Entender como identificar oportunidades de crescimento para o seu negócio de planos de saúde pode ser um negócio complicado. As empresas se esforçam continuamente para identificar novas oportunidades de crescimento, a fim de alcançar o sucesso a longo prazo. É por isso que é essencial para o seu negócio desenvolver novos insights que ajudem a gerar ideias que a concorrência não conseguiu ver.
Os insights incluem a identificação de necessidades não atendidas do cliente ou do consumidor e os problemas que estão tentando resolver, enquanto as ideias são a força vital dos negócios. Às vezes, basta uma pequena mudança de ângulo para que uma ideia se transforme em uma proposta de negócio viável.
Investir em um processo robusto para o “front end da inovação” impacta positivamente na qualidade e quantidade de ideias geradas, bem como no engajamento geral de todos os envolvidos.
Então, o que você precisa fazer para transformar essas ideias ambiciosas em oportunidades de crescimento para o seu negócio?
Pesquisa de mercado e estratégias para oportunidades de crescimento na corretagem de planos de saúde
O primeiro passo é criar uma lista restrita de concorrentes. A pesquisa de mercado é um grande trunfo nesta fase. Quanto mais informações forem coletadas sobre as vendas de seus concorrentes por país e categoria, mais clara será a imagem que você obterá sobre se eles estão atuando em mercados semelhantes ou se você está perdendo oportunidades de crescimento.
Abaixo, temos quatro estratégias de crescimento diferentes a serem consideradas:
Penetração no mercado
Para identificar oportunidades de crescimento para o seu negócio, certamente aumentar a penetração no mercado é a abordagem de crescimento menos arriscada. O risco, no entanto, é sempre relativo. Essa estratégia é considerada de menor risco porque você está lidando com fatores conhecidos. Estes são seus produtos existentes e seus mercados existentes.
Vale a pena notar que, se você estiver cego para mudanças no ambiente, como novos produtos e serviços sendo desenvolvidos por concorrentes, você pode perder as necessidades de mudança de seus clientes e acabar perdendo penetração no mercado.
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Desenvolvimento de mercado
A abordagem de desenvolvimento de mercado envolve a venda de seus produtos existentes para novos mercados. Esta abordagem é de maior risco do que a penetração no mercado porque pode envolver algum investimento na expansão do mercado sem qualquer garantia de retornos lucrativos. Essa estratégia usa produtos existentes, portanto, não há custos de desenvolvimento de produtos associados. Isso ajuda a mitigar o risco.
Inovação de produto ou serviço
A introdução de um novo produto ou serviço requer um investimento de tempo e dinheiro. Pode ser necessário investir tempo e recursos no treinamento da equipe para garantir que os clientes recebam o melhor aconselhamento sobre o novo produto – no caso um novo plano de saúde ou seguro. Decidir sobre o melhor produto ou serviço para fornecer aos seus clientes existentes requer um conhecimento profundo de quem são esses clientes e o que eles precisam ou desejam.
Então, essa é uma forma de identificar oportunidades de crescimento para o seu negócio, pois ao focar nos clientes existentes, você pode passar algum tempo aprendendo mais sobre esses clientes para estabelecer a oferta mais eficaz. Embora tempo e esforço possam ser necessários, muitas vezes há novos produtos ou serviços que sua empresa pode implementar sem investimento de capital significativo.
Diversificação
A diversificação é geralmente vista como a mais arriscada de todas as estratégias de crescimento. Envolve o desenvolvimento de novos mercados com novos produtos. Isso significa que você não teria nenhuma experiência com o produto ou com os clientes que provavelmente o comprariam.
Embora os riscos existam, esta estratégia pode dar a você uma importante vantagem de pioneirismo, desde que ninguém mais tenha atendido a essa necessidade antes. Você pode ser capaz de se estabelecer como um líder nesta área muito antes que qualquer outra pessoa o assuma e isso geralmente permitirá que você cobre um prêmio.
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Dados, pessoas e finanças
Ao escolher sua abordagem, certifique-se de basear suas decisões de negócios em dados sólidos – isso ajudará você a aumentar suas chances de sucesso.
Também vale a pena garantir que você tenha a equipe certa para fazer sua estratégia de crescimento ganhar vida da maneira que você deseja.
Você pode achar que precisa recrutar mais pessoas para poder gerenciar as demandas extras que sua corretora enfrentará. Não se concentre apenas em preencher a lacuna de habilidades – recrute pessoas que se encaixem na cultura de sua empresa.
E certifique-se de que os procedimentos de gestão de pessoas sejam implementados para reter funcionários novos e existentes, para que vocês cresçam juntos como uma equipe.
Finalmente, se você tem planos para perseguir novas oportunidades e expandir seus negócios, vale a pena ficar de olho em suas finanças. Conforme destacado anteriormente, você pode precisar encontrar financiamento extra para pagar pelos novos produtos e serviços que planeja lançar no mercado.
Certifique-se de que suas finanças estão em um bom lugar e fique de olho em seu fluxo de caixa – manter tudo funcionando bem ajudará sua empresa a se concentrar em suas metas de crescimento.
E lembre-se, não importa se você está considerando um crescimento super rápido ou procurando levar as coisas de forma mais lenta e estável – o mesmo pensamento e planejamento ainda se aplicam e todas essas dicas são formas de identificar oportunidades de crescimento para o seu negócio de plano de saúde.
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