Quando você decide se tornar um vendedor de planos de saúde, é preciso conhecer o mercado e se consolidar perante aos desafios que o espera e um deles é entre você e a operadora.
Pensando nisso, como construir um relacionamento sólido com a empresa com a qual você vai trabalhar nos próximos anos? É importante pensar sobre isso, já que pode ter um grande impacto no desenvolvimento dos seus negócios.
Neste artigo vamos mostrar a você como é possível fazer isso e criar um laço entre você (corretor) e a operadora de planos de saúde. Boa leitura!
Um relacionamento eficaz entre operadora e corretor é a chave para uma rede de corretores bem-sucedida e em expansão. Na medida em que as operadoras facilitam a vida dos corretores, esses profissionais fornecem um benefício incrível para as operadoras.
Essa relação mutuamente simbiótica ajuda a garantir que tanto o corretor quanto a operadora obtenham o que precisam e que os clientes recebam informações e interações da mais alta qualidade.
À medida que as operadoras ajudam a desenvolver o negócio de um corretor individual, as vendas do corretor e da operadora aumentam.
Da mesma forma, relações de trabalho eficazes, eficientes e enérgicas podem atuar como uma ferramenta de recrutamento para expandir a distribuição da operadora atraindo corretores adicionais. E o recrutamento é necessário agora mais do que nunca.
Se você é um corretor, pode vender para qualquer um. As operadoras estão muito cientes disso, então elas se certificam de manter uma relação de trabalho saudável e produtiva com seus corretores.
As operadoras trabalham para nutrir os corretores e seus negócios, fornecendo informações vitais para ajudar a rede do corretor — e o número de apólices da operadora — a crescer.
A maneira mais fácil e eficiente para as operadoras manterem um forte relacionamento de trabalho com seus corretores é fornecer ferramentas e tecnologias de vendas adicionais para ajudar a construir sua rede.
Uma ótima maneira de implantar essas ferramentas e recursos é por meio de um portal de corretor excepcional que atua como uma única fonte de verdade para todas as coisas relacionadas à remuneração dos trabalhadores. O portal do corretor deve apresentar:
Leia também: Entendendo a legislação e regulamentação dos planos de saúde no Brasil
A maneira mais fácil de garantir que o corretor compartilhe as informações corretas com novos clientes em potencial e clientes atuais é que a operadora forneça essas informações a eles.
Ao disponibilizar os folhetos, planilhas, estatísticas e pontos de discussão apropriados para download, pode ter certeza de que toda a equipe está na mesma página. Quando novas informações se tornam disponíveis, as operadoras podem facilmente enviar novos conteúdos ou versões atualizadas para o portal do corretor.
Quer se trate de informações de política atualizadas para clientes atuais ou pesquisas sobre impactos de segurança da indústria para compradores em potencial, um portal de corretor atualizado ajuda todos a manter a mensagem.
Dentro do portal da corretora, é imprescindível que a operadora consiga segmentar corretamente os dados entre suas corretoras. Se os corretores não confiarem em seu portal, eles não armazenarão todos os seus dados nele.
As operadoras devem manter a confiança do corretor de que os dados de seus clientes não serão compartilhados com outros corretores que possam querer atrair novos clientes.
Leia também: Introdução ao mercado de planos de saúde: Oportunidades para corretores
Se a operadora achar que seus corretores não estão usando o portal ou se o entusiasmo deles diminuiu, ela pode usar as mesmas técnicas de interação proativa que usaria para recuperar a atenção do cliente. Reforço positivo ou negativo percorre um longo caminho para motivar a ação.
Um lembrete gentil
Entre no radar deles com uma mensagem automatizada e personalizada que é iniciada após determinados pontos no processo de cotação serem ou não seguidos. Ao adicionar um painel de KPI à página inicial do seu portal, os corretores verão maneiras de melhorar.
Recompense o bom comportamento
Todo mundo gosta de ganhar coisas. Crie um incentivo para que seus corretores busquem novas oportunidades de política. Uma conquista clássica é uma viagem tropical quando um determinado nível de venda é alcançado. Opções mais fundamentadas podem ser cartões-presente ou bônus quando as metas são atingidas.
As operadoras podem fornecer informações sobre clientes em potencial coletando dados em seu site à medida que os leads são enviados de volta aos corretores.
As operadoras podem usar as jornadas do Marketing Cloud para ajudar os corretores a rastrear suas oportunidades de vendas e impactar suas decisões de compra, fornecendo as informações certas no momento certo no canal certo. Um exemplo disso é a escuta social, descobrindo o que seus clientes estão dizendo e casando esses insights com sua pesquisa de mercado.
As operadoras podem alimentar esses leads identificados no portal do corretor como parte de seu processo de vendas. Também é importante continuar fornecendo dados e inteligência aos corretores durante o ciclo de vida de uma apólice. Os corretores podem facilitar discussões informadas com seus clientes.
Uma das principais áreas de foco é fornecer a quantidade certa de cobertura para quando o inesperado ocorrer. Mas pode ser difícil saber instantaneamente qual apólice oferece a melhor cobertura e valor.
Cross-sell/up-sell
Cada operadora e corretora está interessada na habilidade de efetivamente fazer cross-sell e up-sell para seus clientes. Hoje, isso é feito aplicando IA aos dados em seus sistemas para determinar a probabilidade de o cliente ser melhor atendido por uma cobertura diferente ou pela compra de produtos adicionais.
É importante que qualquer ramo de seguro comunique adequadamente suas apólices, regras e regulamentos a seus clientes. É ainda mais importante que a mensagem atenda aos padrões de conformidade.
Uma operadora pode criar comunicações com o cliente com as informações e chamadas à ação corretas e entregá-las como um modelo de formulário para preenchimento para seus corretores para marcar e personalizar. Isso permite que as operadoras mantenham a conformidade controlando o conteúdo enquanto mantêm a marca do corretor intacta.
O uso do Salesforce permite que você seja proativo e prescritivo com suas interações com o cliente. Com o Salesforce, é possível criar fluxos de trabalho inteligentes e automações eficientes em aplicativos de autoatendimento.
Do ponto de vista de autoatendimento, as corretoras podem estabelecer fluxos de processo guiados para gerenciar o recebimento de todas as transações, usando um banco de dados padrão com transações de seguro comuns incorporadas.
Os corretores podem acessar o banco de dados, obter o fluxo de trabalho correto e iniciar um processo para receber chamadas telefônicas ou lidar com chats ao vivo por meio de seu site ou aplicativo móvel. Esses fluxos de trabalho guiados também são responsáveis por acompanhamentos proativos para aberturas de edifícios, confirmações de contratação e muito mais.
Embora os acompanhamentos automatizados possam parecer frios e técnicos, eles permitem que sua equipe aja com mais compaixão. Muitas vezes, as corretoras estão apoiando os reclamantes durante a jornada emocional frequentemente associada a situações que exigem sinistros.
Construir e manter relacionamentos não é um trabalho da noite para o dia. No entanto, com o tempo, a prática e um pouco do bom e velho networking, é possível construir conexões fortes para impulsionar os negócios entre a operadora e o corretor.
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