Como o Briefing pode potencializar suas vendas?

A única coisa pior do que não ter uma equipe de vendas é ter uma equipe mal informada, ou seja, sem a construção de um briefing porque eles não vão te dar dinheiro, mas vão te custar. Então, como você constrói uma equipe de vendas de alto impacto?

A resposta é informar adequadamente seu vendedor (ou equipe) para garantir que ele esteja bem equipado para conversar com seus clientes em potencial, articular o valor do seu evento e fechar a venda.

Uma equipe de vendas bem informada é a chave para uma exposição eficaz.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a informar sua equipe de vendas e gerar mais leads.

1. Esteja preparado

Como o Briefing pode potencializar suas Vendas?
Duas pessoas discutindo o briefing


Quando você estiver pronto para informar sua equipe de vendas, provavelmente terá passado meses construindo seu estande, verificando os expositores e fazendo pedidos em massa de canetas de marca.

Você conhece o plano como a palma da sua mão, então você acha que pode simplesmente informar sua equipe no local, mas você está errado. Seu briefing precisa de tanto pensamento quanto seu plano de evento.

Não presuma que sua equipe de vendas tem tanto conhecimento quanto você. Eles provavelmente não vão. Ao montar sua sessão de briefing, volte ao início e execute seu plano de maneira ordenada. Isso garantirá que você não esqueça nada; e sua equipe de vendas pode digerir as coisas de maneira lógica.

2. Agende uma reunião


OUTRA reunião? Sim, está certo.

Não fique tentado a informar a equipe em suas mesas ou por e-mail. Eles provavelmente terão um olho na tela do computador e uma caixa de entrada cheia de e-mails para filtrar.

Você precisa que sua equipe ative o ‘modo de escuta’ e absorva todos os detalhes importantes. Uma reunião de 60 minutos, longe de sua mesa, será muito mais eficaz e os colocará no estado de espírito certo.

3. Faça sua equipe entender de forma clara


OK. Agora você executou seu resumo de vendas e fará a pergunta “todo mundo entende?” Em troca, todos acenarão com a cabeça.

Você se sentirá ótimo porque fez seu trabalho e agora todos estão totalmente informados.

A verdade é que, a essa altura, todos estarão ansiosos para a) tomar um café; ou b) não parecer bobo ao admitir que havia algo que eles não entenderam muito bem na parte sobre a ‘pesquisa interativa do cliente’.

Uma abordagem melhor é dedicar algum tempo a cada parte da reunião e, em seguida, fazer perguntas abertas antes de prosseguir. Ao fazer isso, você pode testar se a informação foi absorvida e, mais importante, as mensagens-chave podem ser comunicadas de forma eficaz.

4. Forneça as ferramentas certas para o trabalho


Como sua equipe de vendas normalmente vende seus produtos e serviços?

Eles podem estar acostumados a garantir negócios por telefone ou por e-mail, e a venda cara a cara pode não ser sua habilidade mais forte. Se for esse o caso, pode ser útil fornecer algum treinamento rápido sobre vendas cara a cara. Realmente poderia ser tão simples como um lembrete para não ficar com os braços cruzados ou sorrir.

Certifique-se de que eles tenham visto o material de marketing, formulários de captura de dados e saibam como trabalhar a tecnologia antes da exposição. A equipe precisa se sentir confiante para gerar leads e garantir negócios usando as ferramentas que receberam.

5. Não pule o debrief


Após o show, reúna a equipe de vendas e peça feedback. Sua visão será inestimável para melhorar ainda mais as coisas da próxima vez.

Alguns de seus comentários podem não ser o que você quer ouvir, mas não leve para o lado pessoal. Eles estavam lá e viram em primeira mão como as coisas foram recebidas e saberão melhor do que você o que funcionou e o que não funcionou.

Ao reservar um tempo para ouvir todos os comentários, você está provando que entende o valor da equipe de vendas. Se eles fizerem parte de sua equipe de vendas na próxima exposição e você tiver implementado alguns de seus comentários, sua equipe se sentirá mais engajada do que nunca.

Portanto, lembre-se, não use atalhos ao informar sua equipe de vendas. Se você adotar uma abordagem estruturada, fazer perguntas abertas e fornecer à sua equipe as ferramentas certas, você certamente fará uma grande diferença.

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