Estética e Reparadora: Qual tipo de Cirurgia Plástica é coberta pelo plano?

Meu plano cobre cirurgia plástica? Essa é uma das maiores dúvidas quando o assunto é planos de saúde. Por isso, preparamos este artigo especial abordando os diferentes tipos de cirurgias plásticas e como as operadoras de planos de saúde tratam cada uma delas.

Antes de pensar em coberturas de planos de saúde, vamos conhecer a diferença entre cirurgias plástica reparadoras e estéticas.

As cirurgias reparadoras têm como foco a melhoria da qualidade de vida do paciente. Elas são indicadas em situações onde uma determinada deformidade, seja ela congênita ou não, comprometa a qualidade de vida de um paciente.

Como exemplo de cirurgia reparadora podemos citar a mamoplastia reparadora, utilizada para reconstruir os seios em mulheres que precisaram amputá-lo(s).

A cirurgia plástica estética, por sua vez, tem como foco a melhora de uma condição do corpo, onde essa condição não impede o paciente de viver sua vida de forma plena. A cirurgia estética foca na harmonia do corpo, podendo ser facultativa e não interferindo na qualidade de vida do paciente.

Como exemplo de cirurgia estética temos o lifting facial e até mesmo a lipoaspiração em alguns casos.

Qual tipo de plástica é coberta pelos planos de saúde?

Considerando estes dois tipos de cirurgia plástica, a maioria das operadoras têm somente a cobertura para os casos onde há necessidade de reparações.

Isso significa que as operadoras não cobrem cirurgias estéticas, somente as reparadoras nos casos onde não há perda da qualidade de vida do beneficiário.

Mas atenção, por via de regra, cada caso é analisado individualmente e só então, a partir de um laudo médico, a cirurgia pode ser classificada como reparadora ou estética. Nessa situação, a operadora de saúde poderá deliberar no sentido de arcar com a cobertura da cirurgia ou não.

Por isso, ao contratar um plano de saúde é importa ler as cláusulas referentes aos tipos de cirurgias e como o plano analisa e trata cada uma das situações.

 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page