Aumentar as vendas com o Mercado Digital é possível se fizermos as escolhas pelas melhores estratégias. As ações certas aumentam o engajamento, capturam o público-alvo, geram conversões e resultam em vendas.
Ser uma marca influente e conhecida entre seu público é algo essencial e positivo. Mas você tem que pensar na progressão desse trabalho, ou seja, no resultado e nos lucros.
Considerando o momento atual, aumentar as vendas com o Mercado Digital é a melhor escolha a se fazer. Em menor ou maior grau, sua persona provavelmente está na mídia digital.
Mesmo para os varejistas que trabalham fisicamente, por lojas, as estratégias online fazem a diferença nas vendas. Os recursos e estratégias existentes são amplos e muito democráticos.
Não existe um manual de como conseguir esse aumento de vendas com o Mercado Digital. Ainda assim, há uma lista de ações e estratégias que são fundamentais.
As empresas que podem colocar essas práticas em funcionamento têm uma chance muito maior de ganhar muito mais dinheiro.
Otimize seu site com base em SEO
Os sites precisam ser muito mais do que apenas atraentes e informativos. Estes são requisitos básicos que envolvem um usuário. No entanto, para gerar tráfego, é preciso trabalhar na otimização, com base nos padrões de SEO.
O trabalho de otimização de sites é voltado para fazer ajustes que os tornem mais adequados ao que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa – como o Google – exigem
Como resultado, você obterá uma classificação melhor, com os sites aparecendo no topo das SERPs.
Esse maior destaque gerará maior interesse no usuário. Em uma pesquisa do Google, é natural que tenhamos mais probabilidade de acessar sites de primeira página, especialmente aqueles no topo .
Em geral, 75% dos usuários não acessam a segunda página de resultados, o que diz muito.
Um site otimizado classifica melhor, aparece nesta primeira página e fica mais visível aos olhos de quem realizou a pesquisa. As chances de receber cliques são maiores , gerando mais tráfego e conversão, com as vendas sendo consequência.
Além disso, ter um site com bom desempenho de velocidade pode aumentar o ranking da sua página e, consequentemente, suas vendas. Explicamos isso melhor no infográfico abaixo.
Leia mais: Cliente Indeciso: como reativá-lo e trazê-lo para sua carteira!
Defina quem é seu público-alvo
Para aumentar as vendas com o Mercado Digital, é fundamental conhecer primeiro o seu público. Eles têm hábitos e preferências específicas que devem nortear toda a sua estratégia e as ações que você cria no ambiente digital.
O primeiro passo para alcançar esse entendimento é realizar pesquisas, coletar seus dados e estudar suas preferências.
A partir dos resultados, é possível criar uma buyer persona que retrate de certa forma o cliente que você deseja impactar usando o Mercado Digital.
A partir disso, você entenderá alguns pontos-chave, como:
- que tom de voz usar na comunicação;
- em quais produtos seu público está mais interessado;
- quais vantagens esperam em seu relacionamento com uma empresa;
- em que canais são.
Saiba onde seu público se concentra
Depois de ter mais informações sobre seu público, é possível saber em quais canais eles se concentram.
A importância disso é justamente comunicar através dessas plataformas. Os principais são: Facebook, Instagram, Twitter e também e- mail.
Nas pesquisas, é possível identificar quais desses canais seu público mais utiliza para obter informações, seguir marcas e se comunicar com elas.
Você saberá como direcionar suas campanhas de Mercado Digital, com excelentes resultados em conversões.
Saber em quais canais seu público se concentra também permite que você invista em estratégias mais adequadas.
Ter essa distribuição precisa do seu orçamento de Mercado Digital permitirá que você tenha um ROI satisfatório quando comparado às vendas que sua empresa gerou.
Defina CTAs que realmente convertem
CTAs são definitivamente mecanismos potentes quando se trata de gerar conversões.
É impossível aumentar as vendas com Mercado Digital sem usar bons calls to action. Você deve ter uma seleção de frases de efeito que chamem a atenção, e que resultem nas sugestões propostas.
Além de serem redigidos de forma a incentivar a ação, esses CTAs também devem ser destacados ou, em outras palavras, atraentes.
Por isso, é comum que essas frases estejam em botões com cores marcantes. O importante é que eles se destaquem do resto da interface da página. Bons CTAs gerarão um CTR alto e, como resultado, mais conversões.
Leia mais: MQL e SQL: o que é e a importância para o seu negócio.
Realize testes A/B sobre suas estratégias
Descobrir o que o CTA mais converte pode ser difícil sem testar.
Sempre haverá uma dúvida entre duas ou mais opções, o que torna necessário validar hipóteses.
Os testes A/B permitem que você estude quais opções de estratégia geram mais taxas de conversão, resultando em vendas.
Esses testes são projetados para comparar duas versões do que precisa ser testado: CTAs, landing pages, cores usadas em uma página, cabeçalhos, entre outras opções.
Portanto, as duas versões são executadas separadamente durante um período especificado.
O ponto crítico é a medição dos resultados. O teste A/B consiste em analisar qual dessas duas versões apresentou os melhores resultados. A que teve melhor desempenho deve ser escolhida como a versão final, correndo como a final.
Assim, é possível aumentar as vendas com o Mercado Digital de forma precisa e comprovada.
Automatize e acompanhe suas campanhas de e-mail marketing
Os e-mails ainda são uma excelente ferramenta para contato e nutrição de leads. Saber usá-los é o ponto principal da questão.
A automação é o recurso que permite acionar e-mails para uma ampla base de contatos, padronizando as mensagens e aumentando as chances de atingir os contatos.
Nesse esforço, também é necessário rastrear a recepção e como os leads foram engajados.
Esses e-mails devem conter informações sobre produtos, descontos, ofertas de conteúdo, cupons de desconto, entre outras coisas. A ideia é aproximar e gerar contatos frequentes.
A partir dessa estratégia, é possível alimentar esses leads e trazê-los para as etapas mais profundas do funil de vendas. Dessa forma natural, os resultados são, além do engajamento, o aumento das conversões.
Comece uma estratégia de marketing de conteúdo
Desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo é uma excelente forma de aumentar as vendas com o Mercado Digital.
As postagens do blog têm uma grande capacidade de gerar tráfego para um site , aumentar o interesse do consumidor e engajar. Para conseguir isso, você precisa produzir conteúdo de alta qualidade!
Os usuários estão interessados em postagens educacionais, mas não muito generalistas. Muitas dessas pessoas também querem saber diretamente sobre um determinado produto de marca.
Portanto, uma estratégia de conteúdo deve entregar postagens para todos os níveis do funil de vendas.
Adequadas para SEO, inclusive em sua redação, essas postagens podem atrair os leads certos, educá-los e gerar o conhecimento necessário para realizar a compra.
As empresas devem saber desenvolver uma estratégia com conteúdo que contemple o consumidor em todas as etapas, desde o interesse inicial até a decisão de compra.
Definir campanhas de remarketing
As marcas estão sempre enfrentando o abandono de carrinho e monitorando os consumidores que visitam as páginas de produtos, escolhem tamanhos e especificações, mas não concluem suas compras.
O remarketing é a estratégia que lembra esses compradores sobre seus interesses . Para isso, os banners são posicionados com as ofertas deixadas para trás, aparecendo na rede de Display do Google.
Como estratégia de fundo do funil, esse esforço funcionará se o consumidor estiver prestes a comprar.
Além dos banners nos sites, o remarketing pode ser feito por e-mail marketing, levando o link do produto para aquele consumidor.
Em alguns casos, incentivos como cupons de desconto ou frete grátis podem ajudar a fechar a venda mais rapidamente.
Meça cada uma de suas ações
A busca por aumentar as vendas com o Mercado Digital passa pela implementação das ações necessárias.
Ainda assim, eles não serão eficazes se não houver uma medição adequada. Cada estratégia adotada deve ser continuamente rastreada , o que nos permite entender sua eficácia.
As métricas são a tradução do nível de eficácia de cada ação no Mercado Digital.
Ferramentas como o Google Analytics permitem verificar detalhadamente esses resultados. Além disso, muitas ferramentas de automação de marketing também podem medi-los.
O aumento das vendas depende do sucesso da estratégia. Quando os resultados esperados não são detectados nas métricas, pode ser hora de mudar a abordagem.
Medir é essencial para saber quando fazer essas mudanças. É importante saber que, para aumentar as vendas com Mercado Digital, é preciso adotar estratégias fundamentais de sucesso para qualquer empresa.
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