Unimed: Conheça a História

Tendo em vista o objetivo de atender pacientes com dignidade e a insatisfação do sistema público de saúde, no ano de 1967, a Unimed começou a dar seus primeiros passos no mercado. Atualmente, o sistema é um dos mais conhecidos e procurados do mercado, contando com milhares de profissionais que oferecem atendimento especializado aos seus beneficiários.

Que tal conhecer mais de perto a história da Unimed? Acompanhe as próximas linhas e saiba todas as informações sobre o sistema.

Sobre a Unimed

A Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), atua como operadora de planos de saúde e é um dos sistemas de cooperativas médicas mais conhecidos do Brasil.

Sua fundação oficial foi em 28 de novembro de 1975, sendo, desde então, líder no mercado médico privado nacional (40% do mercado doméstico de planos de saúde). Atualmente, a Unimed está presente em 83% do território brasileiro e é considerada a maior cooperativa de saúde do mundo. Além disso, a companhia é a terceira cooperativa mais lucrativa do mundo, segundo a Aliança Cooperativa Internacional.

Ao todo, são 347 unidades presentes em nosso país, controladas por 113  mil médicos cooperados. Além disso, a Unimed conta com 34 cooperativas regionais, que fazem o meio de campo entre as subsidiárias e a Unimed nacional.  São mais de 18 milhões de beneficiários, no Brasil e no mundo. Além de 2.611 hospitais credenciados e 114 hospitais próprios.

História da Unimed

Como citamos anteriormente, a Unimed deu seus primeiros passos em 1967, onde a primeira cooperativa Unimed, na cidade de Santos, foi aberta. A ideia da cooperativa foi apresentada após a mobilização dos dirigentes do sindicato de médicos em Santos. A iniciativa foi uma reação ao surgimento de empresas de saúde fundadas por diversas pessoas, médicos ou não, não vinculadas ao sindicato.

Após a abertura da primeira Unimed, em Santos, outras diversas unidades foram fundadas no Brasil. No início da década de 70, houve a fundação das primeiras unidades estaduais localizadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Conheça o sistema Unimed

Quem nunca ouviu falar sobre o Sistema Cooperativo Unimed? O mesmo é constituído,sobretudo, por mais de trezentas cooperativas e mais cem mil médicos cooperados. O sistema também conta com sociedades auxiliares, como a Fundação Unimed, que está à frente da Faculdade Unimed, e a Unimed Participações, que administra as companhias de seguros, saúde e gestora de ativos. 

Para que você possa entender melhor, o sistema funciona da seguinte forma: as cooperativas singulares compõem as federações estaduais, interfederativas ou intrafederativas. Estas, compõem confederações regionais que integram a Confederação Unimed do Brasil. Em meio aos demais planos de saúde, o sistema tem 37% de participação no mercado.

Atendendo exclusivamente empresas, ainda temos a Central Nacional Unimed, operadora nacional dos planos de saúde do Sistema Unimed.

Atenção Integral à Saúde

A Unimed tem como prioridade absoluta a gestão da saúde e do bem-estar dos seus beneficiários. Por isso, pensando em intensificar a medicina preventiva, a Unimed trouxe para as suas ações a Atenção Integral à Saúde. Além de desafogar o sistema básico de saúde, a companhia visa ajudar a conscientizar as pessoas a buscarem por estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Para fazer acontecer, a cooperativa instituiu em 2011 o Comitê de Atenção Integral à Saúde (CAS). O Comitê segue os seguintes fundamentos:

  • Primeiro contato: o paciente vai em busca do primeiro atendimento através do médico especialista em Atenção Primária. De 80% a 90% das pessoas que chegam até esse primeiro contato têm os seus problemas de saúde resolvidos sem que seja necessário acionar um especialista.
  • Longitudinalidade: o paciente garante atendimento contínuo e de qualidade durante toda a vida.
  • Integralidade: o paciente garante atenção especial, tanto na saúde quanto na doença.
  • Coordenação: se o paciente necessitar passar por níveis secundários e terciários de atendimento, como, por exemplo, uma internação, o médico de Atenção Primária ainda coordena todo o processo junto à equipe médica. Caso o paciente seja encaminhado para um especialista, o médico de Atenção Primária é quem coordena todo o cuidado.

Com a iniciativa, já foi possível identificar uma grande melhora no acompanhamento da rotina de saúde dos beneficiários. Ao todo, foram mais de 200 mil pacientes participantes de programas de Atenção Primária à Saúde. O mesmo foi adotado em mais de 45 Unimeds nos últimos anos.

Enfim, você já tem um plano de saúde? Podemos afirmar que a trajetória da Unimed é muito reconhecida e garante aos seus beneficiários o melhor no quesito saúde. Atualmente, contar com um plano de saúde tem se tornado algo cada vez mais essencial, afinal, o sistema básico de saúde nem sempre é algo fácil de lidar. O cuidado com a saúde é essencial para garantir muito mais qualidade de vida, independente da idade.

Gostou e quer conhecer os planos de saúde da Unimed mais de perto? Clique aqui agora mesmo!

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page