Decidir a melhor forma de se inserir no mundo digital e construir sua presença online pode ser uma tarefa cansativa. Mas hoje, a internet, está se tornando a principal ferramenta do corretor moderno.
São tantas variáveis existentes e um número tão grande de pessoas dizendo que você deve fazer algo diferente e inovador.
Para ajudar, confira neste artigo um passo a passo simples de como o corretor de plano de saúde pode construir a sua presença online na internet e conquistar mais clientes.
Presença online para corretores de plano de saúde
Criar uma página no Facebook que é grátis e ter a possibilidade de se comunicar com o seu público; pagar por anúncios no Google Ads, já que todo o mundo procura no Google; incluir um carrinho de compras ou um chat em sua página web, ou enviar e-mails em massa para milhares de pessoas para se conhecido e assim gerar vendas.
Essas opções muitas vezes são motivo de dúvidas e acabam assombrando a mente do corretor de plano de saúde.
E a verdade é que nem todas as empresas precisam estar no Facebook ou aparecer na primeira página do Google para serem bem-sucedidas na internet, também não precisam enviar e-mails em massa para poder vender.
O que eles precisam saber é: quais ferramentas usar e como usá-la. Dessa maneira, eles podem decidir quais são as que mais se adaptam ao seu tipo de negócio e ao seu tipo de cliente em potencial.
A forma mais simples de entender como funciona o marketing online é vê-lo como um processo sequencial, onde cada uma das ferramentas se junta com a outra para gerar os melhores resultados.
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Como construir uma forte presença online em 4 passos
Para construir uma efetiva estratégia de marketing online é necessário seguir uma sequência específica de 4 passos:
Passo 1 – Crie ou remodele o seu “local” na web. (“local” = website).
Passo 2 – Atraia visitantes ao “local”. (visitantes = tráfego).
Passo 3 – Incentive que eles “comprem” (“comprem” = conversão, uma ação).
Passo 4 – Mantenha-os no radar (convidar para que voltem = email marketing).
Passo 1 – Crie ou remodele o seu “local” na web
Por mais atraentes que sejam as redes sociais, toda a estratégia online deve ter a sua própria casa, seu próprio “local” para poder receber os visitantes e manter contato com eles.
Sem isso, qualquer outra iniciativa (redes sociais, publicidade ou marketing por e-mail) estará incompleta, especialmente quando se trata de gerar vendas.
Página web – o website é o eixo de sua estratégia de marketing online e como tal, encarregado de educar clientes potenciais, mostrando benefícios e razões pelas quais você é a melhor opção.
É onde convergem todos os seus esforços, onde hospeda seu conteúdo e onde se converte visitantes em dados.
Como todo bom “local”, sua página deve ser uma grande experiência para o visitante (fácil de navegar, de se encontrar o que procura e que intuitivamente indica qual é o próximo passo).
Conteúdo – O conteúdo é o oxigênio que mantém viva e vibrante a sua presença online na internet.
É a informação que você compartilha em sua página nas suas redes sociais, em seus anúncios e suas campanhas de e-mail marketing.
O conteúdo cumpre o papel de ‘vendedor’ ao colocar-se frente ao seus clientes potenciais.
Desenvolva um conteúdo atraente para o seu público-alvo e crie uma comunicação contínua, isso irá ajudá-lo a gerar o conhecimento e a confiança necessária para que, chegado o momento, o cliente dê o passo seguinte.
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Passo 2 – Atraia visitantes ao local
Levar visitantes ao local significa levar tráfego para sua página web. Para isso é necessário ter um bom visual com conteúdo de valor, direcionado aqueles que possam estar interessados, mas que não o conhecem.
Para dar visibilidade e ampliar a exposição, pense em implementar o trio mais comum da geração de tráfego: motores de busca, publicidade online e redes sociais.
Motores de busca (SEO) – Os motores de busca são uma importante fonte de visitantes para o seu site, eles direcionam pessoas que já tenham manifestado expressamente o seu interesse no conteúdo que você oferece.
No entanto, para que esse conteúdo seja exibido em pesquisas e estas pessoas o encontrem, ele deve estar “otimizado” dentro de sua página.
A otimização do conteúdo garante que ele tenha os elementos que o Google leva em consideração para atribuir uma posição no ranking e saber quando ele mostra o que e para quem.
Entre os vários elementos, as palavras-chave desempenham um papel fundamental.
Publicidade online (SEM) – Aparecer nas buscas orgânicas é desejável, mas nem sempre é possível. Por isso, aparecer nas mesmas pesquisas com publicidade paga é uma alternativa.
A publicidade on-line com pagamento por clique, como o Google Ads, tem uma grande vantagem sobre a publicidade tradicional já que você só paga quando alguém clicar em seu anúncio.
Porém, para tirar o máximo de proveito deste investimento, deve ser criada uma publicidade de ação (que convide o usuário a um passo seguinte), oferecendo informações de valor que sejam realmente relevantes e objetivas para seus clientes potenciais.
Redes sociais – As redes sociais não são a sua casa, não é o seu “local”, não são um fim em si mesmas.
As redes têm um papel específico na sua estratégia online: construir uma fonte de credibilidade para clientes potenciais.
E, embora seja muito tentador participar das redes da moda, nem todas são para todos. Foque-se apenas nas relevantes para o seu mercado.
Por exemplo, se a sua empresa vende para outras empresas (B2B), considere a possibilidade de concentrar seus esforços no Linkedin e SlideShare.
Passo 3 – Incentive que eles “comprem”
Uma vez exposto seu valioso conteúdo para os visitantes, o próximo passo é incentivar que eles “comprem”. Comprar não significa necessariamente fazer uma transação (embora seja uma opção).
Significa estimular o visitante a tomar uma ação, que avance para uma próxima etapa.
Conversão – Em uma estratégia de marketing tudo é mensurável e a palavra-chave nesse caso é chamada de ‘conversão’. Converter significa fazer com que uma pessoa faça uma ação específica.
Por exemplo, fazer um visitante de sua página web ‘se tornar’ assinante do seu boletim semanal, ou que um assinante da sua newsletter ‘se torne’ um potencial cliente ao solicitar mais informações.
Incorpore ferramentas em seu site que facilitem este processo de conversão de forma que possa estar em contato com os interessados para segui-los, educando e gerando confiança.
Convidar os usuários a receber suas dicas e recomendações ou a fazer o download de um conteúdo atrativo são boas opções.
Passo 4 – Mantenha-os no radar
Em muitos casos, o processo de decisão de compra pode demorar dias, semanas ou meses.
Por esta razão, é necessário que se tenha um mecanismo para permanecer no radar desses interessados por tempo suficiente até que seja o momento em que ele irá tomar a decisão.
E-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para ficar no radar e gerar confiança. Uma lista de assinantes interessados em saber de você é o ativo mais valioso que você pode construir.
1.000 pessoas que leiam seus e-mails é muito mais eficaz do que 25.000 seguidores no Twitter, especialmente quando se trata de promover o que realmente lhe traz lucratividade.
Ofereça o envio de conteúdo útil e relevante para os seus assinantes, como uma forma de permanecer em contato.
Ecossistema Digital: Construa a sua própria presença online
Somente quando você tem a visão completa é que você pode decidir quais ferramentas você deve usar no seu negócio e quais não.
Saber, de acordo com as características de seu negócio, o que tem mais sentido e no que você deve concentrar os seus esforços.
A implementação de cada ferramenta, de forma sequencial, através destes 4 passos irá ajudá-lo a organizar a sua estratégia e a alcançar melhores resultados, deixando de lado as coisas que não geram valor.