O câncer no intestino trata-se de um tumor maligno que se manifesta no intestino, ocorrendo com mais frequência no intestino grosso, como cólon, reto e ânus, desenvolvendo o surgimento de sintomas, como diarreias frequentes, sangue nas fezes ou dor abdominal. Contudo, mesmo que seja mais raro, esse tipo de câncer pode desenvolver-se no intestino delgado.
Possuindo o desenvolvimento mais frequente em pessoas acima de 50 anos, o câncer de intestino pode surgir a partir da evolução de pólipos intestinais, que são caracterizados por aglomerados de células que se originam na parede do intestino e que, caso não sejam removidos, tendem a se transformar em lesões malignas.
Assim, é importante consultar um proctologista ou gastroenterologista quando surgirem sintomas de câncer de cólon para que exames como a colonoscopia possam ser realizados para identificar o tipo de tumor e iniciar o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
- Sangue nas fezes;
- Dor abdominal;
- Diarreia ou prisão ventre;
- Sensação de peso ou dor na região anal;
- Cansaço frequente;
- Perda de peso sem causa aparente.
Os sintomas do câncer de intestino geralmente aparecem à medida que a doença progride e são mais comuns em pessoas com histórico familiar de câncer de intestino ou que têm doença inflamatória intestinal crônica, como doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Portanto, é importante consultar um médico se os sintomas durarem mais de 1 mês, se houver história familiar de câncer e/ou se a pessoa tiver algum fator de risco, como má alimentação ou alcoolismo, para que o diagnóstico possa ser feito e o tratamento possa começar logo depois.
Tenha os cuidados necessários do seu lado com profissionais da XSTeam.
Diagnóstico
O câncer de intestino é diagnosticado por um proctologista ou gastroenterologista usando exames como sangue oculto nas fezes, colonoscopia com biópsia, tomografia computadorizada e dosagem de antígeno carcinoembrionário (CEA).
Antes de fazer esses testes, seu médico também pode prescrever dietas e mudanças no estilo de vida para garantir que seus sintomas não sejam causados por condições menos graves, como intolerância alimentar ou síndrome do intestino irritável.
Além disso, como parte da prevenção do câncer de cólon, seu médico pode solicitar colonoscopias regulares, que são recomendadas para começar aos 50 ou 45 anos se houver histórico familiar de câncer de cólon.
Tratamento
O gastroenterologista ou o proctologista deve determinar o tratamento do câncer intestinal de acordo com as características do tumor, o estágio da doença e a idade da pessoa. Normalmente, o médico irá recomendar uma cirurgia para remover a parte do intestino afetada pelo câncer e a parte saudável próxima, e sessões de quimioterapia e/ou radioterapia podem ser necessárias após a cirurgia.
Em alguns casos, o médico pode recomendar sessões de radioterapia ou quimioterapia antes da cirurgia para retardar o crescimento do tumor e reduzir seu tamanho para que a remoção cirúrgica seja eficaz.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas