Como desenvolver um Mapa de Oportunidades para vender mais!

Você já se perguntou como desenvolver um mapa de oportunidades para vender mais? Pois bem! Essa pode ser a sua dúvida e de muitos que desejam alavancar os seus negócios para um propensão maior que a atual. 

Esta é a pergunta crítica que sua agência deve responder desde o início para avaliar o sucesso potencial de um novo projeto.

Não se trata de oferecer a melhor solução de SEO, mas de resolver um problema vital de negócios por meio de SEO e suas especificidades.

Para fazer isso, você precisa:

  • Entenda o cenário de negócios do seu cliente.
  • Descubra as tendências do setor do cliente, os pontos fortes do cliente e onde estão as oportunidades.

Afinal, definir “onde jogar” com essa análise completa não apenas esclarecerá as oportunidades de pesquisa, mas também fará ou prejudicará seu desempenho futuro de SEO. Continue a leitura a seguir.

Mapeando o desempenho atual do seu cliente

Como desenvolver um Mapa de Oportunidades para vender mais!
Mapa

Para entender melhor o horizonte de crescimento do cliente – os pontos fortes do negócio atual e as oportunidades emergentes – você precisa definir uma referência. Qual é o status do cliente no cenário de pesquisa?

Uma forma de avaliar isso é utilizando a métrica de visibilidade de busca como indicador de market share, analisando assim o seu cliente em relação aos seus principais concorrentes e descobrindo:

  • O potencial total das ações e o status dos concorrentes.
  • O espaço para crescimento no mercado.

Expressa como uma porcentagem e calculada como uma parcela de impressões ponderada em relação aos volumes de pesquisa, a métrica de visibilidade funciona como uma referência confiável para sua futura estratégia de SEO, oferecendo uma visão geral dos pontos fortes e fracos do cliente.

Por exemplo, digamos que seu cliente esteja em um mercado altamente competitivo e seu principal concorrente tenha 70% de visibilidade. Ainda assim, você também detectou palavras-chave de alta intenção que você pode melhorar no top 5, o que significa que há uma boa chance de um alto impacto quando você atingir essas classificações. Então, isso entra em sua estratégia como um objetivo tangível.

Isso nos leva à seguinte maneira de entender o desempenho digital do seu cliente – suas palavras-chave atuais com melhor desempenho (por exemplo, no top 10, top 5, top 3). Os que não são de marca, pois você deve separar os de marca desde o início, para não confundir seus dados.

Essa divisão de marca / não marca permite definir claramente o desempenho real de SEO do seu cliente (excluindo os efeitos das atividades da marca, como relações públicas, publicidade etc.) e onde você pode mover a agulha com seus esforços de SEO.

Portanto, observar as palavras-chave não relacionadas à marca com desempenho atual fornecerá uma visão geral das áreas da empresa que funcionam bem e das categorias de sites que precisam ser aprimoradas.

Mapeando oportunidades de crescimento

Como desenvolver um Mapa de Oportunidades para vender mais!
Mapeando oportunidades

Conheça as particularidades do público do cliente, a jornada do cliente e como você pode restringir seu foco estratégico para obter o ROI máximo.

Como parte da avaliação de oportunidades, com tendências de pesquisa, você pode responder a “o que veio para ficar” e combinar a intenção de pesquisa com as ofertas de seu cliente.

Por exemplo, se você identificar uma tendência explosiva “perto de mim” em restaurantes, salões e museus, e seu cliente puder atender a essa necessidade, você saberá onde concentrar sua atenção e recursos primeiro.

Há também esta questão problemática que pode surgir: Como você se prepara proativamente para futuras mudanças nos negócios?

Com os dados ano a ano e outras informações de suporte, você pode levar o papel de sua agência ainda mais para a consultoria e traçar possíveis caminhos para o cliente e como seu tráfego orgânico sem marca pode parecer daqui a 6 ou 12 meses.

Para continuar otimizando sua estratégia para impacto nos negócios, outro filtro que você pode adicionar à sua pesquisa é entender a intenção e as palavras-chave mais relevantes que os clientes do cliente usam.

Responder às perguntas difíceis em uma abordagem estratégica desde o primeiro dia não apenas restringirá sua lista de palavras-chave, mas também lhe dará uma melhor compreensão das oportunidades reais disponíveis.

Você pode pensar em avaliar palavras-chave relevantes por taxas de conversão anteriores.

Além das dificuldades técnicas – páginas de destino ausentes, problemas de canibalização, reestruturação do site etc. – você precisa observar as palavras-chave de alta intenção e sua dificuldade.

Pense em como é desafiador obter a classificação de sua página nos 10 principais resultados para uma palavra-chave específica, com base em coisas como autoridade tópica. Seu conteúdo já tem como alvo a palavra-chave e seu tópico (em termos de SEO na página)?

Você pode então criar um grupo de palavras-chave com dificuldade “fácil” ou até níveis “fácil e médio” como ponto de partida. Combinar a dificuldade com as possíveis sessões adicionais que sua estratégia de SEO pode trazer ajudará seu cliente a entender “o que está nele” para seus negócios.

Bônus: previsão para validar sua proposta estratégica

Como desenvolver um Mapa de Oportunidades para vender mais!
Pessoa escrevendo numa agenda

Depois de saber como desenvolver um Mapa de Oportunidades para vender mais em várias variáveis ​​e definir o horizonte de crescimento do seu cliente, isso significa que você tem uma lista com curadoria e priorizada de palavras-chave altamente relevantes (intenção e conversão).

O que você verá são as possíveis sessões e conversões adicionais que você pode gerar para seu cliente se essas metas de classificação definidas forem alcançadas, além do valor equivalente do Google Ads de sua proposta.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page