Follow-up para lead de plano de saúde: Descubra como fazer

Investir em lead de plano de saúde é a melhor alternativa para você que deseja aumentar as vendas do seu negócio. Mas os benefícios que esse tipo de recurso pode oferecer só são aproveitados ao máximo quando você o associa à técnicas de vendas eficientes.

É justamente nesse momento que surge a necessidade de você também aplicar os métodos para conquista de clientes. Para isso, invista em técnicas de follow-up de vendas, pois por meio dela você poderá fazer o acompanhamento integral das leads e aumentar as vendas.

Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir como usar a técnica de follow-up na sua rotina como corretor e conseguir aumentar as suas vendas com as leads qualificadas.

1 – Follow-up de vendas: o que é?

Antes de aprender como fazer o follow-up é importante que você descubra o que é essa técnica. Basicamente, ela consiste na realização de um acompanhamento constante do cliente durante toda a sua jornada de vendas, que inclui as fases de:

  • Pré-venda
  • Venda
  • Pós-venda

O método torna-se eficiente porque em cada fase, o corretor usa técnicas precisas que oferecem aos clientes a solução que eles precisam. Devido a isso, as probabilidades de fechar negócios lucrativos aumentam consideravelmente.

Como fazer follow-up para lead de plano de saúde

2 – Como fazer follow-up para lead de plano de saúde

Após conhecer o que é essa técnica, chegou o momento de colocá-la em prática e obter resultados consistentes nas suas vendas. Para te ajudar nessa missão, desenvolvemos um passo a passo de como fazer follow-up com lead de plano de saúde. Confira:

Invista em lead de plano de saúde

Comprar lead de plano de saúde qualificada é o primeiro passo para garantir um follow-up eficiente. Apenas assim, você terá acesso a uma base de dados de potenciais clientes que estão realmente interessados em contratar plano de saúde, principalmente o que você comercializa.

Isso evita uma economia de tempo e esforço surpreendente. Afinal, você não gastará longas horas de negociação com clientes que no final das contas não contrata o seu serviço.  Pelo contrário, as leads aguardam o seu negócio e desejam conhecer os benefícios e valores do seu plano de saúde.

Planeje a sua forma de atendimento

Um dos segredos para ter sucesso com a estratégia de follow-up é planejar todas as etapas do atendimento ao cliente. Para fazer isso, é preciso que você utilize as informações que foram colhidas sobre a sua lead.

A partir desses dados, você poderá criar um roteiro para um atendimento personalizado e que gera proximidade com o seu cliente. É justamente devido ao vínculo criado entre vocês, que será possível começar o follow-up e direcionar o consumidor para a compra do plano de saúde e ainda ressaltar todos os benefícios que ele oferece.

Construa um relacionamento

Muitos corretores de plano de saúde cometem o erro de não manter um relacionamento com os seus clientes. Nesse sentido, eles apenas entram em contato durante as principais etapas da negociação e ao receber as primeiras negativas eles simplesmente desaparecem.

No entanto, quando você usa a técnica de follow-up a realidade é bem diferente. Isso porque, ela incentiva que os corretores entrem em contato com os clientes de maneira constante, não apenas para falar da venda, mas sim de outros temas que atraiam a atenção do cliente.

Mantenha a sua lead de plano de saúde informada

Mantenha a sua lead de plano de saúde informada

Manter o contato com a sua lead de plano de saúde é crucial para o aumento das suas vendas. Para isso, você pode investir no envio de conteúdo de qualidade e relevante para ela. Alguns bons exemplos desse tipo de material, são:

  • Casos de sucesso
  • Índices
  • Análises numéricas
  • Novidades

O importante aqui é deixar claro tudo que o plano de saúde pode oferecer de benefício para o cliente que o contratar. Além disso, você ainda pode investir em poderosas campanhas promocionais e até mesmo ofertas exclusivas para as suas leads.

Ao fazer isso, você demonstra que não está interessado apenas na venda do plano, mas principalmente em oferecer algo relevante para a vida dos seus clientes.

Agende as próximas ações

Apesar de parecer absurdo, é comum encontrarmos corretores de planos de saúde que não planejam as próximas ações que irão utilizar com as suas leads. O resultado disso é um completo fracasso, pois isso faz com que eles percam a chance de fechar o negócio.

Por isso, a dica aqui é que você sempre agende as próximas interações com a sua lead, seja ela uma ligação, reunião ou até mesmo uma conferência para esclarecer dúvidas. Isso irá fazer com que você conduza o seu cliente para a contratação do plano de saúde.

Não desista de fazer follow-up para lead de plano de saúde

Isso mesmo, recomenda-se que você não desista de fazer o follow-up para lead de plano de saúde. Isso ocorre porque essa técnica é estendida até o pós-venda, como uma estratégia de criar novas oportunidades de negócios ou até mesmo indicações.

Segundo estatísticas, quando o corretor aplica essa técnica, ele consegue não só concluir as vendas, como também criar um relacionamento com o seu cliente. Isso faz com que a lead confie nele na hora de contratar outros tipos de serviços ou produtos.

Mas atenção! É fundamental que você abandone a estratégia de follow-up quando o seu cliente em potencial declarar que não deseja receber mais nenhum tipo de material relacionado ao serviço oferecido. Caso contrário, você irá prejudicar a sua imagem como profissional e perder a oportunidade de possíveis vendas futuras.

Como aumentar suas vendas com Leadmark

Como aumentar suas vendas com Leadmark

follow-up é a técnica de vendas que você precisa para aumentar as suas vendas de plano de saúde. Mas, para que você alcance esse objetivo é crucial colocar o passo a passo que você aprendeu ao longo deste post em prática na sua estratégia de vendas.

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Givanildo Albuquerque

Trabalhei 20 anos com relações trabalhista em empresas de diversos segmentos. Sempre busquei um caminho mais eficiente para fazer as coisas através de processos e do uso da tecnológia. Vender sempre esteve no meu DNA e hoje através da empresa LeadMark, a qual sou sócio, consegui unir algumas das minhas paixões: Empreendedorismo, Tecnológia, Marketing Digital e Vendas.

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