O desenvolvimento tecnológico global está em pleno andamento e deu abertura para a digitalização de vendas. Como o número de usuários de mídia social em todo o mundo se aproxima de 3,4 bilhões, os consumidores em potencial podem optar por pesquisar informações on-line em vez de se comunicar diretamente com um representante de vendas.
À medida que mais consumidores ficam online, as empresas precisam se adaptar a essa interrupção contínua. A regra tácita aqui é “ou mude ou morra”. Empresas de todos os setores aplicam suas cadeias de valor à digitalização.
No entanto, essa transformação tecnológica mal tocou nas vendas. Muitas empresas subestimam a importância de digitalizar o departamento de vendas ou não implementam adequadamente as mudanças tecnológicas.
Por isso, neste artigo você vai entender como impulsionar o seu negócio com a digitalização de vendas.
Como a digitalização pode impulsionar suas vendas?
Em termos de vendas, digitalização de vendas significa aplicar ferramentas tecnológicas para impulsionar o desempenho da equipe de vendas e ajudá-la a tomar decisões mais habilidosas.
Enquanto as empresas mergulham maciçamente nas tecnologias, alguns aspectos da digitalização são falsamente ignorados. A pesquisa feita por Roland Berger e Google Deutschland sugere que cerca de 33% das 2.745 empresas pesquisadas não oferecem a opção de fazer um pedido online em seus marketplaces.
Por que a digitalização das vendas é indispensável?
Para se manter à tona, as empresas precisam encontrar uma maneira de integrar suavemente as ferramentas digitais em seus canais de sistemas de vendas. Aqui estão as razões que tornam a transformação tecnológica em vendas obrigatória.
Em primeiro lugar, o esquema de comunicação mudou. Agora, não é um representante de vendas que começa a rolar a bola. Os clientes iniciam a compra explorando as informações do produto em sites, redes sociais e recursos de divulgação. O cliente agora decide quando o vendedor deve intervir e como pode ajudar. Representantes de vendas e especialistas em marketing devem fazer um grande esforço para informar adequadamente o cliente em potencial sobre seu produto no site, fóruns e comunidades de redes sociais.
Em segundo lugar, os millennials preferem pesquisar as informações no Google. De acordo com a pesquisa da Roland Berger, 46% dos indivíduos predominantes entre os clientes têm menos de 35 anos. Essa geração de millennials têm uma abordagem diferente para compras online. Por exemplo, em vez de entrar em contato diretamente com um gerente de vendas ou visitar uma página de catálogo, os millennials pesquisam as informações individualmente no Google.
Como exatamente você pode mudar para permanecer no jogo? Agora, como abordei os fatores críticos de mudança, aqui estão algumas dicas sobre como melhorar sua estratégia de vendas para acompanhar a era da digitalização.
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1. Desvendar novos canais de comunicação
É aqui que o termo “venda social” entra em jogo. Simplificando, a venda social é quando as equipes de vendas usam as mídias sociais para alcançar seu público-alvo. Você pode se destacar nas plataformas de mídia social como um especialista influente ou líder de opinião para seus clientes em potencial.
Você pode fornecer alguns insights do setor, compartilhar sua experiência no assunto e oferecer soluções para os pontos problemáticos do cliente. O principal objetivo dessa estratégia é conquistar a confiança do seu cliente para que ele fique mais propenso a investir em seu produto ou serviço.
2. Adapte seu site às necessidades dos clientes
O ponto de partida para a compra é o seu site. Organize a estrutura de conteúdo e as informações do seu site para que a jornada do cliente seja suave, fluida e intuitiva. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense cuidadosamente em todos os possíveis pontos de contato do cliente. Pense em como você pode ajudar seus clientes no estágio de coleta de informações. Como você poderia converter os clientes em leads potenciais? A maneira como você responde a essas perguntas afetará a maneira como você orienta seu cliente em todo o site.
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3. Aproveite a tecnologia para entender seus clientes
Além das redes sociais, as vendas podem alavancar tecnologias e algoritmos de rastreamento para entender as necessidades de seus clientes. Esses aplicativos geralmente mostram onde exatamente estão os pontos de contato de seus clientes, quais canais eles usaram para chegar ao seu site e de que forma eles tendem a perceber as informações e se comunicar (links de e-mail, mecanismos de busca, rede social). Todos esses insights podem ajudar a descobrir a proto persona de seus clientes e fornecer recomendações antes mesmo que eles entrem em contato com você.
Conclusão
A digitalização vendas oferece uma ampla gama de benefícios e também cria novas oportunidades, bem como novos campos de negócios:
- Mais vendas, lucro e volume de negócios por uma taxa de conversão mais alta
- Captação de clientes eficiente e eficaz
- Produtos melhores
- Maior satisfação do cliente
- Visão 360 graus do cliente e transparência na jornada do cliente
- Economia de recursos
- Economizando tempo eliminando tarefas monótonas
- Concentração no essencial, eliminando tarefas irritantes
- Novas áreas de negócio (dados como serviço, dados como produto)
Admirável mundo novo. Até agora tudo bem. No entanto, há uma coisa a considerar – e muitas empresas perdem esse aspecto importante:
Tendo uma visão holística, “o quadro geral”. Assim como a digitalização deve estar interligada ao departamento de vendas, você também precisa de uma visão holística da transformação digital de toda a empresa.
Pensar em silos envia seus cumprimentos. No contexto de modelos de negócios holísticos, a digitalização ainda não desempenha um papel muito importante. Não perca esta vertente e aproveite as amplas oportunidades que a digitalização oferece, incluindo, por exemplo, o desenvolvimento de novas áreas de negócio.
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