo de sua estratégia, você deve otimizar continuamente suas conversas de marketing. Depois de lançar um chatbot, tudo se resume a testes. Você precisa analisar os dados das conversas, a jornada de seus clientes e o nível de engajamento – e alterar os fluxos das conversas com base nas descobertas.

Em seguida, faça-o funcionar novamente e repita as etapas. 

3. Peça feedback


A coleta de feedback de seus clientes atuais e potenciais desempenha um papel importante no desenvolvimento de sua estratégia de conversação.

Ele pode revelar os pontos fracos e áreas de melhoria e ajudá-lo a criar interações mais significativas e, assim, aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Como usar o marketing conversacional?

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Tecnologia

Ajudando as empresas a implementar canais de bate-papo, obtivemos informações úteis sobre como usar melhor o marketing de conversação e as melhores práticas de como começar.

Aqui estão apenas algumas de nossas dicas para ajudá-lo, se você deseja iniciar conversas com os visitantes do seu site: 

Primeiro, decida onde deseja que suas conversas ocorram.

A implementação de sua estratégia de marketing conversacional começa escolhendo as páginas onde você deseja que seu bot conversacional se envolva com seus visitantes.

Para maximizar o número de interações e seus resultados, escolha as páginas que recebem mais tráfego e visitantes com alta intenção de compra.

Em seguida, planeje o fluxo da conversa.

Depois de saber onde deseja colocar seu bot, você pode planejar o fluxo de conversa do bot.

Com base na sua estratégia de marketing conversacional e nas etapas da jornada do cliente dos visitantes da página, defina que tipo de informação você precisa fazer e quantas perguntas são necessárias. 

Para uma boa experiência do cliente, tente manter as conversas simples em todos os seus diferentes fluxos de conversa. As pessoas esperam que a interação com sua empresa seja tranquila e desejam obter respostas e orientações rapidamente.

Pronto para adicionar marketing conversacional aos seus planos?


Esperamos ter convencido você com os benefícios mencionados acima e os exemplos de marketing de conversação de que é hora de elevar o nível de sua estratégia de marketing para 2023.

O marketing conversacional pode realmente ajudar você e seus clientes ao longo de toda a jornada do cliente on-line – desde um visitante interessado em se instruir até um cliente em potencial procurando informações sobre seus produtos e um cliente existente que precisa de suporte para uma nova compra.

Comece a obter os leads qualificados prontos para comprar que você está procurando, encurte os ciclos de vendas e mova seus leads online pela jornada do comprador mais rapidamente. Crie confiança e desenvolva ainda mais seus relacionamentos com os clientes com essas interações significativas.

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