Os adenovírus são um grupo de vírus que geralmente causam infecções respiratórias como gripes, resfriados, coqueluche, bronquite ou pneumonia, mas também podem infectar o trato gastrointestinal e o sistema nervoso ou os olhos, causando gastroenterites, encefalites ou conjuntivites.
Esse vírus é facilmente transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou secreções respiratórias liberadas quando uma pessoa tosse ou espirra, tocando uma superfície contaminada com adenovírus ou com fezes infectadas durante a troca de fralda.
Os sintomas do adenovírus dependem do órgão infectado e incluem febre, tosse, dor de garganta, diarreia ou vômito e devem sempre ser avaliados por um médico, principalmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou crianças, pois esse vírus tem sido associado à infância. hepatite
Principais sintomas
- Febre;
- Tosse;
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Dor de ouvido;
- Náuseas ou vômitos;
- Diarreia;
- Dor de barriga;
- Olho vermelho ou irritado;
- Lacrimejamento.
Além disso, sintomas como rigidez no pescoço e nas costas, paralisia, fraqueza muscular, distúrbios mentais ou até convulsões podem ocorrer devido a uma inflamação do sistema nervoso.
Os sintomas da infecção por adenovírus são geralmente leves e começam cerca de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus. No entanto, os sintomas podem ser graves em crianças, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.
Portanto, quando aparecem sintomas de adenovírus, é consultado um clínico geral ou pediatra, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Veja como cuidar da sua saúde e das crianças com especialistas.
Transmissão
O adenovírus é transmitido por contato direto com portadores do vírus ou pela inalação de saliva ou secreções nasais liberadas quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra. Além disso, a infecção também pode ocorrer ao tocar uma superfície contaminada com adenovírus e ao tocar os olhos, nariz ou boca.
O adenovírus também pode ser transmitido através do contato com fezes contaminadas com o vírus, como durante as trocas de fraldas, ou menos comumente com água de piscina contaminada.
Diagnóstico
Um médico faz o diagnóstico de infecção por adenovírus avaliando sintomas, exame físico, histórico médico e exames laboratoriais, como sorologia para detectar a presença de antígenos, exame de fezes ou urina e cultura viral de secreções respiratórias.
Tratamento
A infecção por adenovírus deve ser tratada por um médico e na maioria dos casos não é necessário nenhum tratamento especial porque a infecção geralmente desaparece em poucos dias e geralmente é recomendado aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação, descansar e aliviar o corpo e alimentos de fácil digestão.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas