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Como continuar vendendo durante os feriados de fim de ano

Praticamente todas as pessoas esperam as festas de fim de ano para celebrar as comemorações de Natal e Ano Novo, mas para quem vende, embora seja um descanso, também pode ser muito ruim. 

A maior parte dos lojistas oferecem diversos benefícios aos seus consumidores para que as vendas possam crescer nessa época do ano, mas aos vendedores, fica a pergunta: como continuar vendendo durante os feriados de fim de ano?

Esta não é a época mais maravilhosa do ano. Na verdade, é a época mais desagradável do ano para quem vende, e pode deixar um site de e-commerce cambaleando por meses.

Há alguma maneira de evitar isto? Felizmente, existe. Sim, você experimentará uma queda. No entanto, ao implementar as seis práticas a seguir, você será capaz de se recuperar da recessão mais rapidamente e voltar ao modo de vendas de grande porte.

1. Inicie outra venda

Vendas

Depois de oferecer todas as promoções, descontos, brindes, cupons e frete grátis, prepare-se para fazer tudo de novo.

Os compradores compram de você não apenas porque é época de festas, mas por causa dos descontos. Se você continuar a oferecer descontos, poderá reconquistar seus clientes para uma segunda rodada de preços de pechincha.

Você pode estar cansado da venda, mas seus clientes não. Você não precisa fornecer exatamente o mesmo nível de venda, mas uma venda por si só é poderosa o suficiente para colocá-lo de volta nos trilhos.

Aqui estão algumas idéias de vendas pós-feriado:

  • Liberação de inverno. Dispense seu inventário de inverno e rotule-o como uma liberação. As pessoas adoram liquidações.
  • Jogue um presente grátis. Os brindes são sempre vencedores.
  • Descontos para compra em massa . Às vezes, você vai ganhar com uma compra a granel. O truque do frete grátis também é útil – desde que você defina limites para o tamanho mínimo de compra.
  • Incentive seu programa de fidelidade. Assim que um cliente comprar de você, convide-o para o seu programa de fidelidade. Isso é especialmente importante para os compradores de primeira viagem. Faça marketing de volta para eles, mas desta vez, forneça um privilégio por ingressar em sua lista de e-mails ou se tornar um membro.

Leia mais: Corretor: 8 indicadores de performance que você precisa conhecer

2. Atitude do mercado para o ano novo


Outra forma de saber como continuar vendendo durante os feriados de fim de ano, é entender a mentalidade do consumidor. Ela muda drasticamente assim que chega o ano novo. Até os minutos finais de 31 de dezembro, eles estão desfrutando de boa comida e bebida, gastando dinheiro, adquirindo coisas e ganhando peso.

Algo mágico acontece em 1º de janeiro. Eles se transformam. Instantaneamente, os consumidores possuem altos níveis de autocontrole, determinação de aço e determinação de “ser uma pessoa melhor”. Esta é sua chance de dar um salto de marketing.

A Amazon sabe como atrair esses compradores. Bem antes do final do ano, eles preparam seu site com maneiras de atrair compradores no ano seguinte.

Sua página inclui software de preparação de impostos, videogames de fitness, livros de viagens, instrumentos musicais, livros de gerenciamento de estresse, barras de fitness saudáveis, sapatos e basicamente tudo o mais.

Poucas coisas estão fora dos limites para as promoções de Ano Novo.

É hora de atender a esses melhores instintos. As pessoas não vão comprar comida de qualidade, comprar roupas caras ou comprar brinquedos caros. Mas eles vão comprar itens que prometem melhorar suas resoluções de ano novo.

Aqui está o que as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro no Ano Novo:

  • Produtos que proporcionam organização e produtividade. Há uma grande seleção de itens nesta categoria. Pode ser apresentada com uma atitude de Ano Novo. Depois de 1º de janeiro, as pessoas estão procurando maneiras de consertar suas vidas. Organização e produtividade terão um apelo massivo.
  • Produtos que melhoram a saúde. De longe, a maior categoria de vendas vai para associações de academias, suplementos de saúde, planos de dieta e equipamentos de ginástica. Se você está dentro ou próximo a esses nichos, prepare-se para uma sorte inesperada de Ano Novo.
  • Produtos que facilitam a limpeza. Os clientes estão entrando no espírito de limpeza depois que o espírito de Natal diminui. Além disso, há toda aquela bagunça pós-festa para arrumar e organizar.
  • Produtos que promovem segurança e proteção . Depois do Ano Novo e durante o congelamento do inverno, as pessoas começam a pensar em reformular suas vidas, estar prontas para tudo e proteger sua família. É uma excelente oportunidade para comercializar seu produto de segurança, capa de iPhone, serviço de proteção de identidade ou aplicativo de proteção por senha.

Basicamente, qualquer coisa que possa ser logicamente ligada à resolução de um ano novo é um jogo justo para suas proezas de marketing.

Leia mais: O que é segmentação? Entenda agora!

3. Lance um novo produto


O terceiro ponto para saber como continuar vendendo durante os feriados de fim de ano é que muitos comerciantes e sites de comércio eletrônico se concentram em analisar suas vendas ou reabastecer seu estoque. Você pode fazer algo diferente. Lance um novo produto.

O Ano Novo é a altura perfeita para o fazer. Do ponto de vista psicológico, os clientes estão na “nova” mentalidade. Ano novo, novo você, novas resoluções, tudo novo.

Então, por que não um novo produto? Mentalmente, os blocos de construção estão no lugar. Os consumidores querem novidades. Os consumidores estão prontos para se converter em novos clientes. Use a nova mentalidade saturada para vender um novo produto.

Obviamente, lançar um novo produto ou aplicativo logo após a temporada de férias exige muito planejamento e preparação durante a temporada de férias, momento em que a maioria dos sites de comércio eletrônico está extremamente ocupada com o gerenciamento do aumento do tráfego.

Contanto que você planeje com antecedência, você será capaz de fazê-lo.

Leia mais: O que é Pitch de vendas? Saiba agora!

4. Comercialize para esses endereços de e-mail


Logo após as férias, você deve ter uma pilha reluzente de coisas incríveis esperando por você, especialmente os endereços de e-mail.

Se você seguiu o conselho das melhores práticas de comércio eletrônico e coletou endereços de e-mail durante o período de festas, então você está na posição perfeita para começar a fazer marketing para esses endereços.

Não espere para fazer isso. Os endereços de e-mail têm uma data de validade. Algumas pessoas vão esquecer que compraram de você. Embora as lembranças das compras de fim de ano ainda estejam frescas, você pode começar a fornecer conteúdo e informações que os manterão vivos e ativos.

5. Retargeting


A temporada de férias é a temporada de compras online mais ativa do ano. Com a grande quantidade de compradores entrando e saindo do seu site, você deve fazer o remarketing para eles.

O remarketing tem tanta probabilidade de funcionar no ano novo quanto no período de festas. Em vez de deixar seu site definhar no marasmo do esquecimento das férias das pessoas, dê a elas a atenção de redirecionamento que as puxará de volta e as obrigará a comprar.

6. Não fique quieto


Por fim, o último passo para entender como continuar vendendo durante os feriados de fim de ano é que, depois das festas de fim de ano, os varejistas estão exaustos. Presumimos que os clientes também. Mas eles estão ouvindo. Eles ainda estão lá.

Se você pode ficar alto quando todos estão quietos, você será a voz que as pessoas ouvirão mais. Os negócios devem continuar. Caramba, os negócios precisam melhorar. Afinal, é um novo ano! Não fique quieto, faça o que fizer.

Portanto, este ano, em vez de sucumbir à queda do feriado, você pode elevar as coisas a um novo nível. Apenas imagine. Você pode começar o ano novo com vendas incríveis, em vez de começar com uma queda livre. Pense no impacto que isso terá no resto do ano!

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Amanda Siqueira

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