Downsell: Venda mais!

Um downsell é quando um vendedor oferece um produto ou serviço menor e mais acessível quando um cliente está hesitante em comprar.

É uma ótima maneira de fazer com que os indecisos ajam e façam uma compra e provou ser muito eficaz para aumentar as vendas.

De acordo com um estudo feito pela Splitit , 35% dos consumidores estão mais propensos a fazer uma compra se um site oferecer parcelas mensais como opção de pagamento.

Se você pensar em suas experiências de compras diárias, perceberá que o downselling é usado constantemente para incentivar os clientes a concluir a venda.

Alguns exemplos:

  • Um balconista que oferece um desconto exclusivo  ou um plano de pagamento  para ajudar o cliente com orçamento limitado. – Remoção de bônus  de um produto como forma de baixar o preço.
  • Oferecer um produto alternativo mais acessível  ao cliente, mas igualmente valioso.

Um downsell também pode ser usado para descrever o uso geral do consumidor de um produto, o que pode afetar seu valor.

Por exemplo, se alguém lhe vender um telefone por US$ 500 e, no dia seguinte, você decidir anunciá-lo novamente por US$ 350, isso seria considerado uma venda negativa porque outra pessoa o comprou antes de você.

Isso porque o valor do item caiu por ter sido usado anteriormente por outro consumidor.

O mesmo se aplica a qualquer outro tipo de ativo, como carros, casas, etc.

Como sei se minha empresa precisa de um Downsell?

Downsell: Venda mais!
Vendedores montando estratégias

Há muitas maneiras pelas quais as empresas podem se beneficiar do uso de uma estratégia de downsell.

No entanto, existem alguns fatores-chave que precisam ser levados em consideração primeiro.

Esses incluem:

  1. As condições atuais do mercado.
  2. Quais produtos/serviços estão vendendo bem atualmente?
  3. Existe algo único sobre o produto ou serviço que o destaca dos outros?
  4. O produto oferece algo novo ou diferente?
  5. Existem concorrentes já fazendo coisas semelhantes?
  6. Eles oferecem melhor qualidade do que a concorrência?

A principal coisa a considerar é se o seu negócio está lucrando ou não.

Se você tem um produto de sucesso que vende bem e é a única coisa que está vendendo, convém decidir oferecer um plano de pagamento simples como opção de preço para clientes que não compraram o produto.

Você provavelmente terá vários clientes que optarão por não comprar devido a problemas de orçamento.

Portanto, oferecer um downsell, nesse caso, pode ser uma ótima maneira de lidar com essas objeções e garantir que todos os seus clientes sejam atendidos.

Qual é a diferença entre um Upsell e um Downsell?


Upsells geralmente são oferecidos após uma transação bem-sucedida, enquanto downsells são normalmente dados durante os estágios iniciais dela.

Ambos os upsells e downsells trabalham juntos para aumentar a receita e os lucros.

Na verdade, ambas as estratégias devem se complementar e não competir uma contra a outra.

Ao escolher que tipo de campanha de marketing executar, você descobrirá que a maioria das empresas tende a se concentrar em upsells ou downsells, dependendo de quanto dinheiro elas geram.

Então, vamos pegar um processo de vendas típico:

  1. Um cliente vê um produto em sua loja digital que realmente gosta e decide comprar.
  2. Após a compra, eles são recebidos com um upsell  de outro produto relevante com um preço mais alto.
  3. O cliente decide repassar o upsell.
  4. Eles são levados para outra página que oferece o mesmo produto, mas como um plano de pagamento mensal (downsell)
  5. O cliente decide prosseguir com a compra e concluir seu pedido.
  6. Olhando para o cenário acima, você pode ver como isso é poderoso para aumentar seus lucros e o valor geral da vida útil do cliente.

O que começou como uma venda inicial acabou com novas compras, aumentando assim suas vendas e a lucratividade geral do seu negócio.

Como upsells e downsells mostraram funcionar bem nos negócios, mais e mais fornecedores de software incluíram habilidades de upsell e downsell como parte de seu conjunto de recursos de software.

Leia mais: Como fazer um bom relatório de vendas?

O Downsell com um clique


A inclusão mais poderosa que foi adicionada aos provedores comerciais e serviços de checkout SaaS é o ‘Upsell One-Click’  ou ‘One-Click Downsell’.

Antes desse recurso, os clientes precisavam digitar novamente seus detalhes de pagamento se decidissem comprar produtos adicionais.

Como você pode imaginar, isso atrapalhava o processo de compra do cliente e aumentava a probabilidade dele desistir da compra.

Com a adição de um clique. Os clientes podem adicionar às suas transações com apenas um clique de um botão, tornando o processo de check out simples e direto.

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