Marketing pessoal: você sabe se vender?

A menos que você esteja no negócio por conta própria ou procurando um emprego, a ideia de fazer o seu próprio marketing pessoal pode não soar como algo que o preocupe. Mas é uma habilidade que todos precisam dominar. 

Entenda o básico e você estará preparado para se posicionar como um especialista. Neste artigo, trouxemos sete estratégias comprovadas para se promover com sucesso e eficácia. Acompanhe!

1. Identifique seu nicho

Vendedor se prestigiando na frente do espelho

Quais são seus interesses? Seus talentos? Suas paixões? Pense nas maneiras como você já reúne esses elementos e explore as possibilidades de como você pode envolvê-los na inovação e na solução de problemas. Concentre-se nas coisas incomuns que você tem a oferecer.

2. Busque reconhecimento por sua experiência


Mostre o que você sabe construindo uma base de conhecimento. Aumente sua reputação e promova suas opiniões informadas. A marca registrada da experiência é descobrir o que é informação e relevante. Desenvolva relacionamentos com líderes de pensamento e representantes da mídia em seu campo e sua comunidade.

Leia também: Tudo sobre Jornada de Compras: Essencial para vender bem!

3. Compartilhe sua sabedoria


Escreva prolificamente sobre o que você sabe para colocar seu nome na frente das pessoas como um especialista. Contribua com artigos e postagens de blog sempre que tiver uma oportunidade. Certifique-se de que seja informativo, bem escrito, oportuno e valioso para os leitores. Assim, seu marketing pessoal estará bem encaminhado.

4. Construa uma comunidade

Crie uma rede de pessoas com a mesma opinião em seu campo e trabalhe para se conectar profundamente e realmente se conhecer. A experiência genuína é sempre atraída por outros especialistas e, na empresa deles, você pode abrir um mundo inteiro de novas possibilidades.

Leia também: Você sabe a Diferença de Venda Simples e Venda Complexa?

5. Esteja a serviço dos outros


Torne-se um consultor de confiança e faça o que puder para ajudar o maior número de pessoas possível. Como você pode usar o que faz para ser útil? Talvez você possa oferecer seus talentos a uma organização sem fins lucrativos local ou criar um estágio ou oportunidade de orientação para ajudar alguém que está começando.

6. Seja sociável


Gaste tempo focado em ferramentas de mídia social como Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e grupos eletrônicos em seu setor.

Compartilhe alguns de seus conhecimentos gratuitamente e você pode começar a construir uma base de fãs que confiam em você e procuram por você para obter conselhos de especialistas.

7. Lembre-se de quem você é – é a mensagem para o mundo


Cada palavra que você diz, tudo o que você comunica e faz, é uma mensagem para o mundo. Assim como uma boa organização protege sua marca, proteja sua reputação sendo intencional sobre as palavras que você fala e as ações que você executa.

A pessoa que sabe a melhor forma de comercializar-se é você. Comece agora a se destacar como líder e cidadão generoso de suas comunidades profissionais, e você poderá se levar muito mais longe do que pode ter sonhado.

Conclusão


O marketing pessoal é uma estratégia eficiente para promover o seu próprio negócio ou de alguém para qual está prestando os seus serviços. Tudo vai depender de como você se posiciona em seu segmento profissional, especialmente nas redes sociais.

Hoje, qualquer pessoa pode promover conteúdos, mas é estritamente importante que gere conteúdos de valor e que causem impacto positivo no público-alvo. Além disso, é essencial que sempre cheque a fonte de notícias que for comentar e que também passe total credibilidade para quem terá acesso aos conteúdos. 

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Amanda Siqueira

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