As pesquisas de satisfação do cliente é um questionário usado pelas empresas para entender o quanto os clientes estão satisfeitos com sua marca, produtos, serviços ou experiência de suporte ao cliente.
Além dos pontos positivos, as empresas também estão interessadas em conhecer melhor as oportunidades de melhorias que beneficiam tanto a empresa quanto os clientes, incluindo:
No geral, o objetivo das pesquisas de satisfação do cliente é coletar feedback do cliente que pode ser usado para melhorar a experiência geral do cliente – dos produtos/serviços que uma empresa oferece aos processos de negócios que trabalham para apoiar a satisfação do cliente.
Isso varia de acordo com as informações que estão sendo coletadas, como estão sendo coletadas, por que estão sendo coletadas e o nível de detalhe necessário.
Por exemplo, após uma ligação de suporte ao cliente, uma empresa pode enviar uma pesquisa digital perguntando como o serviço foi avaliado de um a cinco (um sendo ruim e cinco sendo excelente). Se a resposta for uma (ou ruim), a empresa pode solicitar uma ligação para obter mais informações.
As pesquisas de satisfação do cliente pode vir na forma de:
Dependendo do que você está interessado em aprender, existem vários tipos de perguntas que podem ser feitas. É comum que vários tipos de perguntas sejam usados juntos para obter o feedback mais preciso e detalhado do cliente. Abaixo estão exemplos dos tipos de pesquisas, perguntas e o tipo de conhecimento que eles coletam.
As perguntas de uso do produto ou pesquisas de produto são usadas para saber mais sobre a experiência e a satisfação de um cliente com um produto. Esse feedback do produto é necessário para entender o que os clientes estão pensando e como eles se sentem em relação ao produto.
Esses tipos de pesquisas com clientes são usados para saber mais sobre o comprador, especificamente as qualidades e características específicas dessa população. Essas informações podem ajudar a melhorar a maneira como você segmenta clientes em potencial, o que é benéfico para a equipe de marketing e vendas.
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Semelhante às pesquisas demográficas com clientes, as pesquisas psicográficas também são usadas para entender melhor os clientes. No entanto, esse tipo de pesquisa está relacionado a critérios psicológicos, como emoções, valores, estilo de vida e atitudes. Esses dados são úteis para segmentar clientes em potencial que se alinham aos valores ou interesses de sua marca ou empresa e aprender a falar melhor com eles.
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Esse tipo de pesquisa de cliente é ideal para entender a satisfação do cliente com seu produto ou serviço. Esse tipo de pesquisa será semelhante a uma escala, e os clientes serão solicitados a selecionar um número na escala que melhor descreva sua satisfação ou experiência.
É comum que os clientes respondam às escalas de satisfação seguindo qualquer forma de suporte ao cliente, seja uma ligação telefônica ou um bate-papo online ao vivo com um representante de atendimento ao cliente.
O uso de escalas para medir a satisfação do cliente torna muito mais prático medir as mudanças na satisfação ao longo do tempo. Isso é ainda mais importante ao tentar medir o impacto de uma iniciativa específica.
Exemplo: em uma escala de um a cinco, como você classificaria sua experiência de atendimento ao cliente em [data] com [representante do cliente]?
As pesquisas de texto aberto ou abertas são usadas para coletar detalhes adicionais e permitir que os clientes aprofundem suas respostas. Devido à natureza desafiadora de rastrear esses tipos de respostas, é mais provável que as perguntas de texto aberto sejam usadas para complementar perguntas adicionais.
Por exemplo, se um cliente responde a uma pergunta de escala de satisfação com 1 ou 2, o que indica uma experiência ruim do cliente, uma pergunta de texto aberto permite que ele forneça mais detalhes para ajudar a entender sua resposta.
Caixas de texto aberto podem ser incluídas no final de uma pesquisa para coletar comentários ou feedback adicionais, ou podem ser acionadas automaticamente quando um cliente responde de uma determinada maneira.
Como você classificaria sua experiência de atendimento ao cliente em [data] com [representante do cliente]?
Vamos supor que o cliente selecionou insatisfeito ou extremamente insatisfeito. Nesse caso, uma caixa de resposta de texto aberto será preenchida para informações adicionais, como:
Exemplo: Lamentamos que você não tenha ficado satisfeito com a experiência recente do cliente. Por favor, explique por que você estava insatisfeito para nos ajudar a melhorar.
Uma pesquisa de longevidade é usada para medir a retenção de clientes – a probabilidade de permanecerem clientes, a duração da retenção de clientes e os possíveis motivos que levariam à perda de clientes.
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Exemplos de perguntas sobre longevidade
Uma pesquisa de satisfação do cliente oferece insights poderosos que seu produto ou equipe de suporte ao cliente pode usar para atender e até superar as expectativas do cliente.
Entender o que seus clientes valorizam e quais etapas sua empresa pode tomar para melhorar a satisfação do cliente gera valor comercial e melhores vendas. Pode até ajudar a informar novas ideias para produtos, serviços ou soluções para os clientes.
Como as pesquisas de satisfação com clientes também podem ser usadas para obter as perspectivas de seus clientes sobre problemas em potencial, transformar esses chamados ‘negativos’ em oportunidades de melhoria pode ajudar na retenção de clientes.
Se você tiver um plano definido para medir a satisfação do cliente regularmente, provavelmente identificará quaisquer alterações e indicações de problemas muito antes do que faria sem ele. Além disso, ser transparente e informar aos clientes que você está trabalhando na solução de problemas pode ajudar a aumentar a confiança e a confiabilidade.
Clientes insatisfeitos podem impactar muito uma empresa. Não apenas é muito improvável que eles permaneçam clientes, mas também há uma chance de que sua experiência ruim possa influenciar clientes potenciais ou existentes.
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