Entender como ter um ambiente de trabalho mais descontraído é o que a maior parte dos trabalhadores esperam em seu espaço de trabalho. Todos nós sabemos que o estresse excessivo é um perigo para a saúde. O que menos se fala são os efeitos do esgotamento no desempenho dos negócios.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar para você como ter um ambiente de trabalho mais descontraído e como isso irá ajudar ainda mais a sua empresa. Acompanhe!
O que o estresse causa nas pessoas?
O estresse torna as pessoas quase três vezes mais propensas a deixar seus empregos, prejudica temporariamente o pensamento estratégico e embota as habilidades criativas.
Quanto mais as empresas percebem isso, mais cresce o setor de bem-estar no local de trabalho.
Mas regalias de nível individual, como academias no local e salas de descanso, não são a resposta para o nosso problema. Em um estudo recente , os pesquisadores descobriram que, embora haja uma expectativa de que os programas de bem-estar reduzam os gastos com saúde e o absenteísmo dentro de um ou dois anos, eles geralmente não o fazem. Este estudo contribui para o crescente corpo de trabalho sugerindo que tais programas não são tão eficazes quanto pensamos.
Em vez disso, os empregadores precisam mudar para abordagens em nível organizacional para reduzir o estresse no trabalho, aquelas que promovem o bem-estar dos funcionários e, ao mesmo tempo, melhoram o desempenho dos negócios.
Embora isso possa parecer irreal, não é. Mais de uma década de experiência como psicóloga clínica e consultora de liderança me ensinou que a prevenção do esgotamento requer a redução do estresse no local de trabalho e, ao mesmo tempo, o aumento do engajamento dos funcionários. Veja como fazer as duas coisas nos próximos tópicos:
Crie um ambiente de trabalho que diminua o estresse
Quando os funcionários são colocados em uma situação de alto estresse – seja devido a expectativas pouco claras, prazos irracionais ou um espaço de trabalho agitado – eles correm o risco de entrar no modo de lutar ou fugir. Isso é algo que acontece com nossos corpos quando nos sentimos ameaçados.
As partes primitivas e mais emocionais de nossos cérebros assumem o controle , e nossa capacidade de pensar a longo prazo, criar estratégias e inovar diminui. Se ficarmos nesse modo por muito tempo, eventualmente, nos esgotaremos.
Para combater esse efeito, você precisa criar um ambiente de trabalho seguro e incorporar hábitos de redução de estresse nos fluxos de trabalho diários de sua equipe.
Aumentar a segurança psicológica
Se seus funcionários percebem seu local de trabalho como uma ameaça, você não pode construir a confiança de que sua equipe precisa para colaborar e inovar de forma eficaz.
Primeiro, torne suas expectativas óbvias, dando aos seus funcionários objetivos claros. Em segundo lugar, certifique-se de que todos sintam que suas vozes são ouvidas e que todos saibam que você desejasuas vozes sejam ouvidas.
Você pode fazer isso convidando as pessoas a falar em reuniões e conduzindo sessões de brainstorming mais do que impondo decisões de cima para baixo. Em terceiro lugar, desenvolva um ambiente de trabalho que seja desafiador e não ameaçador. Deixe as pessoas saberem que não há problema em falhar. Reconheça os membros da equipe que pensam fora da caixa e peça feedback a seus funcionários regularmente para mostrar que vocês estão juntos nisso.
Crie intervalos regulares no dia de trabalho
O cérebro humano pode se concentrar por cerca de 90 a 120 minutos antes de precisar descansar. É por isso que você deve incentivar seus funcionários a se afastarem de suas mesas e se desvencilhar mentalmente de tarefas desafiadoras a cada duas horas.
Sugira que eles façam uma caminhada curta (especialmente se tiverem participado de uma série de reuniões longas), envie convites de calendário lembrando-os de fazer pausas e tente dar o exemplo. Deixar suas mentes descansarem e mover seus corpos fornecerá à sua equipe o espaço mental necessário para um bom desempenho de forma consistente.
Incentive o uso de espaços de trabalho privados quando os membros da equipe precisam se concentrar
Escritórios abertos são propensos a distrações , aumentando o estresse e diminuindo a produtividade. Às vezes, há uma expectativa interna de que os funcionários devem estar sempre disponíveis para reuniões e discussões improvisadas como resultado do layout do escritório.
Se você não tiver espaços de trabalho privados onde os funcionários possam se concentrar ou descomprimir, tente usar sinais como sinais de “não perturbe” quando necessário ou agendar “horários de silêncio” quando as pessoas podem trabalhar.
Estabeleça limites em relação ao tempo fora do trabalho
As equipes que não estão todas em um único local podem precisar trabalhar fora do horário tradicional de tempos em tempos. No entanto, a confusão entre trabalho e tempo pessoal é uma fonte significativa de estresse no trabalho.
Um estudo descobriu que não é apenas responder a e-mails que aumenta a ansiedade dos funcionários – é também a expectativa de que eles estarão disponíveis para fazê-lo fora do horário de trabalho. Para combater isso, estabeleça diretrizes claras e siga-as . Envie e-mails e faça ligações depois do expediente apenas quando for urgente — e coloque a fasquia bem alta.
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Procure políticas de trabalho flexíveis
Se você deseja uma equipe altamente adaptável, crie um ambiente de trabalho adaptável. Dê flexibilidade aos seus funcionários, permitindo que eles trabalhem em horários escalonados, levando em consideração suas diferentes necessidades. Realize reuniões individuais para entender essas necessidades e encontrar arranjos alternativos para pessoas que estão lutando para conciliar trabalho e vida pessoal.
Crie o envolvimento dos funcionários
Décadas de dados confirmaram que um maior envolvimento dos funcionários, ou a força da conexão mental e emocional que um funcionário sente em relação ao local de trabalho, tem muitos benefícios positivos – incluindo estresse reduzido, melhoria da saúde e satisfação no trabalho, bem como aumento da produtividade, retenção do emprego, e lucratividade.
Seja transparente
Se os membros de sua equipe estiverem confusos sobre como seu trabalho se conecta e atende aos objetivos de curto e longo prazo da empresa, eles naturalmente ficarão mais estressados e menos produtivos – especialmente em tempos de incerteza. Parte do seu trabalho é ajudá-los a ver o quadro geral ou o papel que desempenham em ajudar a empresa a atingir seus objetivos maiores.
Embora você não consiga compartilhar tudo com sua equipe, você pode fornecer a eles as informações necessárias para entender como seu trabalho está contribuindo para a missão da empresa. Se eles estiverem curiosos sobre algo que você não pode compartilhar, seja transparente sobre o motivo.
Você quer reduzir o estresse que acompanha a ambiguidade. Um estudo de 2,5 milhões de equipes descobriram que, quando os gerentes se comunicavam diariamente com seus subordinados diretos, os funcionários tinham três vezes mais chances de se envolver do que quando seus gerentes não se comunicavam regularmente com eles. Ainda assim, apenas 40% dos funcionários dizem estar bem informados sobre os objetivos estratégicos de sua empresa.
Certifique-se de que as pessoas estão nas funções certas
Se os membros de sua equipe detestam fazer seu trabalho, eles naturalmente ficarão menos engajados. Para garantir que seus talentos e pontos fortes estejam alinhados com as expectativas e responsabilidades de suas funções, converse com cada um de seus subordinados diretos regularmente.
Essas conversas não precisam ser formais – converse com eles sobre suas paixões, interesses e objetivos. Use as informações coletadas para atribuir projetos que eles considerem significativos e faça o acompanhamento para garantir que eles tenham as ferramentas necessárias para o sucesso.
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Dê o máximo de autonomia que puder
Quando possível, dê à sua equipe controle sobre como eles gerenciam seus projetos. Para garantir que alguém esteja pronto para trabalhar de forma independente, um pesquisador sugere pedir que eles o acompanhem em uma tarefa ou projeto primeiro e, em seguida, permitir que pratiquem sob sua supervisão. Durante esse período, você pode fornecer feedback e avaliar quando eles estarão prontos para trabalhar por conta própria.
Crie uma cultura de reconhecimento
Reconhecer publicamente o trabalho árduo e as contribuições dos membros da equipe diminui os sentimentos de estresse e aumenta os sentimentos de conexão e pertencimento. A pesquisa mostrou que as empresas com culturas de alto reconhecimento têm melhor desempenho e rotatividade menor do que aquelas que não têm.
Talvez porque o apoio e o reconhecimento facilitem o enfrentamento das demandas do trabalho, mostrando-lhes que seus esforços são valorizados. As reuniões de equipe são um ótimo momento para destacar um desempenho excepcional.
Gestos inesperados que comunicam apreciação sincera também podem ser eficazes. Se seu funcionário fechar um novo contrato com um cliente, por exemplo, parabenize-o publicamente.
Aprofunde ainda mais o envolvimento incutindo um senso de propósito
Se a única coisa que motiva sua equipe a ir trabalhar é um contracheque, seu desempenho será mais prejudicado do que aqueles que têm um senso de propósito no que fazem. Quando os funcionários conectam o impacto de seu trabalho ao mundo real, as tarefas diárias, que antes pareciam tediosas, ganham significado.
Comece fazendo do propósito uma parte do seu plano de negócios. Mesmo que não esteja declarado em sua declaração de missão, ajude sua equipe a entender, mostrando a eles o impacto que seu trabalho tem tanto dentro da empresa, em outros departamentos, quanto fora da organização, na sociedade. Você também deve compartilhar seu propósito durante o recrutamento e procurar candidatos que o apoiem.
O esgotamento e as consequências que ele colhe quando não é reconhecido são prejudiciais ao bem-estar dos funcionários e ao desempenho dos negócios. Para combater essa epidemia crescente e criar ambientes de trabalho mais saudáveis, os líderes precisam se comprometer a mudar a aparência do “bem-estar no local de trabalho”.
Deixe estas etapas guiá-lo. Se você for bem-sucedido, não apenas reduzirá o estresse do trabalhador. Você criará uma força de trabalho com funcionários mais felizes e produtivos e será um negócio melhor para isso.
Por que um ambiente de trabalho positivo é importante?
Criar um ambiente de trabalho positivo motiva e envolve seus funcionários, levando a uma maior satisfação no trabalho e retenção de funcionários em sua organização. Seus funcionários experimentarão menos estresse no local de trabalho e estarão mais inclinados a compartilhar ideias para o sucesso de sua empresa para ajudar sua organização a crescer e prosperar.
Um ambiente de escritório saudável pode aumentar a produtividade, minimizar o absenteísmo e, em setores específicos, reduzir a compensação de trabalhadores e reclamações médicas.
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