Melhore sua comunicação empresarial

Nos negócios, a comunicação empresarial pode fazer ou quebrar negócios e relacionamentos importantes. Então, como você se comunica de forma mais eficaz com seus clientes, parceiros e funcionários? 

Pensar sobre isso é um fator muito importante para que as coisas fluam dentro da sua empresa. Neste artigo, trouxemos cinco maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação empresarial. Boa leitura!

1. Expanda o vocabulário de negócios

Melhore sua comunicação empresarial
Dois rapazes conversando

Alguns dos melhores comunicadores de negócios têm um glossário especializado de jargão específico para seu setor. Essas palavras-chave e frases permitem que eles expliquem sua visão, não importa quão complexa ou técnica ela seja. Fazer um treinamento de linguagem de negócios baseado em software é uma maneira simples de expandir seu vocabulário de nicho. 

O mesmo acontece com a leitura de livros, revistas ou dicionários específicos do setor. Para uma opção gratuita, leia os sites do seu setor até que o jargão comercial esteja embutido em seu vocabulário.

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2. Comunicação digital mestre


Emojis e gírias tornaram as comunicações digitais mais pessoais, mas menos formais do que nunca. Mas você não deve tratar as comunicações digitais com menos seriedade do que as comunicações orais ou escritas. 

Digite e-mails e mensagens de bate-papo como se fossem lidos por qualquer pessoa em sua empresa. Empregue discrição e diplomacia, não importa a quem você esteja se dirigindo. Além disso, evite usar gírias ou coloquialismos que nem todos os destinatários entenderão ou apreciarão. Usar termos diretos ajudará a evitar mal-entendidos ou provocações desnecessárias. Mais importante, ele irá transmitir que você é um profissional.

3. Ouça mais


O famoso financista Bernard Baruch disse certa vez: “A maioria das pessoas bem-sucedidas que conheço são aquelas que ouvem mais do que falam”. Muitas vezes ouvimos que os líderes influentes contam como veem. 

Mas as vozes de seus defensores e críticos podem ser igualmente vitais para o avanço de seus negócios. Introduza um ciclo de feedback em sua organização. Ou solicite pessoalmente o conselho de outras pessoas e incorpore-o à sua estratégia de negócios. Muitas vezes você ficará surpreso com os benefícios tangíveis e intangíveis que sua empresa recebe em troca.

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4. Mantenha-se no caminho certo


Todo mundo já participou de uma reunião de negócios que desviou do assunto e depois foi além do cronograma. Uma das características de um comunicador oral robusto é o foco a laser e a continuidade suave nos pensamentos expressos. Procure identificar o objetivo das discussões de negócios de antemão. 

Então, seja claro, conciso e direto ao entregar ou extrair as informações que você precisa. Você não precisa ser conciso. Mas evite pausas frequentes em suas frases ou palavras de preenchimento como “umm”. Esse estilo de comunicação curto e doce pode impulsionar seus objetivos mais rapidamente. Também respeita o tempo limitado que todos na sua empresa têm.

5. A prática leva à perfeição


Nem mesmo os maiores oradores se tornaram mestres da comunicação da noite para o dia. É preciso paciência e prática para melhorar suas habilidades de comunicação empresarial. Identifique as habilidades que estão faltando e, em seguida, trabalhe gradualmente para obtê-las. 

Se você deseja reforçar suas habilidades de comunicação digital, pratique digitando cartas comerciais para si mesmo. Não está confiante em suas comunicações verbais? Participe de um seminário em sua associação empresarial local para ouvir como os profissionais se comunicam. Ou junte-se a uma organização profissional como a Toastmasters para aprimorar suas habilidades de falar em público. 

Eventualmente, você ganhará a confiança e o know-how para se comunicar com indivíduos em todos os níveis do negócio.

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