Contratação Compulsória ou Livre adesão: qual escolher?

Ter um plano de saúde é um dos benefícios mais buscados por quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, e para quem oferece este meio de benefício, sempre terá dúvida na modalidade de contratação: Compulsória ou Livre Adesão?

Sim, essa é uma dúvida que pode ser boba, mas deixa muito usuário de cabelos em pé na hora de efetuar a contratação do seu plano empresarial. Por isso, a LeadMark quer ajudar você a fazer a melhor escolha. Vamos lá?

O que é a contratação Compulsória?

Contratação Compulsória ou Livre adesão: qual escolher?
Equipe de vendas do plano de saúde

A contratação Compulsória no plano de saúde exige que todos os beneficiários do contrato façam parte do mesmo plano. Mas, o que isso quer dizer?

Bom, vamos lá. Ao entrar em contato com alguma corretora de seguros, por exemplo, você terá inúmeras opções de contratação de operadoras, desde as que oferecem planos regionais e nacionais.

É válido dizer que nem todas as operadoras oferecem essa modalidade de contratação. Geralmente, são as que oferecem planos com cobertura nacional. Mas, continuando. 

Suponhamos que contratou a operadora x e em conversa com o corretor do seu plano, ele informará para você quais opções de modalidade você deseja. Dado a explicação, você escolhe a compulsória. O que fazer neste caso?

Você (titular) e todos os demais sócios e colaboradores, deverão contratar o mesmo plano. Ou seja, dada a informação pela própria operadora, é exigido que 100% da massa societária e dos colaboradores façam parte da mesma contratação.

Isto é, se o plano tem coparticipação, acomodação em enfermaria e cobertura sem obstetrícia, todos deverão ter esse mesmo plano. Caso contrário, você deve escolher a Livre Adesão.

Acompanhe no tópico abaixo o que quer dizer essa modalidade.

O que é a contratação Livre Adesão?


A contratação Livre Adesão ao contrário da Compulsória, como diz o próprio nome, é livre. Neste caso, o beneficiário do plano pode optar por essa modalidade caso ele deseja que seus dependentes escolham outra categoria de plano.

Isso quer dizer que, se você optar por um plano x, os seus colaboradores podem escolher o plano y. Essa é uma vantagem de todos contratarem o plano que realmente desejam desde que estejam em comum acordo com o titular do plano de saúde.

Além disso, a contratação Livre Adesão tem diferença de valores mensais, o que acaba se distinguindo do plano com a modalidade Compulsória. É importante lembrar que todos devem ter a ciência de qual plano querem escolher para não haver nenhum problema futuro.

Obs: nos planos da SulAmérica, você vai encontrar a opção de Livre Adesão como “Flex”, mas ambas seguem a mesma modalidade, somente o nome que se difere.

Qual modalidade deve escolher: Compulsória ou Livre Adesão?


Agora que você já sabe a diferença entre as modalidades Compulsória e Livre Adesão, esse é o momento que você deve sentar com os demais responsáveis da empresa para escolher qual opção deseja contratar.

Se você quer que todos os seus colaboradores façam parte do mesmo plano que o seu, então nesse caso deve contratar a opção Compulsória. Já se não exige que tenham o mesmo plano que o seu, então a opção é Livre.

No caso das operadoras que não oferecem essa opção, a única contratação é Compulsória. Assim, todos deverão ter o mesmo plano em contrato, respeitando as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Se você está procurando por um convênio médico, não hesite em solicitar uma cotação exclusiva para a sua empresa com a LeadMark. Temos as melhores opções de operadoras que podem combinar com o seu perfil de empresa e com diversos benefícios. Faça já a sua cotação!

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de plano de saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page