Aprender o que é um pipeline de vendas pode ser essencial para a competitividade e o crescimento do seu negócio. Em última análise, eles são necessários para o aumento das vendas, e para isso nada melhor do que o uso de estratégias bem definidas para supervisionar e melhorar toda a jornada de compra dos clientes.
O pipeline de vendas é uma ferramenta cujo objetivo é apoiar a equipe comercial em todas as etapas do relacionamento com os clientes, antes mesmo de se tornarem clientes de fato.
Veja o que é um pipeline de vendas, como criar um para sua equipe e como organizar o processo.
Quando os consumidores encontram uma nova marca, eles passam por diferentes estágios antes da compra ser realizada. Esse fluxo, também conhecido como jornada de compra, pode (e deve) ser medido, controlado e cultivado ativamente para garantir as vendas.
Um pipeline de vendas é exatamente isso: um conjunto de atividades e estratégias que um vendedor precisa para acelerar o ciclo de vendas, transformando prospects (pessoas que acabaram de encontrar sua marca ou serviço) em clientes.
Cada negócio tem um ciclo diferente e exige ações diferentes para concluir as vendas. Uma empresa B2B, por exemplo, passa por um processo completamente diferente de uma banca de jornal. Portanto, os pipelines devem ser personalizados para cada caso.
Criar um pipeline permite quantificar e definir o processo de vendas, deixando-o mais claro para a equipe, fornecendo dados e ideias para acelerar e impulsionar as conversões e ainda ajudar a gerenciar o desempenho dos colaboradores.
Com um pipeline, você pode acompanhar o número de negócios não fechados, o ticket médio (valor médio das vendas em um período), o nível de eficiência dos representantes de vendas e a duração média do ciclo de vendas. Estruture seu pipeline para:
Para seguir um processo estruturado, um pipeline de vendas tem etapas. Após terminar cada etapa, o vendedor pode passar para a etapa seguinte, levando o cliente a finalizar sua jornada. Veja abaixo as principais etapas:
Você já percebeu seus benefícios e o que significa gerenciar um, então agora descubra como construir um pipeline de vendas para implementar em seu negócio.
Uma boa estratégia é estabelecer muitos funis de vendas diferentes – um para prospecção, outro para clientes ativos (para aumentar as vendas) e outro para clientes inativos (para trazê-los de volta). Em seguida, mapeie o ciclo de vendas em cada funil.
Ao criar seu pipeline e colocá-lo em prática, você deve estar ciente de que ele é uma ferramenta de linha de base. Isso significa que os vendedores devem ser flexíveis e usar seu próprio julgamento para cuidar dos clientes da maneira que funcionar melhor.
Para saber se o seu pipeline de vendas está funcionando bem e como ele pode ser melhorado, ele precisa ser medido. Leia alguns indicadores que você pode aplicar ao seu pipeline:
Um ciclo de vendas é o tempo total que o processo de vendas leva e, como tal, pode ser longo, médio ou curto.
Em geral, quanto mais caro um produto ou serviço, mais lento o ciclo, pois os clientes precisam de mais tempo para considerar, avaliar e concluir a compra.
Ressalta-se que a utilização do pipeline de vendas é mais vantajosa para o acompanhamento de ciclos médios e longos de vendas , que exigem maior esforço da equipe de vendas e envolvem mais variáveis nas decisões.
Para gerenciar seu pipeline, você pode usar planilhas ou, para uma solução mais complexa, uma ferramenta de CRM, que pode supervisionar o relacionamento com seus clientes.
Com o CRM, você pode automatizar todo o processo de vendas — desde a captura e conversão de leads até a retenção e fidelização de clientes — o que ajuda a otimizar o tempo da equipe e aumentar a produtividade. Ele permite que você:
Para empresas com fluxos mais complexos, também pode ser importante unificar a gestão de relacionamento com o cliente com a gestão de processos. O software de CRM integrado a um BPMS (Business Process Management Suite) pode conectar um pipeline com outros processos envolvidos, como estoque, logística e finanças.
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