O que é Burnout: Saiba as causas e sintomas

Acontece com todo mundo em algum ponto ou outro. Nossas vidas ficam ocupadas indo aqui e ali – trabalhando, ajudando outras pessoas ou cuidando de nossas famílias. Às vezes, ficamos muito ocupados e esquecemos de dar um passo para trás e descansar. É quando pode ocorrer o Burnout.

Burnout é uma forma de exaustão causada por se sentir constantemente sobrecarregado. É resultado de estresse emocional, físico e mental excessivo e prolongado. Em muitos casos, o Burnout está relacionado ao trabalho.

O Burnout acontece quando você está sobrecarregado, emocionalmente esgotado e incapaz de atender às demandas incessantes da vida. A condição não é diagnosticada clinicamente. Mas o Burnout pode afetar sua saúde física e mental se você não o reconhecer ou tratar. 

O Burnout impede que você seja produtivo. Reduz sua energia, fazendo com que você se sinta desesperançado, cínico e ressentido. Os efeitos do Burnout podem prejudicar sua casa, seu trabalho e sua vida social.

A longo prazo, pode torná-lo mais vulnerável a resfriados e gripes. As principais razões para o Burnout incluem: 

  • Cargas de trabalho incontroláveis
  • Tratamento injusto no trabalho
  • Confusas responsabilidades de trabalho
  • Falta de comunicação ou apoio dos gerentes
  • Pressão imensa de prazo

Tipos de Burnout

Tipos de Burnout
Colaborador exausto do trabalho

Três tipos de burnout foram identificados, cada um com sua própria causa: 

Sobrecarga


Isso acontece quando você trabalha cada vez mais, tornando-se frenético em sua busca pelo sucesso. Se você passar por isso, pode estar disposto a arriscar sua saúde e sua vida pessoal para se sentir bem-sucedido no trabalho.  

Burnout insuficiente


Isso acontece quando você se sente desvalorizado e entediado em seu trabalho. Talvez seu trabalho não ofereça oportunidades de aprendizado ou não tenha espaço para crescimento profissional. Se você se sentir pouco desafiado, pode se distanciar de seu trabalho, tornar-se cínico e evitar responsabilidades.

Síndrome da incompetência


Isso acontece quando você se sente impotente no trabalho. Se as coisas não estiverem indo bem, você pode acreditar que é incompetente ou incapaz de cumprir suas responsabilidades.

Esse Burnout pode estar intimamente ligado à síndrome do impostor, um padrão psicológico no qual você duvida de suas habilidades, talentos e realizações. 

Sinais de Burnout


Sinais de Burnout
Profissional exausto

O Burnout não acontece imediatamente. É um processo gradual que aumenta com os estressores do seu trabalho. Os sinais e sintomas podem ser sutis no início. Mas quanto mais eles ficam sem tratamento, piores podem se tornar, o que pode levar a um colapso. Muitos sintomas de Burnout podem ser parecidos com sintomas de estresse, mas existem três maneiras de diferenciá-los: 

  • Sentindo-se cansado ou exausto
  • Sem entusiasmo e sentimentos de negatividade em relação ao seu trabalho
  • Incapacidade de realizar seu trabalho

O Burnout pode ter muitos sintomas. Frequentemente, pode ser confundido com estresse ou evoluir para depressão. Estes são os sinais a serem observados se você ou alguém próximo a você está sofrendo de Burnout: 

Exaustão


Você pode se sentir esgotado e emocionalmente incapaz de lidar com os problemas ao seu redor, tanto profissionais quanto pessoais. Você pode sentir cansaço extremo e desânimo, deixando-o sem energia. Esses sintomas podem se manifestar na forma de dor física, problemas estomacais ou intestinais. 

Alienação de Atividades


Esteja atento a sinais de cinismo e frustração em relação ao trabalho e aos colegas. Você pode começar a se distanciar emocionalmente, sentindo-se entorpecido em relação ao trabalho e ao ambiente. 

Desempenho Reduzido


}Isso pode ocorrer no trabalho, em casa ou ao cuidar de membros da família, porque você não tem energia para as tarefas diárias. O Burnout torna difícil se concentrar, lidar com responsabilidades ou ser criativo.

Lidando com Burnout


O Burnout aumenta com o tempo. É causado por estresse no trabalho ou em outras partes da sua vida, tornando difícil administrar seu trabalho e outras responsabilidades. Depois de identificar seus sinais de Burnout, existem maneiras de evitar uma pane: 

Fale com o seu supervisor


Se você estiver em um ambiente onde isso é possível, tente explicar como está se sentindo e discuta uma carga de trabalho mais gerenciável. A comunicação é importante para criar um ambiente de trabalho saudável.

Durma o suficiente 


O sono é vital para uma boa saúde física e mental. Se você não está recebendo o suficiente por causa da ansiedade em relação ao seu trabalho, é provável que leve ao Burnout. Priorize dormir o suficiente. 

Experimente uma atividade relaxante

Ioga, meditação ou tai chi podem ser ótimas maneiras de aliviar o estresse. Os sintomas de Burnout podem aparecer fisicamente; você pode manter o estresse em seu corpo. Praticar essas atividades pode ajudá-lo a liberar a tensão. 

Exercite a atenção plena


Isso faz com que você se concentre em si mesmo internamente e saiba como está se sentindo no momento. A plena atenção pode ajudá-lo a identificar quando está se sentindo oprimido e permite que você faça um balanço de seu bem-estar emocional. Também pode ajudá-lo a enfrentar os desafios da vida e do trabalho. 

Encontre suporte


Falar com colegas de trabalho, amigos e familiares de confiança é uma maneira importante de compartilhar como você está se sentindo e de buscar ajuda. O apoio deles pode ajudá-lo a lidar com os fatores estressantes de seu trabalho. Encontrar um terapeuta também é uma ótima maneira de discutir seus sentimentos e obter apoio.

Mexa-se


Provou-se que fazer pelo menos 30 minutos de exercício traz uma infinidade de benefícios à saúde. Não só é bom para você fisicamente, mas também pode melhorar sua qualidade de sono e saúde mental.

Portanto, agora que você entendeu o que é o Burnout e como cuidar da sua física e mental para não desenvolver o problema, procure fazer coisas que agradam você e conhecer os seus limites.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações Dicas de Saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page