Como Driblar os efeitos da Vacina da Gripe?

Embora a vacina contra a gripe tenha benefícios protetores, algumas pessoas podem experimentar efeitos da vacina da gripe. Felizmente, os efeitos geralmente são leves e desaparecem em poucos dias. Conhecer os possíveis efeitos colaterais de antemão pode ajudá-lo a lidar com eles.

Por que tomar a vacina contra a gripe?

Como Driblar os efeitos da Vacina da Gripe?
Vacina

A temporada de gripe normalmente inicia em abril. O Ministério da Saúde incentiva todos com 6 meses ou mais (com raras exceções) a receber uma vacina anual contra a gripe. O Ministério também aconselha que a vacinação continue, mesmo depois da campanha, enquanto os vírus da gripe estiverem circulando.

Existem razões importantes pelas quais você deve tomar uma vacina contra a gripe assim que estiver disponível. Tomar uma vacina contra a gripe oferece uma série de benefícios, para você e outras pessoas ao seu redor:

É protetor. Segundo a Agência Brasil, até 650 mil pessoas morrem anualmente por doenças respiratórias relacionadas à gripe. A estimativa foi divulgada hoje (14) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tomar uma vacina contra a gripe ajuda a proteger você e outras pessoas de doenças e mortes relacionadas à gripe. Isso evita que a maioria das pessoas pegue a gripe, mas algumas pessoas ainda ficam doentes. As pessoas que tomam a vacina contra a gripe e ainda pegam a gripe geralmente apresentam sintomas mais leves.

É eficaz. A vacina contra a gripe é a primeira e melhor maneira de reduzir suas chances de contrair a gripe e espalhá-la para outras pessoas. Estudos mostram que, ao receber uma vacina anual contra a gripe, você pode ter até 60% menos probabilidade de precisar de tratamento para a gripe. Se você ainda está em cima do muro, pode aprender mais sobre por que deve tomar uma vacina contra a gripe para ajudá-lo a tomar sua decisão. 

Efeitos colaterais comuns da vacina contra a gripe


Esses efeitos colaterais são comuns da vacina contra a gripe:

  • Dor no braço, dor, vermelhidão e/ou inchaço da injeção
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Náusea
  • Dores musculares

Prevenir os efeitos colaterais da vacina contra a gripe


Quando você toma uma vacina contra a gripe, pode sentir algum desconforto, mas há etapas que você pode tomar antes e depois da injeção para limitar a dor.

Antes do tiro:

  • Faça 3-5 respirações profundas. Isso ajudará a relaxar os músculos, incluindo o músculo do braço.
  • Distraia-se. Mastigue chiclete sem açúcar. Isso liberará substâncias químicas de bem-estar chamadas endorfinas, que podem reduzir sua percepção da dor.
  • Facilite sua mente. Desvie o olhar se tiver medo de agulhas. Diga ao profissional de saúde que você não quer saber quando ele ou ela está prestes a aplicar a injeção.
  • Escolha sabiamente. Peça para aplicar a injeção no braço não dominante. Dessa forma, seu braço primário não doerá enquanto você faz as atividades do dia-a-dia.

Após o tiro:

  • Aplique pressão. A compressão pode ajudar a reduzir a inflamação.
  • Use compressas frias e mornas. Congele a área para reduzir qualquer inchaço. Depois de alguns dias, experimente uma compressa morna para relaxar os músculos do braço e melhorar o fluxo sanguíneo.
  • Use um analgésico. Após a injeção, tome paracetamol ou ibuprofeno se a dor se desenvolver nos dias após a injeção ou aparecer a febre.
  • Continue andando. Use seu braço, não o mantenha parado. Você quer que o sangue flua para a área.

Não deixe que o medo ou a falta de informação o impeçam de tomar uma vacina contra a gripe. Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu médico. Ele ou ela pode resolver quaisquer problemas que você tenha. 

Você também pode conversar com seu médico se precisar de ajuda para gerenciar os efeitos colaterais. Ligue para o seu médico ou procure atendimento médico se desenvolver complicações mais graves, como febre alta, chiado no peito, urticária ou fraqueza.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page