Marketing no Whatsapp: Como começar?

O marketing digital no mundo em que vivemos atualmente está mudando drasticamente, e o fator chave para isso é a adoção de novas tecnologias por parte da grande massa.

Profissionais de marketing começaram seu percurso no mundo digital com simples diretórios e e-mails, passando por alguns dos principais canais,como os motores de pesquisa do Google, Bing, Yahoo e as sensacionais redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, etc.

Mas nesta viagem em geral, a maioria das empresas se perderam quando o assunto foi o aplicativo de mensagens instantâneas “WhatsApp”, criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, e que conta com mais de 1.200 milhões de usuários mensais.

No entanto, a boa notícia é que, de forma lenta e constante, as empresas estão se dando conta do poder que esta plataforma tem para ajuda-las com o marketing.

O que é o marketing no WhatsApp e por que eu deveria usar?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado em todo o mundo, o fator vital para o seu sucesso é a simplicidade da aplicação e a sensação de contato pessoal que concede ao usuário. Isto é o que mobiliza os mais de 175 milhões de usuários ativos.

A evolução do marketing e da grande aceitação desta App é uma oportunidade de ouro para as empresas, já que é possível fazer incríveis campanhas de marketing no WhatsApp, além disso, até o dia de hoje, esta plataforma não lançou nenhuma plataforma de publicidade ou rentabilidade comercial semelhante ao aplicativo de mensagens do Facebook.

Um estudo que realizado no ano passado, apontou que a geração Y e, sobretudo, a geração Z tendem a rumar em direção a uma experiência on-line cada vez mais individualizada.

No entanto, a empresa já confirmou que está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma comercial muito discreta, e que ainda não está no mercado. Mas, isso não deteve os comerciantes de todo o mundo que já experimentam o WhatsApp, como parte de sua estratégia de marketing.

Se você está se perguntando como eles estão fazendo isso continue lendo.

Começando com o básico, todos nós sabemos que o pré-requisito mais importante para se conectar com seus leads através do WhatsApp é o fato de que você precisará de seu número de contato. Mas para isso, você deve oferecer algo muito bom em troca.

Muitas empresas pensam que com acesso a uma base de dados externa e um bombardeio de mensagens a estratégia de marketing no Whatsapp será eficaz, mas na verdade, o único resultado disso é a possibilidade real de ser bloqueado por toda a vida.

Nenhum negócio deve se atrever a correr esse tipo de risco, além de que não é nada ético.

A realidade do marketing no WhatsApp não é assim, ela está relacionada muito com o mailing, onde é muito importante, primeiro, obter o consentimento da pessoa para então entrar em contato com ela.

O marketing via WhatsApp necessita de consentimento, além disso, há um passo adicional; o usuário precisa guardar o seu número.

É importante ter em mente que o WhatsApp se tornou o software de mensagens instantâneas mais querido dos usuários, em grande parte devido à sua privacidade e toque pessoal… se uma empresa invade está privacidade, então estará fazendo de errado.

É por isso que, comerciantes devem ser muito cuidadosos e criativos, no momento de coletar o número de contato dos usuários.

Ferramentas de marketing para Whatsapp

WhatsApp Bulk Sender

Esta é uma das melhores ferramentas de marketing do WhatsApp, juntamente com algumas de suas características;

  • Permite o envio de 256 mensagens, da mesma forma que envia um só regularmente;
  • Adicionar remetentes ilimitados registrando vários números de contato;
  • Caixa de entrada personalizada;
    Suporta todos os formatos de mídia;
  • Filtra os números de contato que são “spam”;
  • Permite ver a última ligação de seus contatos.

Bulk WhatsApp Marketing

Esta empresa conta com três produtos que os comerciantes podemos escolher:

1.-Bulk WhatsApp Software

Permite-lhe enviar mais de 1000 mensagens em todos os formatos disponíveis: imagem, áudio, vídeo, etc. E, igualmente, oferece funções avançadas, que permitem ao profissional gerenciar uma campanha de marketing.

2.-WhatsApp Marketing Services

É uma plataforma web que permite enviar mensagens em três passos muito fáceis, assim como enviar até 10,000 mensagens em todos os formatos existentes.

3.-Bulk WhatsApp Channels

Esta apresenta números registrados para novos canais de WhatsApp.

WhatsApp, SMS Myntra

Algumas das principais características desta ferramenta são:

  • Plataforma fácil de usar para criação de campanhas de marketing;
  • Serviço de mensagens em massa;
    Criar e programar campanhas de WhatsApp;
  • Plataforma de gestão de contatos grátis;
  • Acompanhamento efetivo do compromisso do usuário (como um CRM);
  • Relatório de entrega.

É recomendável escolher a ferramenta ideal com sabedoria e de acordo com suas necessidades.

WhatsApp para negócios : características

whatsapp marketing negócios

WhatsApp entendeu a necessidade de uma conta comercial verificada para que os usuários possam se comunicar diretamente com as marcas e se tornar leads. Deste modo, anunciou e lançou oficialmente esse recurso tão aguardado.

Algumas das características do “WhatsApp para negócios” são:

Nova aplicação, nova identidade

WhatsApp tem se esforçado em diferenciar a aplicação de negócio da aplicação regular de forma eficaz. É por isso a primeira mudança foi criar um novo branding. O design do logotipo é o mesmo, mas em vez de ter um ícone de telefone, apresenta um “B” de business.

Maior conveniência

Os profissionais de marketing não precisam vincular-se a um telefone celular para poder registar-se e utilizar a aplicação, o WhatsApp para negócios permite às empresas utilizar um número fixo para se inscrever no aplicativo.

Respostas automáticas

Esta função permite um grande fôlego para as empresas, já que podem configurar respostas automáticas quando estiverem ausentes. O recurso de resposta automática é semelhante ao do Facebook Messenger, isso vai lhe dá uma certa garantia ao usuário de que um agente se comunica rapidamente e, além disso, faz com que as mensagens se tornem mais profissional.

Negócios verificados

As contas de negócios verificadas dão mais credibilidade a empresa, uma marcação de cor verde mostra aos usuários o certificado de que uma conta é totalmente legítima e que, por isso, podem ter uma conversa sem se preocupar. Isso também ajuda as empresas a diferenciam-se de contas falsas.

Métricas em todo tempo

Para o sucesso de uma campanha, medir e analisar dados, tomar decisões com base nelas e otimizar a campanha é algo imprescindível. Em poucas palavras, qualquer campanha está incompleta se não se medem seus dados.

No WhatsApp para empresas são fornecidas análises de dados adequadas às empresas para que estas possam medir o sucesso de sua campanha.

Conclusão

O WhatsApp pode vir a ser um excelente canal de marketing para uma empresa, se utilizado de forma correta e com cautela, muitas marcas em todo o mundo já estão se dando conta do potencial desta ferramenta.

Para tirar maior proveito das empresas, as equipes de marketing devem ser muito inovadoras. Isso somado ao fato de que podem contar com o produto oficial do WhatsApp para negócios, abre as portas das oportunidades para todos os tipos de negócios.

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