Calculadora
Markup refere-se à diferença entre o preço de venda de um bem ou serviço e seu custo. É expresso como uma porcentagem acima do custo. Em outras palavras, é o prêmio sobre o custo total do bem ou serviço que proporciona lucro ao vendedor.
A fórmula para calcular a porcentagem de markup pode ser expressa como:
Por exemplo, se um produto custa R$ 10 e o preço de venda é R$ 15, a porcentagem de markup seria (R$ 15 – R$ 10) / R$ 10 = 0,50 x 100 = 50%.
João é proprietário de uma empresa especializada na fabricação de computadores e impressoras de escritório. Recentemente, ele recebeu um grande pedido de uma empresa para 30 computadores e 5 impressoras. Além disso, a empresa encarregou John de instalar software em cada um dos computadores.
O custo por computador é de R$ 500 e o custo por impressora é de R$ 100. O custo de instalação do software para ser executado em todos os computadores é de R$ 2.000. Se João quiser obter um lucro de 20% pelo pedido, qual seria o preço que ele precisaria cobrar?
Passo 1: Calcule o custo total do pedido (computadores + impressoras + instalação de software). R$ 500 x 30 + R$ 100 x 5 + R$ 2.000 = R$ 17.500 (custo total).
Passo 2: Determine o preço de venda usando a porcentagem desejada de 20%. 20% = (Preço de venda – R$ 17.500) / R$ 17.500, portanto, o preço de venda deve ser: R$ 21.000 (preço de venda).
Portanto, para João atingir a porcentagem de markup desejada de 20%, John precisaria cobrar da empresa R$ 21.000.
Leia também: Utilize a estratégia de diferenciação e se destaque nas vendas
Compreender a markup é muito importante para um negócio. Por exemplo, estabelecer uma boa estratégia de preços é uma das ferramentas mais importantes que um negócio lucrativo pode ter. O markup de um bem ou serviço deve ser suficiente para compensar todas as despesas do negócio e gerar lucro.
Leia também: Tudo sobre marketing comercial
Muitas pessoas usam os termos markup e margem bruta de forma intercambiável. Embora ambos os termos sejam usados para ajudar a determinar a lucratividade, eles são diferentes!
Markup é a diferença entre o preço de venda de um produto e o custo como uma porcentagem do custo. Por exemplo, se um produto é vendido por $ 125 e custa $ 100, o aumento de preço adicional é (R$ 125 – R$ 100) / R$ 100) x 100 = 25%.
A margem bruta é a diferença entre o preço de venda de um produto e o custo como porcentagem da receita. Por exemplo, se um produto é vendido por R$ 125 e custa R$ 100, a margem bruta é (R$ 125 – R$ 100) / R$ 125 = 0,2(20%) = 20%.
Lembre-se do exemplo acima. A margem bruta seria (R$ 21.000 – R$ 17.500) / R$ 21.000 = 0,1667 = 16,67%. Enquanto o markup foi de 20%
Intuitivamente, o markup é sempre maior em relação à margem bruta, conforme tabela abaixo. (Contanto que você cobre mais do que o custo do produto.)
| Marcação | Margem |
| 11% | 10% |
| 25% | 20% |
| 66.7% | 40% |
| 100% | 50% |
A porcentagem de markup varia muito dependendo do setor. Em alguns setores, o aumento é de uma pequena porcentagem (5% a 10%) do custo total do produto ou serviço, enquanto outros setores conseguem marcar seus produtos ou serviços por um valor extraordinariamente alto.
Portanto, não há porcentagem de markup “normal” que se aplique a todos os produtos, embora possa haver uma média para um determinado setor.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.
HapVida enfrenta decisão da ANS que pode mudar seu futuro contábil e afetar o mercado.… Mais informação
A Baeta Academy superou 70 mil participações em 2025, destacando-se na capacitação de corretores de… Mais informação
Plano odontológico sólido atrai clientes: aprenda a responder a comparações com clareza, mostrando valor, coberturas… Mais informação
Riscos sociais e econômicos estão no topo das preocupações dos líderes empresariais em 2025, segundo… Mais informação
Monitoramento CPF: MAWDY apresenta nova ferramenta de segurança digital para empresas, reforçando a proteção de… Mais informação
Negociação em Vendas é essencial para fechar negócios e garantir relações comerciais duradouras. Aprenda como… Mais informação
Solicite sua cotação online
Esse site utiliza cookies para uma melhor experiência para você.
Ver comentários
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/pt-BR/register-person?ref=YY80CKRN
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.