Então é Natal! Como vender no natal para ganhar dinheiro?

Os meses mais esperados do ano pelos clientes, são os meses de novembro e dezembro, quando inicia a Black Friday — momento ideal para grandes ofertas e descontos, mas como conseguir vender no natal para ganhar dinheiro nesses meses? 

Este é um ótimo momento para revisar suas metas de previsão de vendas e desenvolver uma estratégia para atingi-las por meio de suas campanhas de feriados.

Portanto, o que sua empresa fará para garantir que seus produtos sejam os mais lembrados conforme os clientes tomam decisões sobre os gastos da Black Friday até o final do ano? 

Aqui estão 6 maneiras pelas quais sua empresa pode criar campanhas de marketing de fim de ano que o ajudem a aumentar as vendas!

1. Ofereça descontos especiais para clientes fiéis

Então é Natal! E o que você pode fazer para vender mais?
Vendedor sorrindo

Ofereça descontos especiais aos seus melhores ou mais fiéis clientes nas coisas que mais compram. Por que não dar a eles um presente de Natal, de você para eles? 

Oferecer ofertas que eles não podem recusar nas coisas que mais compram é uma ótima maneira de dizer Feliz Natal para seus clientes mais leais! 

Lembre-se de que geralmente custa muito mais adquirir novos clientes do que reter os que já possui. Portanto, se você realmente alcançar suas estrelas apenas uma vez por ano, certifique-se de que seja durante o período de festas de fim de ano. 

Uma abordagem para aumentar as vendas de fim de ano pode ser oferecer a esses clientes leais uma oportunidade ainda maior quando eles indicam sua empresa para a família ou amigos e essas referências fazem uma compra. 

2. Personalize e-mails para seus clientes


Principalmente para lojas online, mas para qualquer empresa que tenha endereços de e-mail e algumas informações básicas sobre o histórico de vendas de sua base de clientes, é ótimo poder personalizar os e-mails incluindo seu nome e um detalhe pertinente. Talvez eles sejam clientes há mais de um ano. 

Talvez eles sempre fazem um pedido mensal. Se eles sempre fizeram o mesmo pedido, personalize o e-mail com uma sugestão de um item que você acha que eles gostariam com base em seu histórico de pedidos e diga o porquê. 

A segmentação de e-mail com base no histórico de seus clientes ou detalhes pessoais, como a data de nascimento, se você a conhece, é uma ferramenta poderosa. 

Essa abordagem lembra seus clientes de que você realmente aprecia sua lealdade. Funciona bem para uma campanha de marketing de férias, mas também é uma ótima estratégia a qualquer momento.

Leia mais: Taxa de conversão: o que é e por que é importante?

3. Ofereça certificados de presente


Talvez você seja uma oficina mecânica, um cabeleireiro, um serviço de limpeza, um organizador profissional, um desenvolvedor da Web, ou um corretor de saúde – como você dá essas coisas para presentear? Com certificados de presente, é claro! 

Quem não adoraria uma troca de óleo e rotação de pneus grátis, novo penteado ou limpeza da casa!?! Ou talvez você tenha muitos produtos e serviços e escolher um seja muito difícil!

Conceda o dom da escolha. Os certificados de presente são ótimos para armazenar estocagem e oferecem uma grande oportunidade de cross selling.

Não complique as coisas, mas não descarte o poder de oferecer uma opção online para comprar um vale-presente, mesmo que, no final das contas, você ainda esteja enviando uma cópia física pelo correio. Experimente, promova-os em seus canais de mídia social ou em sua lista de e-mail. 

Faça uma placa visualmente atraente perto da caixa registradora, se você tiver uma loja física. 

Você pode até realizar uma venda de cartões-presente, oferecendo um desconto por volume ou algum outro incentivo (como comprar um vale-presente para um serviço e receber um serviço gratuito ou com desconto) para que seus clientes regulares os comprem como um presente. 

4. Cross selling!


Os meses que antecedem as festas de fim de ano são ótimos para sugerir itens para acompanhar os produtos ou serviços que seus clientes já estão adquirindo. Talvez tenha comprado um lindo conjunto de brincos para a mãe no ano passado. Este ano, sugira o colar combinando. Ao vender um pacote de spa, ofereça o kit premium de spa em casa para transportar o vale-presente! 

Os cabeleireiros podem fazer cross selling de um conjunto de shampoo e condicionador de qualidade para salão de beleza.

A loja de conserto de automóveis pode oferecer cabos de jumper ou caixas fixa-flat – todas como pequenas transportadoras ou estufas de estocagem para os certificados de presente! O cross selling é uma ótima maneira de agregar valor ao cliente e vender mais no natal para ganhar dinheiro.

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5. Envie ideias para presentes


Quantas vezes você se deparou com um presente para aquela pessoa difícil de comprar de sua lista? Todos nós já passamos por isso! Portanto, ajude seus clientes enviando um e-mail cheio de ideias de presentes personalizados para as pessoas em suas listas com títulos como: “presentes para a mãe”, “ótimos presentes para colegas de trabalho”, “presentes para vizinhos” ou “presentes para o correio das operadoras”. ” 

Quais são seus itens mais populares e quem os compra? Compartilhe essa informação com as pessoas em sua lista de e-mail e eles ficarão gratos por isso!

6. Ofereça frete grátis ou entregas especiais


Quem não ama uma surpresa?!? Não tenha medo de pensar fora da caixa para aumentar as vendas de fim de ano. E se aquele pacote de spa premium e o kit de spa caseiro fossem entregues em mãos com um buquê de flores frescas ou uma caixa de chocolates? 

O que aconteceria se a troca de óleo fosse feita no local, na casa do destinatário? E se uma cesta de presentes com alguns potes de geleia caseira local e scones frescos da padaria fosse entregue na hora em uma manhã de sábado? Isso não tornaria o presente ainda mais especial?

Se você administra uma loja física ou virtual, não é segredo que está competindo com varejistas gigantes, que oferecem mais opções e remessa rápida e gratuita. O que você vai fazer para fazer valer a pena esperar e pagar mais, ou para reduzir suas perdas se oferecer frete grátis?  

A maneira como você cria a experiência do cliente em torno da espera e do recebimento da compra pode fazer uma grande diferença na disposição das pessoas em pagar pelos custos de remessa ou esperar mais do que teriam se comprassem em outro local.

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7. Envie cartões ou presentes para clientes atuais e anteriores.


Talvez ficar em contato e em primeiro lugar seja tão simples quanto desejar Boas Festas aos seus clientes e agradecê-los por seus negócios! Os clientes adoram saber que são apreciados. Envie-lhes um cartão de agradecimento ou um presente especial que não tenha nada a ver com a tentativa de vender-lhes nada — eles vão adorar você por isso! 

Portanto, ofereça agrados ao seu cliente e descontos exclusivos. Esclareça dúvidas pertinentes ao seu produto/serviço e transmita confiança ao consumidor que adquire o seu produto/serviço, e com isso, você possa vender mais no natal para ganhar dinheiro.

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