O que faz um corretor de planos de saúde?

Está pensando em entrar no mercado de corretagem e quer saber o que faz um corretor de planos de saúde

O mercado de seguros é amplo e no caso de saúde diz respeito às operadoras que comercializam planos de saúde, ou seja, aqueles que oferecem atendimento em hospitais, clínicas e laboratórios.

O papel desse profissional é fundamental porque ele ajudará o beneficiário durante too o processo de contratação do convênio médico. Portanto, neste artigo você vai entender o que esse profissional faz e suas principais responsabilidades. Acompanhe!

O que faz um corretor de planos de saúde?

O que faz um corretor de planos de saúde?
Corretor sorrindo

Um corretor de planos de saúde é o profissional que faz a intermediação entre a operadora e o beneficiário que deseja contratar o plano. Ele é responsável durante todo o processo de contratação, elaboração de contrato e esclarecer as principais dúvidas pertinentes ao plano.

Além disso, o corretor de planos de saúde deve fornecer informações como valores, formas de pagamento, características de cada plano, afinal, só no Brasil, existem mais de 700 operadoras de planos de saúde, e há mais de 49,5 milhões de beneficiários. 

O profissional deve traçar o perfil do cliente para entender qual o objetivo dele em contratar um convênio médico e qual é o ideal para cada um. Quais são as coberturas que ele precisa, quanto pode pagar por esse convênio, dentre outras características.

Veja também: Melhores planos de Saúde para 2023!

Qual auxílio o corretor pode fornecer após a contratação do plano de saúde?

O corretor de saúde precisa ser um profissional muito competente em oferecer um plano de saúde de qualidade. Afinal, não basta apenas vender, ele precisa oferecer um atendimento de pós-venda e medir a satisfação do seu cliente.

Neste caso, o corretor precisa estar a par de toda situação para entender como está sendo feito o atendimento no convênio médico, pois, se porventura o cliente não conseguir continuar pagando o plano por reajuste anual ou porque o serviço oferecido não está lhe agradando, é aqui que o corretor de saúde deve agir para que o cliente possa então fazer a migração de plano

Migrar de plano significa: mudar do plano atual e contratar um novo plano com menos ou mais coberturas (mas isso deve ser feito dentro da mesma operadora). Dependendo do tempo de carência, não será necessário que as cumpra novamente.

Já a portabilidade a mudança é feita para um novo plano da mesma operadora ou uma outra. Esse serviço pode ser feito também diretamente com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sem que precise necessariamente de um corretor. Mas, se for a primeira vez que está fazendo isso, o profissional pode lhe auxiliar sem problema algum. 

Portanto, o corretor de planos de saúde é um excelente profissional para auxiliar o beneficiário a contratar um convênio médico de qualidade e oferecer a melhor experiência. Porém, vale ressaltar que este profissional não tem qualquer vínculo com o tipo de atendimento prestado pela operadora.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page