6 Dicas para alavancar seu rendimento

A rentabilidade de uma empresa é talvez a métrica mais importante (o KPI Key Performance Indicator) porque é realmente o que uma empresa gera em lucros/benefícios líquidos; portanto, esse valor é crucial para investidores, proprietários, chefes e todos na empresa. Então, se você está se perguntando: como posso melhorar a lucratividade da minha empresa? Você está lendo o artigo certo.

Para melhorar a rentabilidade de uma empresa, a análise deve ser baseada em duas opções:

  • Aumente a renda.
  • Reduza as despesas.

Para cada uma dessas possibilidades, podemos encontrar diferentes ações para alcançá-la:

1. Aumente as vendas

6 Dicas para alavancar seu rendimento
Mulher dentro de um carrinho e homem empurrando-a

A primeira coisa que você deve pensar se quiser aumentar a lucratividade é pensar em melhores vendas. Não é a coisa mais fácil de conseguir, mas com um bom acompanhamento, implementação e profissionalização de um CRM, você consegue.

Requer 100% de comprometimento e trabalhar com objetivos claros, que podem muito bem ser com a metodologia SMART:

  • Específico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Realista
  • Oportuno

Um exemplo claro de meta seria:

Alcançar 20% mais clientes (de 1000 a 1200) nos próximos 12 meses.

Desta forma, conseguimos ter objetivos que podem ser alcançados e assim persegui-los até conseguirmos o que queremos.

Leia também: 8 metodologias que vão te fazer vender muito!

2. Aumente a margem de lucro


Outra coisa que você pode perceber se perguntar “Como aumentar a lucratividade da minha empresa?” é que existem duas formas de aumentar o que você ganha com cada produto vendido: aumentando os preços ou diminuindo as despesas (Pontos 4 e 5).

Da mesma forma, também pode ser considerado que você implemente uma promoção ou alguma ação que permita aumentar o valor do ticket médio.

3. Considere a lei 80/20 (Lei de Pareto)


Para tudo, seja faturamento, despesas, custos, compras de todos os tipos, você pode usar a Lei de Pareto para tudo. Sobre o que é isso? Simples. por exemplo, no faturamento, diz que: 20% dos seus clientes lhe darão 80% do seu faturamento, portanto, 80% dos seus clientes lhe darão 20% do seu faturamento.

Esta lei tão famosa nos permite conhecer e organizar nossas prioridades; dessa forma, sabemos quais clientes devemos atender, quais são os maiores gastos da empresa e prestamos atenção neles.

4. Reduza outros custos


Esta é certamente a decisão mais difícil de cumprir. A redução de custos refere-se ao fato de poder negociar prazos e preços com seus fornecedores, obtendo assim menos recursos para matérias-primas e outros fatores, aumentando assim a lucratividade.

Você pode conseguir isso comprometendo-se com quantidades, promessas de compra, pedidos de compra antecipados, etc. já esgotamos as outras instâncias).

5. Reduza as despesas

Você já viu que algumas empresas gastam e gastam com coisas desnecessárias? Você não percebeu que às vezes eles não cuidam da eletricidade ou dos pertences da empresa? É isso que você deve parar de fazer, começar a ser mais racional e não desperdiçar dinheiro.

Essas despesas mínimas, mas desnecessárias, muitas vezes levam à perda de lucratividade e, aos poucos, conseguem apodrecer a empresa. Pense que se você gerar gastos sem sentido, seus funcionários vão pensar que eles também podem, e essa modalidade está contaminando a ponto de ninguém se importar com a lucratividade. 

Leia também: O que caracteriza uma venda casada? Saiba segundo a legislação!

6. Compre com eficiência


E, finalmente, se você continuar se perguntando “Como tornar minha empresa mais lucrativa?” É fundamental que você treine e conscientize a área de compras da empresa. Lembre-se de que eles devem ter todas as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho com eficiência e não se esqueça de prestar atenção a esses indicadores-chave de gestão, como pedidos, quantidade comprada, processos concluídos etc.

As compras são a espinha dorsal da empresa, devem estar em ordem e funcionando corretamente. Certifique-se disso!

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page