Quando tomar a Terceira e Quarta Dose da COVID-19?

Se você tinha um sistema imunológico gravemente enfraquecido quando recebeu as primeiras 2 doses da vacina contra o coronavírus (COVID-19), está sendo oferecida doses primárias adicionais (3ª dose e 4ª dose).

As primeiras 2 doses podem não ter lhe dado tanta proteção quanto para pessoas que não têm um sistema imunológico gravemente enfraquecido. Uma dose primária adicional pode ajudar a fornecer uma melhor proteção.

Um reforço ajuda a melhorar a proteção que você tem de suas doses anteriores da vacina. Ele ajuda a fornecer proteção a longo prazo contra adoecimento grave do COVID-19.

Pessoas com um sistema imunológico severamente enfraquecido

Quando tomar a Terceira e Quarta Dose da vacina contra COVID-19?
Vacina da Covid-19

Pessoas com um sistema imunológico severamente enfraquecido incluem aquelas que tiveram ou têm:

  • um câncer no sangue (como leucemia ou linfoma)
  • um sistema imunológico enfraquecido devido a um tratamento (como medicamentos esteróides, terapia biológica, quimioterapia ou radioterapia)
  • um órgão ou transplante de medula óssea
  • uma condição que significa que você tem um risco muito alto de contrair infecções
  • uma condição ou tratamento aconselhado pelo seu especialista o torna elegível para uma dose primária adicional

Leia também: Síndrome Pós COVID-19: Oque é e quais os Sintomas?

Quando receber sua vacina COVID-19


Segunda dose

Coronavac: um mês após a primeira dose

Pfizer: dois meses após a primeira dose

AstraZeneca: três meses após a primeira dose

Jassen: não tem segunda dose

Dose de reforço (dose adicional)

Coronavac: quatro meses após a segunda dose

Pfizer: quatro meses após a segunda dose

AstraZeneca: quatro meses após a segunda dose

Janssen: dois meses após a dose única

Quarta dose (segunda dose de reforço)

Apenas para pessoas com mais 50 anos, pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais da saúde

Coronavac: quatro meses após a terceira dose Covid-19

Pfizer: quatro meses após a terceira dose Covid-19

AstraZeneca: quatro meses após a terceira dose Covid-19

Janssen: não tem quarta dose

Imunocomprometidos

Coronavac, Pfizer e AstraZeneca: dose adicional oito semanas após a segunda dose e reforço após quatro meses da terceira dose

Jassen: dose de adicional (primeira dose de reforço) dois meses após a dose única e segunda dose reforço quatro meses após a dose adicional

Nota: infectados pelo coronavírus devem esperar 30 dias após o fim dos sintomas para tomar qualquer uma das doses da vacina.

Se ainda não recebeu nenhuma dose de reforço, pode obter um reforço de acordo com a marca da segunda dose de vacina. 

Como obter sua vacina COVID-19


Você pode tomar as doses de vacina contra a COVID-19 em um posto de saúde mais próximo da sua casa ou trabalho, ou em laboratórios conveniados. Não esqueça de levar seus documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.

Está com viagem marcada para o exterior?


Se você já está com a imunização em dia e está com viagem marcada para um país que só aceita vacinas que não são disponibilizadas no Brasil, você poderá tomar a quarta dose de outro laboratório. Neste caso, o intervalo mínimo entre a terceira e a quarta dose deve ser de, no mínimo, quatro semanas. 

Aqueles que já estão com viagem marcada e ainda não completaram o ciclo vacinal, a orientação é que procurem os postos de saúde. Neste contexto, a segunda dose também poderá ser antecipada, desde que sejam respeitados os intervalos mínimos de 21 dias para Pfizer e 28 dias para Astrazeneca/Fiocruz. 

No caso de crianças e jovens entre 5 e 17 anos que vão viajar ao exterior devem receber, segundo orientações do Ministério da Saúde, uma dose adicional da Pfizer, desde que estejam com as duas doses em dia. O tempo entre a segunda e a terceira dose deve ser de quatro semanas.

A partir da análise destes casos específicos, o Ministério da Saúde reafirmou a autonomia dos estados e municípios para que sejam pensados os melhores esquemas vacinais, de acordo com as exigências dos países de destino. As comprovações das viagens também estão sendo definidas pelas gestões locais. 

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page