Começar um negócio de comércio eletrônico não é uma tarefa simples. O trabalho não para depois que você delineia sua estratégia de marketing, constrói sua loja, configura suas páginas de produtos e executa seus esforços de marketing.
Depois de fazer tudo isso, você ainda precisa converter os visitantes do site em clientes potenciais ou clientes valiosos de forma eficaz. Converter clientes pode parecer uma tarefa simples.
Será que se gostarem do produto, vão comprá-lo? Talvez não. Inúmeros fatores entram em jogo quando falamos sobre a conversão de visitantes do site em clientes, levando-nos ao tópico em questão: a taxa de conversão.
O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão é o número de conversões dividido pelo número total de visitantes. Por exemplo, se um site de comércio eletrônico recebe 200 visitantes em um mês e tem 50 vendas, a taxa seria 50 dividido por 200, ou 25%.
Uma conversão pode se referir a qualquer ação desejada que você deseja que o usuário execute. Isso pode incluir qualquer coisa, desde um clique em um botão até fazer uma compra e se tornar um cliente. Sites e aplicativos costumam ter várias metas de conversão e cada uma terá sua própria taxa de conversão.
Por que sua taxa de conversão é importante
O rastreamento das taxas de conversão permite medir o desempenho de suas páginas da web e aplicativos. Entender qual porcentagem de seus usuários está cumprindo as metas que impulsionam seus negócios permite que você avalie o sucesso de seu site ou aplicativo e identifique áreas de melhoria.
Melhorar sua taxa de conversão também permite que você obtenha mais vendas com a mesma quantidade de tráfego. Se você está gastando R$ 1.000 por mês em publicidade para atrair 500 visitantes ao seu site, se você dobrar sua taxa de conversão, basicamente dobrará o valor de seus gastos com publicidade.
Você pode, então, reduzir seus gastos com publicidade e obter o mesmo benefício de antes, ou investir a receita adicional em novos programas de publicidade.
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Como melhorar sua taxa de conversão
O processo de identificar metas de conversão, calcular suas taxas de conversão e otimizar seu site ou aplicativo para melhorar as taxas de conversão é conhecido como otimização de
taxa de conversão CRO.
O CRO é feito formulando hipóteses de por que os visitantes não estão convertendo e apresentando ideias para melhorar as conversões e, em seguida, testando essas ideias por meio de um processo chamado testa A/B, no qual duas versões de uma página são testadas uma contra a outra para ver quais um tem um desempenho melhor.
Identificando continuamente novas metas de conversão, identificando áreas onde sua taxa de conversão pode ser melhorada e implementando testes de novos recursos, você pode melhorar continuamente o desempenho de seu site ou aplicativo.
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Otimização da taxa de conversão em ação
Um exemplo do mundo real de CRO é capturado neste estudo de caso da ComScore, uma empresa de análise de web que fornece dados de marketing para empresas.
A empresa começou definindo uma meta de conversão em sua página de produto (leads gerados), determinou a taxa de conversão e, em seguida, configurou uma experiência com diferentes ideias para melhorar a taxa de conversão da página.
A hipótese que eles propuseram era que eles suspeitavam que incluir depoimentos na página aumentaria a confiança do visitante e levaria a mais conversões. Eles também testaram uma versão da página que incluía depoimentos e logotipos das empresas que os prestaram.
Por meio desse teste A/B, eles descobriram que a versão da página com depoimentos e logotipos teve desempenho 69% melhor do que a página original.
Este é um exemplo claro de como uma empresa conseguiu melhorar sua taxa de conversão por meio de testes e ter um impacto mensurável em seus negócios.
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