Como diminuir a taxa de inadimplentes em suas vendas?

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) , o Brasil tem 64,25 milhões de inadimplentes. Se isso é ruim para o país como um todo, para as pequenas e médias empresas pode ser um gatilho para graves crises financeiras. 

Porém, é possível trabalhar de forma direcionada e estratégica para diminuir a taxa de inadimplentes em suas vendas e melhorar esse índice – fugindo dessa temida estatística.

Que tal nos acompanhar ao longo dessa leitura? Nos tópicos a seguir, selecionamos uma série de atitudes gerenciais que podem ajudar sua empresa a evitar a inadimplência de seus clientes. Confira!

5 dicas para diminuir a taxa de inadimplentes em suas vendas

Como diminuir a taxa de inadimplentes em suas vendas?
Mulher com aspecto preocupado

Antes de começar com as dicas, uma orientação geral para pequenos e médios empreendedores: conheça seu cliente.

E isso não serve apenas para construir estratégias e oferecer produtos e serviços que atendam especificamente a sua demanda. Entendê-los permite saber como evitar a inadimplência antes de sofrer com esse tipo de problema.

Uma pesquisa de mercado aprofundada pode ajudar nessa empreitada para que esse tipo de imprevisto, tão prejudicial à saúde financeira das empresas, não tenha tanto impacto em sua rotina.

Mas isso não é tudo, claro. Há muito a ser feito para evitar a inadimplência no mundo corporativo.

1. Analise os históricos de compras


Além das pesquisas recomendadas anteriormente, aprofunde-se no assunto por meio da análise individual do perfil de seus consumidores. Por meio de seu histórico, é possível identificar aqueles com maior potencial de gerar prejuízos com a inadimplência e assim ficar alerta.

Outra ação relevante, nesse sentido, é buscar no SPC ou Serasa (empresa brasileira de pesquisa de crédito), entre outras associações desse tipo, consultar o perfil de clientes com pendências financeiras em instituições.

Se alguém tem crédito ruim, isso pode te ajudar a se planejar a médio prazo para que qualquer inadimplente não prejudique demais o desenvolvimento e a manutenção da sua empresa.

2. Benefícios personalizados para quem está sempre atualizado


Uma boa forma de diminuir a taxa de inadimplentes em suas vendas é por meio de benefícios. E, nesse caso, você pode programar alguns benefícios e gratificações para quem estiver sempre em dia com seus respectivos pagamentos.

Assim, ações personalizadas contribuirão para fidelizar o cliente, vender mais e também estimular o pagamento em dia. Quanto mais valorizado for o seu cliente, melhor será esse relacionamento e você terá menos problemas com desvios financeiros.

3. Promover ações de incentivo ao pagamento em dinheiro


Além do pagamento à vista, incentive também o cartão de crédito! Ambos os modelos de pagamento são rápidos e convenientes. E também te impedem de lidar com preconceitos.

Em geral, isso pode ser feito por meio de incentivos em compras futuras ou descontos que não interfiram muito na margem de lucro. Por isso, é importante equilibrar isso considerando as perdas acumuladas para não ficar sem recursos para manter seu fluxo de caixa ativo.

4. Limite as linhas de crédito


Novo cliente? Portanto, modere as linhas de crédito e condições especiais. Feitas as primeiras compras, você pode aumentar esse benefício, com condições mais exclusivas e flexíveis, mas somente depois que a relação for produtiva para ambas as partes.

Além disso, tipos de pagamentos mais suscetíveis à inadimplência, como cheques, devem ser tratados com mais cuidado. Uma maneira de fazer isso é solicitar documentos aos clientes.

Leia também: Tenha excelência no atendimento ao cliente!

5. Integre os setores financeiro e de vendas e automatize o setor financeiro!


Diminuir a taxa de inadimplentes em suas vendas, por si só, é uma missão quase impossível nas empresas. No entanto, cada inadimplente deve ser tratado de forma particular e não por meio de ações genéricas.

Assim, é importante que a atuação dos vendedores seja a mais próxima possível do cliente nesse processo. Assim, podem orientar com eficácia o tipo de abordagem mais qualificada de acordo com cada um deles.

Softwares de gestão e produtos digitais que integram as informações da empresa, além de automatizar processos, podem ser um grande trunfo para evitar a inadimplência.

E você sabe por quê? Pois com eles você pode receber notificações sobre quando um prazo está prestes a expirar e ter informações qualificadas e antecipadas para uma tomada de decisão mais ágil e eficiente.

Sem falar que o investimento em tecnologia, hoje, não é mais um diferencial e está presente na maioria das empresas – 67% delas já estão de olho nas tendências digitais. Isso também garante que você evite a inadimplência em sua rotina corporativa.

Para obter ainda mais medidas de segurança para garantir o desenvolvimento sustentável da sua empresa, aproveite para ler também nosso artigo com 6 Dicas para alavancar seu rendimento

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page