Um relatório de vendas, também conhecido como relatório de análise de vendas, é um documento que resume as atividades de vendas de uma empresa. Esse relatório normalmente inclui informações sobre volume de vendas, leads, novas contas, receita e custos para um determinado período. Ele também pode analisar essas informações ao longo de cada etapa do funil de vendas e indicar o desempenho de sua equipe de vendas (ou eventuais lacunas).
Esses relatórios podem ajudar sua empresa a modificar sua abordagem de vendas e outras iniciativas de crescimento. Eles podem fornecer insights sobre os sucessos da metodologia de vendas, previsões de dados de vendas futuras, análises de desempenho em comparação com períodos anteriores e maior compreensão das motivações do cliente.
Não há dois relatórios de vendas exatamente iguais. Diferentes tipos de relatórios de vendas se concentram em diferentes métricas, necessidades ou estratégias de vendas. Estes são alguns dos tipos de relatório:
Os relatórios de vendas podem ser definidos para várias frequências e vinculados a indicadores- chave de desempenho (KPIs), ajudando você a monitorar seu sucesso ao longo do tempo. Estas são algumas frequências comuns:
Os elementos-chave dependem do tipo de relatório. Em geral, porém, os relatórios de vendas devem conter os seguintes números:
Você notará que essa lista de números é relativamente curta, embora você possa ter alguns KPIs para incluir em seu relatório. Isso porque permanecer conciso é fundamental; você não quer sobrecarregar as pessoas que lêem seu relatório logo de cara.
No entanto, os números por si só não são suficientes para constituir um relatório de vendas. Você também precisará fornecer uma explicação por escrito do que esses números significam e como eles devem obrigar a empresa a agir. Discutiremos essa etapa no guia detalhado de redação de relatórios abaixo.
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Siga estas etapas para criar um relatório de vendas:
Um relatório de vendas deve ser mais do que um documento cheio de números e explicações. Também deve ser atraente e fácil para alguém ler sem se sentir sobrecarregado. Para conseguir isso, você pode baixar um modelo de relatório de vendas ou usar seu software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para facilitar a criação de vários tipos de relatório.
Se você for um membro da equipe de vendas de alto escalão apresentando um relatório ao seu chefe de vendas, convém incluir muitos KPIs. Os executivos podem querer um resumo mais sucinto. Além disso, um CEO pode estar interessado em dados diferentes de um CFO. Seu software de CRM deve ser capaz de ajudá-lo a reformatar seus dados de vendas para qualquer público.
Depois de conhecer seu público e a profundidade dos relatórios esperados, você pode decidir incluir ou excluir determinados conjuntos de dados, como receita e custos de vendas, alteração de KPI de período a período, progresso em relação às metas de vendas, vendas por produto ou serviço, previsões de vendas e planos de vendas futuros.
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Atendendo aos critérios de frequência descritos acima, deve determinar se a informação que pretende transmitir é melhor apresentada numa visualização anual, mensal, semanal ou diária. Você deve então comparar suas informações para este período com um período anterior equivalente. Por exemplo, se você estiver apresentando informações de vendas de fevereiro de 2021, observe as alterações percentuais nos KPIs desse período em comparação com todo o mês de janeiro de 2021, não apenas na última semana de janeiro.
Depois de estabelecer suas necessidades de informação e período de dados, é hora de realmente compilar seus dados. Essa etapa normalmente significa fazer login no seu software de CRM e obter dados e, em seguida, baixá-los para uso em outro programa ou transformá-los em relatórios diretamente do painel do CRM. De qualquer forma, os relatórios de vendas não param de reunir seus dados em um só lugar.
Os relatórios de vendas não devem ser apenas listas de números. Você deve incluir muitos gráficos e outras imagens úteis para ajudar seu público a entender esses números. Claro, você deve usar o tipo certo de gráfico. Por exemplo, um relatório anual pode exigir um gráfico de linhas para mostrar as receitas mês a mês. Seu software de CRM pode gerar esses gráficos automaticamente ou você pode usar o Excel para ajudar na criação de gráficos.
Depois de compilar seus dados e criar tabelas e gráficos, você deve voltar às etapas um e dois: considerar seu público e incluir as informações apropriadas. Às vezes, você não vai perceber que colocou muita ou pouca informação até depois do primeiro rascunho de um relatório. Não tenha medo de retirar informações, recriar gráficos ou pedir ajuda a um colega da equipe de vendas. Lembre-se, todo mundo precisa de um editor. É importante encontrar um equilíbrio entre insight e superabundância bem antes de entrar em sua reunião.
Esta etapa final é talvez a mais importante. Novamente, apresentar os dados em si é apenas metade da batalha; você precisa colocar palavras em seus dados para que eles signifiquem muito para seu público.
Por exemplo, se seu relatório mensal mostrar uma queda de vendas em relação ao período anterior pela primeira vez em vários meses, não presuma que seu público-alvo inferirá a causa dessa queda. Forneça uma análise que sugira que o declínio se deve a uma desaceleração sazonal esperada, agravada por uma desaceleração econômica. Você também deve abrir seu relatório com um resumo escrito dos dados do período anterior.
Suas explicações escritas devem ao mesmo tempo justificar seus números e ser justificadas por seus números. Eles também devem descrever as correções que sua equipe planeja implementar. Por exemplo, se os descontos por tempo limitado de um concorrente importante reduziram suas vendas, explique como você buscará os clientes perdidos nessa promoção. Você pode apresentar significativamente até os dados mais preocupantes se determinar uma causa raiz acionável e corrigível.
Depois de agir, as vendas podem aumentar. Aí reside o valor do relatório de vendas.
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