O retorno do Cliente: Aprenda a pedir feedback!

A experiência do cliente é fundamental para as operações e a estratégia de uma empresa. As empresas precisam do retorno do cliente para obter informações sobre como os consumidores percebem e interagem com sua marca. Aprender a pedir feedback dos clientes é um processo importante para uma empresa considerar.

Neste artigo, explicamos os benefícios de pedir feedback aos clientes, compartilhamos maneiras de solicitar feedback do cliente e damos dicas sobre como solicitar feedback de um cliente.

Benefícios de pedir feedback aos clientes

O retorno do Cliente: Aprenda a pedir feedback!
Feedback

Pedir feedback aos clientes beneficia uma empresa ao fornecer dados que podem moldar a maneira como uma empresa atende aos clientes existentes e atrai novos. O feedback oferece às empresas uma oportunidade de melhorar seus produtos ou serviços. Aqui estão algumas das áreas que se beneficiam do feedback do cliente:

  • Atendimento ao cliente: quando os clientes dão feedback sobre suas experiências, as empresas podem entender melhor como melhorar seus padrões de serviço para aumentar a satisfação do cliente.
  • Marketing: Solicitar feedback do cliente pode fornecer aos profissionais de marketing insights importantes sobre tendências e hábitos de compra do consumidor. As equipes de marketing podem usar essas informações para orientar as decisões que ajudam a empresa a alcançar os clientes de novas maneiras.
  • Garantia de qualidade: Pedir feedback do cliente pode dar às empresas informações sobre quaisquer falhas do produto ou irregularidades no serviço. Os dados obtidos com as respostas dos clientes oferecem uma avaliação valiosa que pode ajudar a gerar atualizações de produtos para melhor atender os consumidores.
  • Desenvolvimento de produtos: Pedir feedback específico aos clientes sobre um produto ajuda as empresas a entender o tipo de produto que os clientes realmente desejam.

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Formas de pedir feedback dos clientes


Existem muitas maneiras de solicitar feedback do cliente, especialmente por meio de métodos digitais. Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas:

Enviar um email


Solicitar feedback do cliente por e-mail pode ser uma maneira eficaz de se conectar com os consumidores. Uma maneira de entrar em contato por e-mail é incluir uma pesquisa. As pesquisas fornecem modelos de resposta estruturados com dados quantificáveis.

Você também pode solicitar uma resposta aberta em seu e-mail que redirecione os clientes para um formulário em seu site ou outra ferramenta de coleta de dados. Esse tipo de resposta pode fornecer informações detalhadas sobre as escolhas e hábitos do cliente.

Use uma pesquisa pop-up


Peça feedback imediatamente após uma experiência do cliente, como um chat ao vivo ou uma compra online. As pesquisas pop-up podem assumir a forma de uma classificação em que os clientes escolhem o número de estrelas para atribuir à sua experiência. As pesquisas também podem consistir em uma escolha numérica onde o cliente escolhe um número alto ou baixo com a opção de adicionar um comentário. As pesquisas pop-up são uma maneira rápida e quantificável de solicitar feedback do cliente.

Adicionar uma enquete nas redes sociais


As empresas podem usar seus canais de mídia social para solicitar feedback dos clientes. Uma pesquisa rápida em que os seguidores simplesmente clicam em uma resposta é uma ótima maneira de coletar dados. Mantenha as pesquisas sociais curtas e fáceis de responder.

Publique um feedback ou formulário de contato em seu site ou aplicativo


Adicionar formulários de contato ou feedback em seu site ou aplicativo móvel pode dar a seus clientes a chance de dar feedback a qualquer momento. Para aproveitar ao máximo esse método, facilite a localização e o preenchimento do formulário. Use um botão de call-to-action no qual os clientes possam clicar em qualquer página do seu site ou aplicativo.

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Solicitar uma revisão de terceiros


Você também pode adicionar um botão de apelo à ação que leva os clientes a um site de avaliação de terceiros ou a uma plataforma de mídia social. Essas avaliações ajudam a mostrar seu produto ao público. Encontre o revisor terceirizado que melhor se adapta ao seu setor e produto. Por exemplo, muitos restaurantes usam o Yelp para avaliações.

Peça feedback do artigo

Se você oferece suporte ao cliente ou artigos educacionais em um blog ou site, considere usar um botão de call-to-action para obter feedback do cliente. As empresas costumam perguntar: “Isso foi útil?” e adicione um botão para responder “sim” e outro para responder “não”. Se um cliente responder com não, uma caixa de diálogo aparecerá onde ele poderá explicar o motivo.

Envie um texto

Conecte-se com os clientes usando uma mensagem de texto para solicitar feedback. Você pode enviar um link para uma pesquisa em seu site ou sugerir que eles deixem um comentário em sua página de mídia social.

Ligue no telefone

Nos dias de conexões digitais, você ainda pode entrar em contato com os clientes com um telefonema. Use esta conexão pessoal para fazer perguntas específicas sobre um produto ou serviço. Uma ligação rápida de acompanhamento pode produzir as melhores respostas. Você também pode informar aos clientes que eles receberão uma chamada de um determinado número para que eles reconheçam o chamador e atendam o telefone.

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Envie um questionário

Usar uma pesquisa impressa ainda é uma boa maneira de pedir feedback da sua base de clientes. Envie um conjunto de perguntas para os clientes com porte pago para que tudo o que eles tenham que fazer é preencher o formulário e colocá-lo de volta na caixa de correio.

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