Pertencendo à mesma família da acelga e do espinafre, tanto as folhas quanto a raiz da beterraba podem ser consumidas – as folhas têm um sabor amargo enquanto a raiz é doce. Embora estejam disponíveis durante todo o ano, as beterrabas são mais doces e macias durante a alta temporada, que é de junho a outubro.
Enquanto variedades de herança, como beterrabas brancas e amarelas, dão pratos bonitos, apenas as beterrabas vermelhas têm o composto de combate ao câncer betacianina.
Benefícios nutricionais da beterraba
Uma porção de 100g de beterraba crua fornece:
- 36 kcal/154 KJ
- 7g de proteína
- 1g de gordura
- 6g de carboidratos
- 5g de fibra
- 380mg de potássio
- 150mcg folato
Quais são os 5 principais benefícios para a saúde da beterraba?
1. Pode ter propriedades anticancerígenas
O pigmento vegetal que dá à beterraba sua rica cor púrpura-carmesim é a betacianina; um poderoso agente, pensado para ajudar a suprimir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de bexiga.
2. Pode baixar a pressão arterial
A beterraba é naturalmente rica em compostos chamados nitratos, tornando-os amigos do coração. Os nitratos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo relaxando os vasos sanguíneos, reduzindo a rigidez arterial e promovendo a dilatação que potencialmente reduz a pressão arterial. A redução da pressão arterial é benéfica para evitar doenças cardíacas e derrames. Estudos sugerem que alimentos ricos em nitrato, como beterraba, também podem ajudar na sobrevivência de ataques cardíacos.
Leia também: 10 Alimentos que Aumentam a Imunidade!
3. Pode melhorar o desempenho do exercício e apoiar os níveis de energia
O suco de beterraba também ganhou popularidade desde que o medalhista de ouro paralímpico, David Weir, anunciou que uma dose do suco era seu segredo para o sucesso.
Estudos apoiam isso com descobertas relatando que quando os atletas adicionam suco de beterraba ao seu regime, pode apoiar a resistência ao exercício e melhorar o desempenho. Também ajuda na recuperação porque quando os músculos estão em estado de repouso, os nitratos na beterraba ajudam a trazer mais oxigênio para as células musculares, ajudando os músculos a se recuperarem com mais eficiência. Para o resto de nós, incluir beterraba em nossas dietas pode ser o impulso de energia que precisamos.
4. Pode melhorar a saúde digestiva
A beterraba é uma das fontes mais ricas de glutamina, um aminoácido essencial para a saúde e manutenção do nosso intestino. Eles também são ricos em fibras, que, além de apoiar a função intestinal, ajudam a sustentar o ambiente do intestino e as bactérias benéficas que residem lá.
Veja mais: Conheça os Riscos e vantagens do chip da beleza!
5. Pode ser anti-inflamatório
As beterrabas vermelhas foram classificadas como um dos 10 vegetais antioxidantes mais potentes. Os compostos de betalaína, responsáveis pela cor vermelha da raiz, demonstraram ter altas capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso significa que eles ajudam a proteger as células contra danos e podem ser úteis na luta contra condições relacionadas à idade, como doenças cardíacas e câncer.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.